Finanças

Quando começam os pagamentos da restituição do IR 2022?

Com o prazo limite da entrega do Imposto de Renda se aproximando, muitos brasileiros querem saber quando terão direito à restituição dos valores. Então, veja a seguir quando começam os pagamentos e de qual forma eles serão feitos!

Anúncios

Quer saber quando você receberá os valores devidos, e de qual maneira a Receita Federal restituirá o Imposto? Então veja mais a seguir!

Quando começam os pagamentos da restituição do IR 2022? Fonte: Adobe Stock.
Quando começam os pagamentos da restituição do IR 2022? Fonte: Adobe Stock.

Pois bem, o prazo de entrega para a declaração do Imposto de Renda de 2022 começou no dia 07 de março. A data limite é 29 de abril às 23:59:59 e muitas pessoas já estão interessadas em quando será feito o pagamento da restituição IR.

Então, de acordo com a Receita Federal, os pagamentos seguirão um calendário de 5 lotes e devem iniciar em maio. Entretanto, muitos contribuintes não sabem quando eles terão acesso aos valores, já que a restituição individual não tem data marcada. 

Quando o cidadão preenche sua declaração do Imposto de Renda, ele já descobre se tem ou não o direito de receber uma restituição de valores. O imposto devido leva em consideração diversos fatores diferentes.

Nesse sentido, para ter direito ao retorno precisa-se considerar o total de rendimentos, a faixa de renda, a quantidade de fontes pagadoras e o total de gastos durante o ano vigente que são passíveis de dedução. 

Declaração para pessoa física.

Confira os documentos necessários para o IR 2022

Veja quais os documentos que você precisa obter para preencher a declaração do Imposto de Renda corretamente.

Qual o calendário da restituição do Imposto de Renda deste ano?

Segundo a Receita Federal, os lotes de pagamento seguirão as seguintes datas:

  • 1º lote: 31/05
  • 2º lote: 30/06
  • 3º lote: 29/07
  • 4º lote: 31/08
  • 5º lote: 30/09

Vale destacar que quem deseja receber a restituição o quanto antes, precisa entregar sua declaração logo no início do prazo. Assim, quanto mais breve o cidadão enviar os documentos, maiores as chances de ele estar incluso nos primeiros lotes. 

Ainda sim, o primeiro lote é sempre reservado para casos prioritários, como idosos, PCDs, portadores de enfermidade aguda e professores das redes públicas e particulares. 

Pagamento da restituição através do PIX

Sem dúvida, uma novidade interessante para os contribuintes que têm direito a restituição do IR é que eles podem solicitar o valor devido através de um depósito via PIX. Contudo, é importante informar a chave o mais breve possível já que o primeiro lote já se inicia em 31 de maio. 

A alternativa de receber a restituição na conta corrente informada no preenchimento da declaração também permanece válida. Isso desde que ela seja entregue até a data limite, que é dia 29 de abril. 

Ademais, os contribuintes que preferirem, também podem pagar o DARF do Imposto através do PIX. Por fim, quem deseja utilizar o débito automático das cotas do Imposto de Renda, precisa enviar a declaração até o dia 10 de abril. 

Em Alta

content

Conheça a carteira online Skrill

A Carteira Online Skrill facilita investir em criptomoedas e transferir dinheiro para o exterior. Veja como funciona e como abrir a sua conta.

Continue lendo
content

Cartões recomendados em 2021: confira!

Conheça excelentes opções de cartões recomendados em 2021 para quem quer cashback, compras com desconto em mercados ou sem anuidade. Veja!

Continue lendo
content

Confira como ganhar 35% de lucro trabalhando sem sair de casa

Tornar-se uma revendedora Natura pode ser a oportunidade que você buscava para ter a sua independência financeira. Se interessou? Veja mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Entenda como aproveitar a alta das commodities para investir em 2022

Depois da impressionante recuperação das commodities no início de 2022, alguns especialistas estão recomendado investimentos em ETFs.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Cred Black

Descubra aqui como solicitar o cartão Cred Black sem anuidade e 100% online para aproveitar todos os seus benefícios exclusivos.

Continue lendo