Finanças
Nubank entra no mercado de investimentos
Nubank adquire maior corretora digital do Brasil, Easynvest.
Anúncios
Nubank adquire a corretora Easynvest
O Nubank anunciou hoje pela manhã (11.09.2020) a aquisição da corretora Easynvest. Assim, marcando sua entrada no mercado de investimentos. O negócio foi concretizado ontem à noite (10.09.2020) e é um grande marco para o segmento financeiro, pois representa a entrada no maior banco digital do Brasil no mercado de investimentos com a Easynvest. A corretora, por sua vez, é a maior corretora digital do país, com mais de 1,5 milhão de clientes e mais de 20 bilhões de reais sob custódia. Assim, já tem uma posição de destaque.
Apesar de não divulgarem o valor da transição, sabemos que o negócio será realizado em dinheiro, em troca de ações. Assim, os acionistas da corretora digital iram receber ações do Nubank.
O objetivo do gigante roxo é democratizar o acesso aos investimentos, ampliando sua oferta de produtos, como fundos de investimentos (são aproximadamente 450), por exemplo.
Para Vélez, do Nubank, o mercado de investimentos tem muitas nuances e complexidades. Assim, apenas uma pequena parte da população brasileira tem acesso a bons produtos financeiros. Enquanto a maior parte dos brasileiros não tem uma educação financeira apropriada e não entende de investimentos.
Sendo assim, um dos pilares dessa integração entre ambas as empresas será a educação financeira. O blog do Nubank já reforça bastante o tema e a Easynvest possui um canal e programas diários. Contudo, o banco digital ainda quer ir mais longe nessa democratização, trazendo produtos financeiros com menores custos, como feito com o seu cartão de crédito tão querido pelos consumidores.
Quem é a Easynvest?
Conforme mencionamos, a Easynvest é a maior corretora de valores digital do Brasil. Sua atuação ocorre por meio de uma plataforma digital em que a mesma realiza a intermediação de compra e venda de ativos financeiros na B3, Bolsa de Valores.
A Easynvest possui mais de 400 tipos de ativos em seu portfólio. Assim, seus clientes podem compor uma carteira bem diversificada e para diferentes objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.
Além disso, ela já atua a mais de 50 anos no mercado, tendo uma equipe especializada e sempre buscando inovação e democratização para seus clientes, principalmente por meio da educação financeira.
Você será redirecionado a outro site
Credenciais da corretora
Primeiramente, para atuar na Bolsa de Valores e ser considerada qualificada para tal, é preciso de a corretora possua alguns selos e certificações. A Easynvest conta com:
- Certificado de Instituição Habilitada a operar no Tesouro Direto
- Selo Cetip Certifica
- Certificados BM&FBovespa Execution Broker e Retail Broke
Ademais, ela também está registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em quatro diferentes categorias, conforme a seguir:
- Corretora
- Custodiante de valores mobiliários
- Instituição Financeira autorizada pelo BACEN
- Prestadora de serviços de administração de carteiras
Assim, a corretora digital está apta para operar em todas as categorias mencionadas e tem sua equipe possui bastante expertise, fornecendo qualificação e segurança ao mesmo tempo.
Produtos financeiros oferecidos pela corretora digital
Primeiramente, precisamos reforçar que a Eaynvest possui um portfólio bastante diversificado. Logo, ela consegue atender tanto os investidores iniciantes, os mais conservadores quanto os mais arrojados. Assim, dentro os produtos financeiros oferecidos, podemos destacar:
- CDB
- Letras de Câmbio
- Letras de Crédito Imobiliário e de Crédito do Agronegócio
- Tesouro Direto
- Previdência Privada.
Os investimentos acima, normalmente, são escolhidos por investidores mais avessos ao risco. Abaixo, são os investimentos oferecidos para os mais arrojados, como mencionamos:
- Ações
- Opções
- Fundos de Investimento
- Ofertas Públicas
- Fundos de Índice
- Debêntures
- COE
- Fundos Imobiliários
- Mini-índice
- Mini-dólar
- Contrato de Índice
- CRI e CRA
- Letras Financeiras.
Ademais, é importante mencionar que a Easynvest também é autorizada pelo Bacen a operar pelo Sistema de Transferência de Reservas (STR).
Por que investir é importante?
Primeiramente, precisamos desmistificar a afirmação de que somente quem tem muito dinheiro pode começar a investir. Na realidade, não é preciso de muito dinheiro para começar. Afinal, existem investimentos cuja aplicação mínima é de R$20,00 reais. E o ato de poupar e aplicar em um ativo já é um grande passo na sua educação financeira e na construção do seu patrimônio.
