Investimentos

O que são ETFs: entenda agora sem complicação

No post de hoje falamos sobre o que são os ETFs. Com eles, é possível investir em apenas um fundo e usufruir das diversas ações que os compõem. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 30/03/2022

Saiba como funcionam os Fundos de Investimento de Índice

Confira já o que é ETF. Fonte: Freepik.
Confira já o que é ETF. Fonte: Freepik.

Se você está começando a investir agora e quer começar a ampliar seus investimentos, temos a solução. Nesse sentido, no post de hoje ensinaremos o que são ETFs. 

Então, sabemos que procurar diversificar a carteira pode trazer bons retornos. Além de que, para quem está começando nessa jornada de investimentos, pode ser difícil encontrar uma aplicação boa e sem muito risco. Portanto, saber o que são os ETFs, pode ser uma boa vantagem nessa hora. 

Ficou interessado? Continue a leitura e veja o que são os ETFs.

Anúncios

O que são ETFS?

Primeiramente, podemos dizer que os ETFs (Exchange-traded Fund) nada mais são do que fundos de investimento de índice. Ou seja, são fundos compostos pela junção de diversos ativos, que são administrados por uma empresa gestora que se baseia em determinado índice da B3. Dentre os mais famosos, podemos citar o índice BOVESPA.

Aliás, o ETF do BOVESPA é o BOVA11. Sendo assim, quem decidir investir nele terá acesso à ações das principais empresas brasileiras da B3. Assim, caso as ações sejam valorizadas, o ETF sobe, caso não seja, ele cai, respectivamente.

Como funcionam os ETFS?

Então, para entender melhor o que são os ETFs, vamos explicar como eles funcionam. Assim como falamos anteriormente, o produto em si replica determinados índices financeiros da B3.

Desse modo, o usuário investe no fundo gerido por uma instituição. Aliás, é importante lembrar que provavelmente será cobrada uma taxa em cima dos serviços da administradora. Esse fundo é composto pelas ações determinadas pelo índice. 

Nesse sentido, o usuário passa a sofrer menos riscos, tendo em vista que o investimento engloba diversas empresas. Portanto, se uma empresa estiver indo mal, tem várias outras que compõem a carteira. 

Anúncios

Quais são as características dos ETFS?

Então, veja agora as principais características do ETF. Fonte: Freepik.
Então, veja agora as principais características do ETF. Fonte: Freepik.

Dando continuidade, outra maneira de entender o que são os ETFs é observando suas principais características. 

Desse modo, a principal delas é a carteira teórica. Essa, diz respeito a composição do fundo citado anteriormente. Ou seja, o índice investe em um fundo no qual é composto por diversas ações. Nesse sentido, a carteira de investimentos pode ser considerada teórica, uma vez que é composta pela réplica de um índice. 

Ademais, o ETF geralmente possui uma taxa de administração. Aliás, ela varia de empresa para empresa. Outra característica com relação ao seu custo é que ele é mais baixo do que investir diretamente nas ações. 

Já com relação a sua rentabilidade, os ETFs geralmente mantêm sua réplica de índice muito próxima ao original. Sendo assim, para conseguir fazer as atualizações, é utilizada inteligência artificial que controla as cotações. Contudo, é provável que exista uma margem de erro no valor informado. 

Desse modo, investir diretamente em uma ação pode trazer mais retorno. Contudo, aplicar o dinheiro em ETFs proporciona uma carteira mais diversificada.

Home Broker Nu: veja como funciona

Confira agora como funciona investir pelo banco Nubank!

Quais são os ETFS listados na Bolsa de Valores?

Agora que você já sabe melhor o que são os ETFs, falaremos um pouco sobre os modelos disponíveis na B3 atualmente. Então, eles são divididos em dois, os de renda fixa e os de renda variável.

Iniciando pelo de renda fixa. Esses, como o próprio nome já diz, se baseiam em ativos de renda fixa. Aliás, eles podem ser tanto públicos quanto privados. Sendo assim, estão disponíveis 7 modelos atualmente. São eles:

  • IMBB11;
  • B5MB11;
  • IMAB11;
  • B5P211;
  • IB5M11;
  • IRFM11;
  • FIXA11.

