Empréstimo

Por que você teve um empréstimo negado?

Teve um empréstimo negado? Descubra quais são os motivos que jusiticam esse acontecimento aqui.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 16/04/2021

Descubra os motivos que te fazem ter o empréstimo negado

Afinal, você sabe quais são os motivos do empréstimo negado? Te contamos aqui. | Imagem: Nacont
Afinal, você sabe quais são os motivos do empréstimo negado? Te contamos aqui. | Imagem: Nacont

O empréstimo é uma das alternativas mais procuradas na hora de uma necessidade ou o desejo de uma realização. No entanto, em algumas ocasiões não é incomum acontecer que se negue um empréstimo mesmo após o preenchimento de todos os formulários necessários e a análise de crédito. Mas porquê você teve um empréstimo negado?

Pois isso pode acontecer por diversas fatores, os quais precisam estar claros para que você possa entender o que aconteceu. No post de hoje você poderá descobrir quais são eles, além de poder acompanhar e associar os tópicos aos seus passos já executados dentro do processo de solicitação de crédito.

Esse assunto te interessa? Então vamos lá!

Anúncios

As etapas da análise

Antes de mais nada, precisamos entender como funciona o empréstimo. Em primeiro lugar, tenha em mente que todo empréstimo passa por uma fase de análise. Após o preenchimento dos dados iniciais, encaminham-se as informações ao banco. Entenda como funcionam as etapas:

  • Preenchimento de dados: Essa é a primeira parte do processo de solicitação do crédito consignado. Você irá preencher os dados solicitados pela instituição financeira responsável.
  • Análise automática: Nesta etapa, o banco irá avaliar os dados repassados no cadastro inicial, consultando informações em fontes como SERASA e BANCO CENTRAL.
  • Pedido Pré-aprovado: Se o perfil for pré-aprovado pelo banco, inicia-se a análise minuciosa que busca por informações como: extratos bancários e outros documentos pertinentes. Dadas essas informações, o banco formulará o empréstimo com as melhores condições.

Para casos em que se negou o empréstimo, vale consultar junto a instituição o motivo da rejeição e o prazo em que a abertura de um novo pedido poderá ser feita.

Motivos de Recusa

No entanto, embora somente a instituição possa te dizer qual foi a causa do empréstimo negado, iremos te dizer os principais motivos que causam esse acontecimento. Confira nos tópicos abaixo:

Anúncios

Nome Sujo

Um dos critérios principais de todo o processo, é estar com o nome limpo, ou seja, sem dívidas abertas em seu CPF. Por isso, é indispensável que você avalie essa condição e que não tenha nome sujo ou restrições.

Histórico de pagamento

Seus hábitos de pagamento dizem muito na hora de aprovar ou reprovar o crédito. Isso porque todo o seu histórico é avaliado. Ou seja, se você paga suas contas em dia, você possui grande percentual de aprovação. Ao contrário, se suas contas ficarem em aberto ou serem pagas em atraso, você tem grande chance de não conseguir a liberação de um empréstimo.

Dados incorretos

Preste muita atenção na hora que for preencher os formulários solicitados pelos bancos. Informações como endereço, e-mail, telefone, renda, devem sempre permanecer atualizados.

Ressaltando que não se deve utilizar informações de outras pessoas, uma vez que o banco fará a sincronia de todos os dados. Caso contrário, muito provavelmente resultará em empréstimo negado.

Score de crédito

O seu score tem grande influência para as instituições de crédito.

O nível de seu score transparece o seu perfil como bom pagador. Por isso é essencial manter esse controle.

Do mesmo modo, caso haja o interesse em tentar uma solicitação com score baixo, existem algumas instituições que realizam a aprovação nessa situação. O processo talvez seja um pouco mais complicado, mas não impossível.

Em contraste ao score baixo, as instituições entenderão que você não é um bom pagador, influenciando em seu empréstimo e em taxas de juros mais altas.

Por isso certifique-se com antecedência.

Comprovação de renda mensal

A comprovação deverá ser feita considerando apenas a sua renda. Não é possível somar a renda familiar.

Para realizar a comprovação de renda e evitar o empréstimo negado, você pode enviar os seguintes documentos: extrato bancário dos últimos três meses, Declaração de Comprovação de Rendimentos (Decore) ou Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) do ano anterior.

Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central

Todos os bancos precisam registrar e fazer suas consultas no Sistema de Informações de Crédito (SCR).

Esse banco de dados tem grande relevância no fator decisivo das instituições financeiras. Ele apresenta o saldo devedor dos clientes e mostra se os pagamentos estão em dia ou atrasados.

