Educação financeira

Minimalismo financeiro: o que é

Quer ter controle sobre suas finanças? Então conheça o conceito minimalismo financeiro e como ele pode te auxiliar.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 27/06/2021

Descubra o que significa esse conceito

Antes de mais nada, saiba do que se trata o minimalismo financeiro. | Imagem: Freepik
Antes de mais nada, saiba do que se trata o minimalismo financeiro. | Imagem: Freepik

Afinal de contas, você já ouviu falar em minimalismo financeiro?

Hoje trouxemos um post exclusivo tratando sobre este tema. Você poderá entender que o conceito se trata muito mais do que um estilo de vida econômico.

O minimalismo financeiro é uma opção criada para se libertar do excesso, usar o dinheiro com inteligência e ter mais tempo para o que realmente importa. 

Portanto, se você sente que vive em função do dinheiro, não possui uma boa saúde financeira e está entre a massa de brasileiros que se estressam com as finanças, está na hora de mudar o cenário. 

Por isso, simplificar o orçamento e se livrar dos gastos supérfluos pode ser a solução para suas contas.

Parece desafiador, mas hoje vamos te mostrar que o minimalismo financeiro é possível sim!

Anúncios

O que é e como funciona o minimalismo financeiro?

De início, o minimalismo financeiro é a aplicação do conceito minimalista das finanças pessoais.

O objetivo principal é simplificar a vida financeira ao máximo e gastar o mínimo possível para investir no que realmente importa.

No dicionário, o termo minimalismo significa: “a procura de soluções que requeiram o mínimo de meios e esforços”.

Logo, ser minimalista com dinheiro significa comprar menos, aproveitar melhor os recursos e poupar para atingir objetivos de longo prazo, e claro, livrar-se dos gastos desnecessários, compras por impulso e dívidas.

De modo geral, o conceito é baseado no “menos é mais” aplicada ao dinheiro e ao patrimônio, priorizando mais o “ser” ao invés dos bens materiais.

O que não é minimalismo financeiro

Por outro lado, o minimalismo financeiro pode parecer uma forma de economizar a qualquer custo ou mesmo um estilo de vida cheio de limitações, mas é justamente o contrário!

O minimalismo é um caminho para usar o dinheiro com mais sabedoria e se desapegar do excesso de bens materiais para ser mais feliz.

Os adeptos dessa ideia não deixam de comprar o que necessitam nem são contra o consumo, eles apenas priorizam a qualidadeem vez da quantidade, não vivendo em função do dinheiro. 

Dessa forma, essas pessoas conseguem se libertar das preocupações financeiras, organizar melhor as contas e ganhar tempo e energia para se dedicar a relações, paixões, crescimento pessoal e outras áreas inestimáveisda vida.

Como já dissemos, o problema não é possuir bens materiais, mas sim se apegar a eles como se fossem o mais importante na vida.

No minimalismo financeiro, o patrimônio é apenas um meio para alcançar objetivos e realizações, e deve ser administrado com consciência e equilíbrio.

Anúncios

Como ser minimalista nas finanças?

Em síntese, confira abaixo dicas para adotar o minimalismo financeiro. | Imagem: Uai
Em síntese, confira abaixo dicas para adotar o minimalismo financeiro. | Imagem: Uai

Agora confira algumas das principais orientações para ser minimalista em suas finanças.

Coloque ordem no caos financeiro

O primeiro passo para você iniciar o minimalismo financeiro é colocando ordem em suas finanças,começando pelo registro de todas as despesas e receitas atuais. 

Para isso, anote todos os gastos e classifique as despesas fixas como aluguel, internet, contas de consumo e variáveis como, lazer, supermercado, vestuário, etc.

Após isso, compare com a renda total disponível mensalmente.

Elimine os gastos supérfluos

O próximo passo é olhar para sua lista de despesas e se perguntar se você realmente precisa de tudo aquilo.

Portanto, trace metas para reduzir os gastos supérfluos, direcionar o dinheiro para produtos e serviços melhores e equilibrar seu orçamento.

Livre-se do que você não precisa

Além de planejar seu orçamento, o minimalismo financeiro também propõe que você se livre das coisas acumuladas que não têm mais serventia.

Para isso, é indicado o método 90/90: descartar tudo o que não é usado há mais de 90 dias e não será usado nos próximos 90 dias.

Quite as dívidas e evite o crédito

Não podemos negar que para realizar o minimalismo financeiro por completo, é preciso quitar todas as suas dívidas e evitar o uso do crédito.