Ademais, falando agora sobre os de renda variável, eles são os mais populares dentro da Bolsa de Valores. Então, eles também são chamados de ETFs de ações e replicam índices reconhecidos pela Comissão de Valores Mobiliários. Assim, os ETFs de renda variável contam atualmente com 64 títulos. Desse modo, entre os mais famosos estão

  • BBOV11;
  • BBSD11;
  • IBOB11;
  • ESGB11;
  • SPXB11;
  • GENB11;
  • SMAB11;
  • CMDB11;
  • XBOV11;
  • BOVB11;
  • TRIG11;
  • DEFI11;
  • BITH11;
  • HASH11;
  • ETHE11;
  • TECB11;
  • GURU11;
  • JOGO11;
  • Muitos outros.

Como investir em ETFS?

Então, agora que você já sabe o que são os ETFs e conhece os modelos disponíveis no mercado, te ensinaremos a investir neles. Aliás, o processo é bem simples e rápido, feito em apenas algumas etapas. 

Primeiramente, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores, banco ou instituição financeira que sejam credenciados. Desse modo, você estará operando de modo seguro, tendo em vista que é necessário obter um certificado para realizar as transações. 

Aliás, existem inúmeras opções disponíveis e até mesmo opções para iniciantes. Ademais, o processo é bem fácil e pode ser realizado até mesmo em um dia. 

Em seguida, adentramos na etapa de escolher o ETF desejado. Assim como falamos anteriormente, existem inúmeros títulos no catálogo da B3 e cada um deles possui suas próprias especificidades, como, por exemplo, podem ser de renda fixa ou variável. Então, após encontrar o modelo que mais combina com seu perfil, é só localizá-lo na Home Broker.

Por fim, é importante que você analise todos os detalhes do ETF. Isso porque nessa hora podem ocorrer enganos com relação às nomenclaturas, que às vezes são muito parecidas. Tendo certeza de que selecionou a ação correta, é só escolher a quantidade de cotas desejada e realizar a compra.

Ademais, para aqueles que querem investir em ações fora do Brasil, existem ETFs no qual  a composição do fundo é feita com ações internacionais. Sendo assim, os investidores possuem uma opção a mais para diversificar suas aplicações. Nesse sentido, os principais ETFs com ações internacionais são:

  • NASD11;
  • IVVB11;
  • SPXI11;
  • EURP11;
  • ASIA11;
  • XINA11;
  • TECK11;
  • Outros.

Vale a pena investir em ETFS?

E aí, o ETF se encaixa no seu perfil investidor? Fonte: Freepik.
E aí, o ETF se encaixa no seu perfil investidor? Fonte: Freepik.

Em resumo, depois de entender o que são os ETFs e como eles funcionam, fica mais claro para o investidor se a modalidade vale a pena ou não. Ademais, podemos perceber que o fundo  pode ser uma boa opção para quem procura diversificar sua carteira. Isso porque é fácil, simples e mais barata.

Ademais, antes de contratar qualquer serviço é muito importante que o usuário analise e leia todas as taxas cobradas. Assim, evitará mal entendidos e cobranças inesperadas.

Por fim, caso tenha interesse na modalidade, a indicação é que confira os fundos de índice disponíveis. Desse modo, pode ser que encontre algum que atenda as necessidades e objetivos do investidor. 

Ademais, se você se interessa pelo mundo dos investimentos, leia o conteúdo recomendado e confira o artigo sobre o mercado futuro.

Como investir no Mercado do Futuro

Confira neste post como investir no Mercado do Futuro.

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o empréstimo Fênix Credit Brasil

Se você está precisando de um dinheiro extra para resolver sua vida financeira, veja aqui o passo a passo para pedir um empréstimo Fênix Credit Brasil.

Continue lendo
content

Financiamento Balaroti ou Financiamento Caixa Construcard: qual o melhor?

Confira tudo sobre o financiamento Balaroti ou financiamento Caixa Construcard e entenda como eles funcionam antes de decidir qual o melhor para você!

Continue lendo
content

Vale a pena investir em ações Magazine Luiza?

As ações Magazine Luiza são uma das mais famosas no meio dos investimentos. Mas afinal, será que vale a pena investir nelas? Te contamos aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito

Você sabia que é possível ganhar dinheiro com cartão de crédito? Não? Então, confira passos práticos e transforme as suas finanças!

Continue lendo
content

Como transferir dinheiro Caixa Tem para o Mercado Pago 2021?

Você sabe como transferir o dinheiro Caixa Tem para o Mercado Pago? Fique tranquilo! Te contamos tudo sobre isso aqui. Clique para conferir.

Continue lendo
content

É possível criar uma conta Nubank para menor de idade?

Se você tem filhos e quer criar uma conta Nubank para menor de idade entenda se é possível e como funciona o processo. Confira!

Continue lendo