Auxílio Governo

Liberado pagamento de PIS em dobro para alguns trabalhadores

O abono salarial é um direito do trabalhador que recebe até dois salários mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano base do cálculo. Devido a um erro no sistema, cerca de 154 mil pessoas não receberam o PIS referente a 2019. O pagamento foi liberado e deve acontecer ainda esse ano, juntamente com o ano base 2021.

Anúncios

Se você trabalhou no ano de 2019 por pelo menos 30 dias, mas não receber o PIS referente a esse ano base, então poderá ter direito a nova cota em 2022. Confira!

Afinal, terei direito ao PIS em dobro em 2022? Fonte: Senhor Finanças.
Afinal, terei direito ao PIS em dobro em 2022? Fonte: Senhor Finanças.

Se você não recebeu o pagamento do seu PIS/Pasep no ano de 2019, então não se preocupe. Nesse sentido, o governo deve fazer o pagamento do valor do abono salarial nesse mês de março, com ano base de 2019. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, aproximadamente 154 mil pessoas devem receber o valor que, acumulado ao ano base de 2021, deve gerar o PIS em dobro para esse ano!

Antes de mais nada, o Programa de Integração Social, o PIS, surgiu através de uma lei em 1970. Embora o PIS e o Pasep tenham sido criados juntos, o primeiro se refere ao pagamento para trabalhadores de empresas privadas, enquanto o segundo é para os trabalhadores de empresas públicas. Assim, para os trabalhadores cadastrados no programa há pelo menos cinco anos, há o pagamento do abono salarial.

Nesse sentido, o valor pode chegar até um salário mínimo vigente, e sempre tem como referência o ano base anterior. Nem todos tem direito ao benefício, e apenas quem recebe até dois salários mínimos mensais poderá fazer o saque do PIS. Aliás, o valor deve aparecer todos os anos automaticamente em sua conta da Caixa no período de resgate, e você pode utilizar seu Cartão Cidadão para retirar o dinheiro.

PIS: como calcular?

Entenda como funciona o cálculo do PIS/Pasep e veja como descobrir o valor do seu benefício.

Entretanto, devido a um erro de processamento no ano base de 2019, muitas pessoas ficaram sem receber o PIS no ano seguinte. Mas não se preocupe caso isso tenha acontecido com você, pois você não precisará solicitar a revisão do pagamento em nenhum canal. Ou seja, o valor deverá estar disponível em sua conta na Caixa ainda esse ano.

Então, se você trabalhou em 2019 por pelo menos 30 dias e recebendo até dois salários mínimos, terá direito a receber o benefício esse ano. Aliás, também deverá ser liberado o pagamento anual de acordo com o ano base de 2021. Ou seja, quem tem direito ao valor deverá receber PIS em dobro em 2022. Aliás, quem se esqueceu de fazer o saque também poderá solicitar o valor atrasado mediante requisição no Ministério do Trabalho e Previdência. No entanto, as datas de saque devem ser diferentes, fique de olho!

Ademais, para consultar se você tem direito ou não a receber o PIS em dobro esse ano, acesse os aplicativos da Caixa Trabalhador ou CaixaTEM e faça o cadastro utilizando seu CPF. Desse modo, você poderá visualizar o valor disponível para saque, além da data em que ele será depositado em sua conta digital Caixa.

Em Alta

content

Ibovespa tem queda de 1,18% no pregão de quarta-feira antes do anúncio do aumento da taxa Selic

O pregão da última quarta-feira colocou um fim na sequência de altas dos últimos dias e o Ibovespa caiu antes do anúncio da Selic. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão N26 Black

O cartão N26 Black é vinculado a conta N26 You. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post e saiba tudo sobre este processo.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Ollo Platinum

Já conhece um cartão de crédito internacional que não possui anuidade? Se ainda não, confira aqui o cartão de crédito Ollo Platinum.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Aplicativos de controle financeiro: conheça os melhores

Domine suas finanças e conquiste a estabilidade financeira com os melhores aplicativos de controle financeiro.

Continue lendo
content

Cartões Riachuelo online: duas opções de cartão e muitos benefícios

Que tal ter um cartão que você escolhe a bandeira e aproveitar muitos benefícios? Conheça os cartões Riachuelo online e se surpreenda!

Continue lendo
content

Conheça o financiamento construção Caixa

O financiamento para construção e reforma da Caixa permite contratar crédito de até 80% para ter dinheiro em todas as etapas da obra. Confira!

Continue lendo