Sabemos que a educação financeira ainda está caminhando a passos lentos. Contudo, com ações como a aquisição da Easynvest pelo Nubank, essa caminhada irá acelerar o passo. Assim, você precisa entender a importância de investir para beneficiar-se da democratização no mercado de investimentos que é o grande objetivo do banco digital.
Conquistar seus sonhos
Todos nós temos sonhos que queremos conquistar, não é mesmo? Não importa qual seja: comprar uma casa, um carro, viajar pelo mundo, iniciar uma faculdade ou outro curso, realizar uma cerimônia de casamento… As possibilidades são diversas, mas você precisa de dinheiro para realizá-las.
E, não há conquista sem planejamento. Assim, organizar suas receitas e e despesas em um app de gerenciamento de finanças pessoais já é um ótimo passo. Desse modo, você consegue ver o quanto ganha e para onde está indo seu dinheiro. Logo, consegue otimizar seus recursos, reduzir e cortar gastos. Ou seja, o saldo poderá ser aplicado em ativos financeiros.
Atingir a independência financeira
Já mencionamos aqui e não cansamos de repetir: você não pode ser escravo do dinheiro. Se a sua vida financeira resume-se a ter uma renda mensal que só serve para pagar suas contas, algo está errado. Entretanto, sabemos que poupar não é uma tarefa fácil. É preciso foco, disciplina e consistência.
Assim, você conseguirá atingir sua independência financeira. Ou seja, não precisar da sua renda mensal para pagar as contas. O dinheiro trabalha para você e não ao contrário.
Basicamente, a independência financeira é quando você tem dinheiro suficiente para manter seu estilo de vida. Por isso, o seu planejamento financeiro rumo a essa independência precisa ter o máximo de informações possíveis para que você saiba quanto deverá acumular e quanto deve economizar mensalmente e aplicar.
Por isso, quanto antes você começar a investir para alcançar sua liberdade, melhor. E, quanto mais você conseguir economizar e aplicar, menor o esforço. Afinal, poupar dinheiro exige muito menos do que ganhar dinheiro. Logo, aposte na sua educação financeira e aprenda a gerenciar seu dinheiro de maneira inteligente.
Construir uma reserva de emergência
Imprevistos podem acontecer a qualquer um. Desastres naturais, um acidente, reformas inesperadas na casa, reparos no carro, problemas de saúde, uma viagem a negócios de última hora… Existem diversas situações em que um dinheiro extra urgente é necessário!
Assim, construir uma reserva de emergência é fundamental para que você não seja pego de surpresa e precise contrair um empréstimo, por exemplo. Muitos brasileiros que hoje estão na zona do superendividamento começar com uma despesa inesperada.
Entretanto, destacamos que a reserva só deve ser utilizada em casos de urgência extrema. Ou seja, nada de lazer, férias, etc. É para momentos sérios e que não podem esperar.
A reserva financeira te dá mais segurança e estabilidade, pois ela deve equivaler de seis a doze meses da sua renda mensal. Assim, se você ficar esse período sem ter uma fonte de renda, pode utilizar a reserva para se manter enquanto organize sua vida financeira outra vez.
Ademais, aposte em investimentos com baixo risco e liquidez diária. De modo que você possa fazer o resgate a qualquer momento sem perder tanto a rentabilidade do mesmo.
Planejar a aposentadoria
Conforme mencionamos quanto antes você adquirir o hábito de poupar e de aplicar seu dinheiro, melhor. Um dos motivos é a sua aposentadoria. A reserva de emergência não é a mesma coisa que o seu plano de aposentadoria.
Portanto, o seu planejamento precisa incluir essa meta financeira. Ou seja, você precisa programar um percentual da sua renda, destinando esse valor à sua aposentadoria.
Assim, você pode procurar tanto por planos de previdência privada quanto por investimentos de longo prazo. Ou então, os dois, diversificando ainda mais as suas aplicações.
Como incluir investimentos em seu planejamento financeiro?
Primeiramente, ressaltamos que decisões financeira não devem ser tomadas de forma precipitada. Ou seja, aplicar seu dinheiro em ativos financeiros precisa ser baseado em dados e planejamento. Sendo assim, você precisa de orientação, ou seja, educação financeira.
Invista em aprender mais sobre o mercado de investimentos e como elaborar um planejamento financeiro assertivo. Todo investidor precisa tomar decisões todo o dia, seja pensando em algum corte de despesa, em uma otimização de recursos, em um aporte maior de aplicação, etc.
Ou seja, é por meio do seu planejamento que você consegue identificar quais os investimentos mais alinhados com o seu perfil e o seu orçamento. Você pode ter objetivos de curto, médio ou longo prazo. E, assim, precisa definir metas financeiras separadamente para cada um deles.