Políticas Internas das empresas

Cada instituição financeira possui uma maneira diferente de avaliar e categorizar o seu público.

Como já dissemos, existem algumas informações que são padronizadas para análises, conforme apresentadas acima. Porém cada banco trabalha com uma maneira diferente de sistema.

Algumas instituições por exemplo, separam seus clientes baseados na taxa de score. Isso habilita a possibilidade de liberação ou não do crédito solicitado.

Pedido de cartão de crédito negado: o que fazer

Teve um pedido de cartão de crédito negado? Saiba o que fazer para conseguir aprovação da sua solicitação!

Fuja de segundas opções

Em síntese, ainda que o empréstimo seja negado, não opte por opções arriscadas. | Imagem: Freepik
Em síntese, ainda que o empréstimo seja negado, não opte por opções arriscadas. | Imagem: Freepik

Ainda que pareça difícil, não opte por segundas opções como agiotas ou cartões de crédito. Ambos não oferecem as condições que um empréstimo pode te proporcionar.

O que vale mais, é dedicar esforços para ajustar o motivo que fez seu pedido ser negado.

Por exemplo: você faz a abertura de uma solicitação de empréstimo, porém é recusada devido ao nome estar sujo. Neste momento você deve se perguntar: qual a dívida que está em aberto? O que preciso fazer para quitá-la?

É muito mais seguro sanar o problema em aberto ao invés de arriscar seu bolso em outras possibilidades que por sinal são inviáveis.

Planejamento

Antes de correr o risco do empréstimo negado, confira todos os requisitos e vejam se eles estão em dia na sua agenda.

Para que situações como essas sejam evitadas, é fundamental possuir um planejamento antecipado de todo o processo.

Ler artigos como esse, fomentam o seu conhecimento em saber como lidar com etapas burocráticas e delicadas como a solicitação de um crédito consignado.

Por mais que se encontre inúmeras fontes de empréstimos que pareçam simples e rápidas, nenhuma delas irá pular etapas. Por isso, vale consultar antes!

Conclusão

Por fim, veja o processo de reprovação do empréstimo. | Imagem: Freepik
Por fim, veja o processo de reprovação do empréstimo. | Imagem: Freepik

Por fim, entendemos que o processo de aprovação de crédito consignado leva consigo muitos critérios, e sem eles o empréstimo não seria possível.

Foi fundamental conhecer todos os tópicos que são considerados pelas instituições financeiras, e como se preparar antecipadamente para elas.

Antes de realizar sua solicitação, consulte os itens que possivelmente irão pesar em sua aprovação e resultarão no empréstimo negado, e confirme se estão todos em dia. Após isso, a realize com muito foco.

Esperamos que você tenha compreendido todas as informações necessárias para executar o seu processo de empréstimo com confiança.

Se houver dúvidas sobre, não esqueça de comentar abaixo do post para receber nossos esclarecimentos.

No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e informações sobre empréstimo e educação financeira. Estamos te esperando. Até breve!

Solicitar empréstimo com nome sujo Banco Inter

O empréstimo Banco Inter consignado é uma ótima opção para quem está com o nome sujo. Ademais, ele tem uma das menores taxas de juros do mercado. Veja aqui!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como renegociar dívidas com o Nubank

No post de hoje ensinaremos como fazer para renegociar as dívidas do Nubank. Ficou interessado? Continue a leitura desse artigo e confira!

Continue lendo
content

Conheça as 7 profissões com maiores rendimentos no Brasil

Você sabe quanto ganham as profissões com maiores rendimentos no Brasil? Descubra aqui os salários mais altos de acordo com a Receita Federal.

Continue lendo
content

PIS/PASEP 2022: quem não recebeu o benefício pode entrar com recurso

Trabalhadores que têm direito ao PIS/PASEP de ano-base 2020 mas não receberam o Abono este ano podem entrar com recurso no MTP.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a corretora Necton

A Necton permite que você invista de forma autônoma em uma corretora confiável que lhe dá segurança em todos os passos. Conheça mais aqui.

Continue lendo
content

13 aplicativos para organizar suas finanças pessoais

Conheça 13 aplicativos para organizar suas finanças pessoais e ter uma vida financeira tranquila, com as suas contas equilibradas outra vez.

Continue lendo
content

Como usar o cartão de crédito?

O cartão de crédito pode ser um grande aliado, mas, você sabe como usar o cartão de crédito de forma inteligente? Te contamos aqui, veja!

Continue lendo