Auxílio Governo

Liberado pagamento de PIS em dobro para alguns trabalhadores

O abono salarial é um direito do trabalhador que recebe até dois salários mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano base do cálculo. Devido a um erro no sistema, cerca de 154 mil pessoas não receberam o PIS referente a 2019. O pagamento foi liberado e deve acontecer ainda esse ano, juntamente com o ano base 2021.

Anúncios

Se você trabalhou no ano de 2019 por pelo menos 30 dias, mas não receber o PIS referente a esse ano base, então poderá ter direito a nova cota em 2022. Confira!

Afinal, terei direito ao PIS em dobro em 2022? Fonte: Senhor Finanças.
Afinal, terei direito ao PIS em dobro em 2022? Fonte: Senhor Finanças.

Se você não recebeu o pagamento do seu PIS/Pasep no ano de 2019, então não se preocupe. Nesse sentido, o governo deve fazer o pagamento do valor do abono salarial nesse mês de março, com ano base de 2019. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, aproximadamente 154 mil pessoas devem receber o valor que, acumulado ao ano base de 2021, deve gerar o PIS em dobro para esse ano!

Antes de mais nada, o Programa de Integração Social, o PIS, surgiu através de uma lei em 1970. Embora o PIS e o Pasep tenham sido criados juntos, o primeiro se refere ao pagamento para trabalhadores de empresas privadas, enquanto o segundo é para os trabalhadores de empresas públicas. Assim, para os trabalhadores cadastrados no programa há pelo menos cinco anos, há o pagamento do abono salarial.

Nesse sentido, o valor pode chegar até um salário mínimo vigente, e sempre tem como referência o ano base anterior. Nem todos tem direito ao benefício, e apenas quem recebe até dois salários mínimos mensais poderá fazer o saque do PIS. Aliás, o valor deve aparecer todos os anos automaticamente em sua conta da Caixa no período de resgate, e você pode utilizar seu Cartão Cidadão para retirar o dinheiro.

PIS: como calcular?

Entenda como funciona o cálculo do PIS/Pasep e veja como descobrir o valor do seu benefício.

Entretanto, devido a um erro de processamento no ano base de 2019, muitas pessoas ficaram sem receber o PIS no ano seguinte. Mas não se preocupe caso isso tenha acontecido com você, pois você não precisará solicitar a revisão do pagamento em nenhum canal. Ou seja, o valor deverá estar disponível em sua conta na Caixa ainda esse ano.

Então, se você trabalhou em 2019 por pelo menos 30 dias e recebendo até dois salários mínimos, terá direito a receber o benefício esse ano. Aliás, também deverá ser liberado o pagamento anual de acordo com o ano base de 2021. Ou seja, quem tem direito ao valor deverá receber PIS em dobro em 2022. Aliás, quem se esqueceu de fazer o saque também poderá solicitar o valor atrasado mediante requisição no Ministério do Trabalho e Previdência. No entanto, as datas de saque devem ser diferentes, fique de olho!

Ademais, para consultar se você tem direito ou não a receber o PIS em dobro esse ano, acesse os aplicativos da Caixa Trabalhador ou CaixaTEM e faça o cadastro utilizando seu CPF. Desse modo, você poderá visualizar o valor disponível para saque, além da data em que ele será depositado em sua conta digital Caixa.

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Guia rápido de como fazer renda extra

Ter uma renda extra sempre ajuda a fechar as contas no final do mês ou ainda para montar uma reserva financeira. Veja como fazer isso aqui.

Continue lendo
content

Novo Cartão Cidadão dá acesso ao programa Devolve ICMS no RS

O Governo do Rio Grande do Sul lançou o programa Devolve ICMS que credita parte do valor pago em tributos de volta no novo Cartão Cidadão.

Continue lendo
content

Fatura Cassol: como gerar a 2ª via

Se você utiliza o cartão das lojas Cassol e tem dúvidas sobre como ver sua fatura, leia aqui o passo a passo completo para te ajudar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como funciona o carnê digital Crediffato?

Conheça aqui o carnê digital Crediffato e faça o parcelamento das suas compras de forma 100% digital sem comprometer o limite do cartão.

Continue lendo
content

Cartão PagBank ou Cartão Agibank: qual escolher?

Afinal, cartão PagBank ou cartão Agibank? Ambos são internacionais e com insenção de anuidade. Quer saber qual é o melhor? Então, confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Fiat Itaucard 2.0

Você conhece o cartão de crédito Fiat Itaucard 2.0? Ele pode proporcionar descontos exclusivos no seu carro novo. Leia este post e confira!

Continue lendo