Empréstimo
Margem consignável: o que é e como calcular?
Se você quer solicitar um empréstimo consignado, é de extrema importância entender o que é a margem consignável e como ela influencia no valor do seu futuro crédito. Para saber mais, é só continuar a leitura.
Anúncios
Entenda como calcular e como ela influencia o seu empréstimo
Muitas vezes, para manter a nossa vida financeira em dia, precisamos recorrer a produtos financeiros que tenham boas taxas e prazos para pagar. E um deles é o crédito consignado. Mas, para saber se ele é o mais indicado para você e se há um valor considerável a ser liberado , é preciso entender o que é a margem consignável e como ela é calculada.
Essa margem, de forma resumida, irá mostrar à instituição financeira escolhida qual é o valor liberado de crédito a você, de acordo com algumas regras e informações próprias de cada banco.
Qual o melhor empréstimo consignado INSS?
Se você é aposentado ou pensionista do INSS, vem cá conferir tudo sobre o melhor empréstimo consignado antes de pedir o seu, veja!
Então, ficou curioso e quer entender melhor o que é essa margem, como funciona e como ela é calculada? Vem com a gente e confira mais informações ao longo do artigo!
O que é margem consignável?
Para solicitar um empréstimo consignável com mais segurança e saber que ele irá liberar a quantidade de crédito que precisa, é preciso entender o que é a margem consignável e a sua importância no crédito consignado.
De forma resumida, a margem consignável é o valor máximo ou teto da renda mensal de uma pessoa (no caso, de quem irá solicitar o empréstimo). Que pode ser comprometida com as parcelas do empréstimo, pois as mesmas são descontadas diretamente em folha de pagamento ou do benefício.
Sendo assim, quem se encaixa no público-alvo do empréstimo consignado, precisará calcular essa margem consignável. E saber qual é o valor máximo das parcelas descontadas direto do seu salário, pensão, benefício ou aposentadoria, todos os meses.
Por padrão, a margem é sempre calculada com base no valor da renda mensal líquida do solicitante do empréstimo. Ou seja, já se exclui na hora do cálculo os descontos existentes ou ganhos de caráter remuneratório ou indenizatório, que são eventuais, de acordo com o abono de férias, natalino, etc.
Então, podemos entender que a margem consignável representa o teto ou limite que pode ser descontado. Seja do salário, benefício, pensão ou aposentadoria do solicitante, para quitação dos produtos bancários contratados, que no caso, é o empréstimo consignado.
Como quitar o empréstimo consignado antecipado?
Possui um empréstimo consignado, e deseja realizar a quitação antes do prazo? Isso é possível, e te contamos como aqui. Continue a leitura e confira!
Você será redirecionado a outro site
Por que essa margem foi criada?
O teto ou limite consignável foi criado para evitar o endividamento ou superendividamento dos consumidores. Dessa forma, é possível garantir que, mesmo que uma pessoa faça um empréstimo, também tenha recursos necessários para os seus gastos mais básicos.
E assim, não corra risco de ter toda a sua remuneração ou benefício comprometido com o pagamento do empréstimo. Inicialmente, o valor de margem consignável era o mesmo em todas as modalidades.
Como consignado público, privado ou INSS. Mas, desde 2020, com o início da pandemia e muitas pessoas tendo a sua renda mensal diminuída, surgiram diversas novas regras que promovem a alteração no teto da margem consignável, de modo a atender às mais variadas necessidades econômicas.
Como calcular a margem consignável?
O cálculo da margem consignável, para que seja seguro e realmente fiel a sua renda mensal, deve ser calculado com os seus dados de renda e descontos perto de si, para que assim não haja nenhum erro e, depois, comprometa o seu pagamento da dívida.
Para fazer o cálculo da margem consignável, basta pegar o valor do seu salário líquido (ou seja, depois de todos os descontos) e multiplicar por 0,35. Assim, você irá descobrir qual é o valor máximo que pode ser descontado da sua folha de pagamento.
