Investimentos

O que é e como funciona o IMAB11?

No post de hoje falaremos sobre o IMAB11. Esse, nada mais é do que um ETF composto por ações de renda fixa. Ficou interessado? Continue a leitura e veja mais sobre a aplicação.

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 02/04/2022

IMAB11: o ETF que permite investir em renda fixa de maneira simples

Confira já o ETF voltado para renda fixa. Fonte: Pexels.
Confira já o ETF voltado para renda fixa. Fonte: Pexels.

Hoje em dia é cada vez mais comum investir em ETFs. Essa modalidade nada mais é do que a réplica de um índice de um fundo composto por diversas ações. Ademais, foi criado um ETF associado a renda fixa e é nesse sentido que informaremos hoje o que é o IMAB11.

Tem interesse nesse tipo de investimento? Então, continue a leitura e venha conhecer.

Anúncios

O que é o IMAB11?

Antes de mais nada, pode-se dizer que o IMAB11 é um ETF voltado para ações de renda fixa. Ele é um produto do Itaú e sua criação foi em 2019. Ademais, por se tratar de um ETF, ao adquiri-lo o usuário precisa pagar por uma taxa, cobrada pela gestora do fundo. 

Além disso, o fundo é composto por 13 títulos públicos. Aliás, todos eles possuem um prêmio de risco, que é como uma espécie de adicional de retorno. Então, o valor dele é calculado com base no tempo de vencimento. Sendo assim, quanto maior o tempo, mais valioso o título é. 

Como funciona o ETF IMAB11?

Então, para entender melhor o que é o ETF IMAB11, é importante entender como ele funciona. Assim como falamos anteriormente, o produto é um ETF de renda fixa.

Resumidamente, ele é um fundo que replica um índice e nesse caso o IMAB11 copia o índice IMA-B, que é calculado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. Essa, utiliza em seus cálculos os títulos públicos no qual a renda é influenciada pela inflação.

Ademais, a taxa cobrada pelo Itaú é de 0,25% ao ano. Sua aplicação mínima se inicia em menos de R$100 o que torna o investimento bem acessível.

Dando continuidade às taxas cobradas, podemos citar também o imposto de renda, com uma porcentagem de 15% sobre o ganho de capital. Aliás, a aplicação não possui tempo mínimo, portanto, a aplicação sempre contará com essas taxas. 

Anúncios

Quanto rende o IMAB11?

Veja agora quanto vale o rendimento do IMAB11 Fonte: Adobe Stock.
Veja agora quanto vale o rendimento do IMAB11 Fonte: Adobe Stock.

Para ajudar a entender o que é o IMAB11, é importante também entender quanto rende o ETF. Então, por se tratar da cópia de um índice, podemos dizer que a rentabilidade está bem próxima do índice original. Desse modo, caso o rendimento das ações em si suba, o do ETF também subirá.

Aliás, um exemplo foi o mês de março, no qual o índice indicou 3.288 e o ETF 3.265. Em resumo, desde o início das operações a diferença entre os dois nunca ultrapassou 1000. Ademais, o sucesso ou não dos investimentos depende de muitos fatores.

Isso porque geralmente ao aplicar diretamente na renda fixa, o usuário possui uma data e um valor mais ou menos previsto anteriormente. Então, como o IMAB11 não possui prazo, seus ganhos são um pouco imprevisíveis. 

Quais as vantagens do IMAB11?

Outra maneira de ajudar a entender melhor o que é o IMAB11 são suas vantagens. Desse modo, o ETF conta com algumas e a primeira delas que vale citar é a menor quantidade de impostos.

Por se encaixar na seção de rendas variáveis, o produto requer o pagamento de 15% para imposto de renda independente do tempo. Em contrapartida, em modalidades de renda fixa, o resgate só pode ser feito depois de 2 anos. 

Dando continuidade, nos casos em que a aplicação for vendida em menos de 30 dias, não é cobrado do produto o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Esse “benefício” chama-se come-cotas. 

Aliás, por se tratar de um fundo, o IMAB11 possui grande variedade de ações em sua carteira. Resumidamente, ao obter 1 parte do produto, o usuário estará investindo em 13 outros títulos públicos. 

Ainda nesse sentido, o ETF possui um baixo custo. Isso porque comparado ao preço de comprar cada uma das ações separadamente, o seu valor é bem inferior. Por fim, podemos citar também a praticidade, que diz respeito ao acompanhamento dessas ações, que poderão ser feitas facilmente. 

Qual corretora negocia IMAB11?

Depois de conhecer melhor o IMAB11 e entender o que ele é, o próximo passo é saber onde negociar o ETF. Então, a maioria das corretoras possuem o investimento.

Assim, para conseguir encontrá-lo é necessário buscar pelos ETFs e digitar seu código na Home Broker. Ademais, é importante que a instituição seja credenciada, pois só assim o investidor tem a certeza de que é segura. 

Além disso, deixamos abaixo alguns links ensinando como investir com determinadas instituições. Por fim, ressaltamos a importância de analisar todas as taxas e cobranças possíveis de cada uma. Isso porque as vezes as taxas cobradas tornam o lucro muito menor do que o esperado. 

Como investir no C6

Confira agora como investir no C6.

Como investir na Nubank

Veja agora como investir no Nubank.

Como investir no Agibank

Confira agora como fazer investimentos no Agibank.

Vale a pena investir no IMAB11?

E aí, vale a pena investir no IMAB11?  Fonte: Freepik.
E aí, vale a pena investir no IMAB11? Fonte: Freepik.

Em resumo, agora que você sabe melhor o que é o IMAB11, fica mais fácil decidir se ele vale a pena ou não. Aliás, o investimento pode ser uma boa opção para aqueles que já investem em renda fixa. Isso porque ele apresenta uma maior diversidade e segurança, por ter vários títulos em sua composição. 

Outro ponto interessante são as taxas. Essas, são menores do que se o investidor aplicasse em cada ação separadamente. 

Por fim, antes de tomar qualquer decisão, é importante que o usuário avalie bem todas as taxas e principalmente quais são as suas necessidades e objetivos. Desse modo, é improvável que aconteçam mal entendidos e perdas significativas. 

Ademais, se você quer saber mais sobre ETFs, leia o nosso conteúdo recomendado abaixo.

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Dicas para fazer renda extra em 2021

Boas dicas para fazer renda extra em 2021 incluem ser motorista de app, vender infoprodutos ou até criar uma loja virtual. Saiba mais!

Continue lendo
content

Cartão Nubank Ultravioleta ou Cartão Magalu: qual o melhor?

Quer saber se vale a pena investir no cartão Nubank Ultravioleta ou cartão Magalu? Então, confira o nosso post e saiba tudo sobre estes cartões.

Continue lendo
content

Conheça a conta salário Santander

Conheça a conta salário Santander e veja as vantagens dessa conta para a sua vida prática. Além disso, conheça o cartão de débito da marca.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Saiba tudo sobre o novo cartão de crédito Empiricus

Conheça detalhes sobre o cartão de crédito Empiricus – nova empreitada da empresa de investimentos em parceria com o BTG Pactual.

Continue lendo
content

Review empréstimo pessoal Finanzero 2022

Você sabe do que se trata o empréstimo pessoal Finanzero e tudo que ele faz por você? Não? Então, confira o review empréstimo Finanzero.

Continue lendo
content

Conheça o aplicativo OneFootball

Confira como ver o melhor do futebol mundial com o aplicativo OneFootball, receba alertas do seu time e assista aos jogos da Bundesliga.

Continue lendo