Entretanto, sabemos que é claro que isso pode levar algum tempo, mas é uma prioridade, pois um dos princípios mais importantes é gastar somente os recursos que você tem hoje.

Simplifique seu estilo de vida

Posteriormente, simplifique o seu estilo de vida!

Simplificar alguns hábitos da vida, é um dos pilares básicos do minimalismo financeiro, mas também um dos mais difíceis. 

Aqui, cabe uma reflexão sobre o seu padrão de vida atual: o que poderia ficar menor, mais simples e mais barato em nome de outras prioridades?

Crie sua reserva de emergência

E por último, não se esqueça de criar uma reserva de emergência.

Para se manter fiel ao seu orçamento minimalista, você precisa ter uma reserva de emergência para imprevistos.

Vale dizer que o ideal é guardar o suficiente para cobrir suas despesas por no mínimo seis meses, em caso de demissão ou comprometimento da renda.

Como organizar as finanças pessoais em 2021?

Confira aqui o passo a passo para organizar as finanças pessoais em 2021 de uma vez por todas!

3 motivos para adotar o minimalismo financeiro

Por fim, veja os motivos de adotar o minimalismo financeiro. | Imagem: Freepik
Por fim, veja os motivos de adotar o minimalismo financeiro. | Imagem: Freepik

Podemos retomar uma das lacunas do minimalismo financeiro, com os principais motivos para adotá-lo!

Portanto, veja abaixo quais são os motivos que confirmam que adotar o minimalismo financeiro é, de fato, muito benéfico:

Redução do estresse financeiro

O estresse financeiro atinge em cheio os brasileiros: 58% apontam que o dinheiro é sua principal causa de estresse, seguido do trabalho (57%) e família (35%), de acordo com uma pesquisa da gestora de investimentos Black Rock.

Outra pesquisa, realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress e publicada em 2019 mostra que a dificuldade financeiraé o principal motivo por trás dos diagnósticos de estresse, ansiedade e pânico, à frente da sobrecarga de trabalho e relacionamentos.

Entretanto, com o minimalismo financeiro, a tendência é reduzir drasticamente o estresse por meio do controle e organização do orçamento.

Domínio sobre o orçamento

Em seguida, mantemos um dos princípios do minimalismo financeiro, que é: simplificar o orçamento e ter poucas contas para pagar. 

Para isso, é preciso ter foco, disciplina e controle de tudo que entra e sai da conta bancária. 

Considerando que seis em cada 10 brasileiros admitem não dedicar nenhum tempo ao controle financeiro, essa é uma ótima forma de começar.

Controle dos impulsos consumistas

Outro dado que chama a atenção, é que um terço dos consumidores admite comprar por impulso e 45% não consegue resistir às promoções e compra além do planejado. 

Com a prática do minimalismo financeiro, é mais fácil separar o que realmente é necessário dos luxos e itens supérfluos.

Conclusão

Por fim, confirmamos que o minimalismo financeiro já é um ótimo começo para se tornar uma pessoa bem mais tranquila financeiramente.

Se você tiver mais alguma dúvida, não deixe de conhecer nossos novos posts sobre dicas financeiras, feitos especialmente para você!

Até a próxima!

Como construir uma reserva financeira?

Clique aqui e descubra agora como construir sua reserva financeira, e alcançar sua liberdade.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Quais os benefícios oferecidos pela Conta Global C6 Bank?

Com a Conta Global C6 Bank é possível movimentar valores internacionais de forma prática e em poucos toques. Conheça agora mesmo tudo o que ela pode te oferecer!

Continue lendo
content

Planejamento financeiro material escolar: volta às aulas

Se sente perdido quando o assunto é planejamento financeiro material escolar? Nós podemos te ajudar! Leia este post e confira nossas dicas!

Continue lendo
content

Cartão de crédito para negativados: qual a melhor opção

Está com o nome sujo e precisa de dinheiro? Descubra aqui quais as melhores opções de cartão de crédito para negativados!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Proteste

Você conhece o cartão Proteste? Ele apresenta muitos benefícios para os seus associados. Leia este post e descubra como solicitá-lo.

Continue lendo
content

É possível viver de dividendos?

Viver de dividendos permite que você faça o que quiser na hora que achar melhor, mas, é possível fazer isso em 2022? Saiba nossa resposta!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Santander Universitário SX

Para aliviar a vida financeira dos estudantes, o Santander oferece o cartão de crédito Santander Universitário SX. Quer conhecê-lo? Então, acompanhe!

Continue lendo