Por exemplo: se você ganha R$ 3.000,00 ao mês, deve multiplicar 3.000 por 0,35. Nesse caso, o resultado é R$ 1.050,00. Essa é a sua margem consignável, de acordo com o seu salário.
Qual a relação entre a margem e o crédito consignado?
A margem consignável, como vimos ao longo do artigo, é o limite de valor que pode ser descontado de um salário ou benefício, diretamente da sua folha de pagamento.
Já que o empréstimo consignado, é uma modalidade feita para servidores públicos, funcionários privados conveniados, militares, pensionistas e aposentados do INSS.
Nesse caso, ele tem a margem consignável justamente como uma medida de segurança, para que nem toda a renda do indivíduo seja comprometida com o pagamento da dívida.
Logo, a margem consignável se aplica ao empréstimo consignado justamente pela sua forma de pagamento, direto da folha ou holerite do indivíduo, como um método de proteção de renda.
Como liberar a margem consignável?
Caso você queira liberar sua margem consignável para contratar um empréstimo consignado, você pode seguir em frente com as ações descritas abaixo.
- Refinanciar o contrato de um empréstimo consignado ativo e pagar de uma forma mais tranquila, para liberar sua margem consignável aos poucos;
- Usar a portabilidade de crédito para outra modalidade;
- Pedir o cancelamento do contrato, caso seja possível;
- Quitar contratos de empréstimos ativos no momento;
- etc.
Como contratar um empréstimo consignado?
Contratar um empréstimo consignado é simples e fácil. Mas, antes, não se esqueça de calcular a sua margem consignável, ok? Dessa forma, evitará endividamento e maiores problemas com as suas finanças.
Sendo assim, o primeiro passo para contratar um empréstimo consignado é pesquisar e decidir qual será a instituição financeira onde irá solicitar o empréstimo. Com isso em mãos, é só fazer a solicitação e aguardar a análise de crédito.
Lembrando sempre que, para ter acesso ao crédito, você precisa ter um bom histórico financeiro e deve ter um tempo mínimo de carteira assinada, que varia de uma instituição para outra.
E aí, o que você achou dos empréstimos consignados? Entendeu como calcular sua margem consignável?
Graças a ela, hoje em dia é muito mais difícil se endividar e comprometer toda a sua renda ao solicitar um crédito consignado.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia o conteúdo recomendado abaixo.
Até logo!
Regras de empréstimo consignado mudam em 2022
Deseja pedir um empréstimo consignado ainda este ano? Vem conferir quais são as regras vigentes e fique por dentro de tudo antes de fazer a solicitação, veja!
Sobre o autor / Maria Luísa Barbosa
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Como receber o saque-aniversário FGTS
Quer realizar o saque-aniversário FGTS e não sabe o que deve ser feito? Te contamos qual é o passo a passo que você deve seguir. Veja!
Continue lendoConta PagBank ou Nubank: qual rende mais?
Quer saber mais sobre a conta PagBank ou Nubank e qual rende mais, além de suas vantagens? Se informe ao longo do artigo e escolha a sua.
Continue lendoConheça o cartão de crédito Uber
Conheça o cartão de crédito Uber, quais são suas características gerais, vantagens, como solicitá-lo e descubra se é o cartão ideal para você.
Continue lendoVocê também pode gostar
Liberados detalhes exclusivos do quarto do líder do BBB 22
Além do quarto do líder do BBB 22, toda a decoração da casa foi repaginada com referências da cultura pop das últimas décadas. Confira!
Continue lendoComo abrir conta à ordem Crédito Agrícola Super Jovem
Saiba como solicitar a conta à ordem Crédito Agrícola Super Jovem e aproveite todos os seus benefícios para as suas finanças, confira!
Continue lendoQuando começam os pagamentos da restituição do IR 2022?
Confira agora mesmo quando será o pagamento da restituição do IR e o que você precisa fazer para ser incluído nos primeiros lotes!
Continue lendo