Um objetivo pode ser construir sua reserva de emergência, outro pode ser uma viagem e por fim, uma construção de patrimônio. Assim, quando você for montar a sua carteira de investimentos, você terá o planejamento em mãos e saberá em que aplicar, por quanto tempo e qual será o valor dos aportes mensais destinados para cada objetivo.
A maneira como você aplica o seu dinheiro é o grande segredo. Por isso, elencamos três fatores que você deve manter em mente tanto ao elaborar o planejamento quanto na hora de investir.
Mantenha as contas em dias
Antes de qualquer outra coisa, você precisa manter em dia suas contas de serviços essenciais, como: água, luz, telefone, internet, aluguel, condomínio, plano de saúde, alimentação. Em seguida, deverá manter parcelamentos e financiamentos pagos também.
Sempre que der, opte pelo débito ou transferência automática. Assim, você não corre o risco de perder a data de vencimento ou gastar o seu dinheiro em outra coisa.
Manter as coisas em dia é importante para que você saiba quanto realmente tem disponível do seu orçamento para investir. E, caso não sobre nada, mesmo reduzindo e cortando gastos, é hora de pensar em renda extra. Afinal, com esse valor não esperado entrando, você pode investir uma parte e ir quitando dívidas para conseguir descontos.
O objetivo é livrar-se de dívidas de juros mais altos primeiro, e depois de todas elas. Os juros devem trabalhar ao seu favor e não contra. Lembre-se disso.
Crie uma meta financeira
Criar metas financeiras é fundamental. Assim, você não aplica mais do que deveria ou menos. Afinal, se você tem o controle dos seus gastos e tem um planejamento, você sabe quanto é possível guardar da sua mensal mensal para investimentos.
Ademais, criar metas é importante para manter o foco e disciplina. Além disso, quando você consegue atingi-la, te dá muito mais motivação para continuar e desafiar-se ainda mais.
Por exemplo, ao sacrificar no curto prazo a compra de algo para quitar uma dívida. No médio prazo, você terá mais dinheiro, pois estará pagando menos juros e poderá aplicar o que sobrou, multiplicando-o. E, assim, comprar o que você queria e ainda tem um saldo. Muito melhor, não é mesmo?
Lembre-se que investir e especular não é a mesma coisa
Essa é uma lição muito importante. Em junho deste ano, o número de pessoas físicas que entram na bolsa de valores dobrou em relação ao ano anterior. Sendo assim, atenha-se ao seu planejamento e as suas metas financeiras.
Saiba que adentrar no mundo de investimentos mais arrojados requer paciência. Assim, estipule um objetivo, escolha o melhor ativo para atingi-lo e deixe o tempo trabalhar o seu dinheiro. Sua carteira passará por momentos de baixa e de alta. Contudo, é nessas horas que você precisa lembrar do seu planejamento financeiro. Não entre em pânico e também não invista por impulso.
Mantenha em mente que é impossível prever tudo, mas que você deve manter-se atualizado e sempre investir na sua educação financeira, principalmente se quer entrar no mercado de ações, por exemplo. Para isso, suas decisões devem ser tomadas com base em dados. E, se você se sentir inseguro, sempre pode procurar por um especialista ou procurar por investimentos mais seguros e que ainda tragam uma boa rentabilidade.
Agora que você entendeu tanto a importância de investir quanto a de ter um planejamento financeiro é hora de conhecer melhor a Easynvest. Afinal, com a democratização no mercado de investimentos, você deve se preparar para despertar o investidor que há dentro de você. Confira nosso post na íntegra clicando no botão abaixo.
Sobre o autor / Duda Razzera
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Como solicitar cartão Floor e Decor
Quer saber como ter o seu cartão Floor & Decor para ganhar vantagens na hora de reformar sua casa? Então, acompanhe aqui o passo a passo.
Continue lendoTudo sobre a criptomoeda Solana
Conheça aqui a Solana, uma criptomoeda com ecossistema inovador, muito mais rápida para validar e com grande usabilidade nos investimentos.
Continue lendoComo solicitar o Cartão BS2
Descubra o passo a passo de como solicitar o cartão BS2 online, pelo telefone ou via aplicativo e quais são as vantagens desse cartão de crédito.
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o empréstimo Fênix Credit Brasil
Conheça tudo sobre o empréstimo Fênix Credit Brasil e descubra como ele funciona. Além disso, ele oferece opções de crédito para negativados, confira!
Continue lendo10 dicas para não faltar dinheiro no fim do mês
Apesar de ser muito comum, faltar dinheiro no final do mês não é nada bom. Por isso, veja aqui como se organizar e economizar todos os meses.
Continue lendoComo organizar as finanças pessoais?
Descubra como organizar finanças pessoais de forma simples, prática e assertiva. Adquira hábitos financeiros saudáveis para o longo prazo.
Continue lendo