Educação financeira

IPTU 2021: tudo o que você precisa saber

O IPTU 2021 é um imposto que pode causar algumas dúvidas e confusões. Portanto reunimos informações para tirar todas as suas dúvidas. Confira!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 03/03/2021

Como emitir e pagar o IPTU 2021

Como emitir e pagar o IPTU 2021
Como emitir e pagar o IPTU 2021

Todo começo de ano chega a hora de lembrarmos do pagamento de uma série de impostos diferentes. E um deles é o IPTU 2021! Pois esse ano ainda há mais diferenças na forma de emitir e pagar o seu imposto, por conta de mudanças nas políticas das prefeituras em relação ao envio dos boletos do IPTU 2021.

Portanto, para que você não se perca e nem fique com nenhuma dúvida, nós reunimos uma série de informações e dicas relevantes sobre este imposto. E justamente por isso que este artigo poderá ser muito útil para você, contribuinte que sempre tem dificuldades para entender o IPTU. Ou mesmo para quem vai pagar esse imposto pela primeira vez.

Então continue com a gente, e confira as informações a seguir!

Anúncios

O que é o IPTU?

O que é o IPTU?
O que é o IPTU?

O IPTU é uma sigla que significa Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Ou mais simplificadamente é o Imposto Predial e Territorial Urbano. Além disso, esse imposto é de competência municipal. Ou seja, é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade.

E é um imposto que já existe, na prática, desde 1966. Pois é! Bastante antigo, não é? Mas ele somente se tornou constitucional a partir de 1988 no artigo 176 da Carta Magna. Além disso, o IPTU vale tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, desde que detenham a propriedade de um ou mais imóveis e bens em território urbano.

Portanto, o IPTU 2021 deverá ser pago por quem cumprir certos pré-requisitos, como:

  • Pessoa jurídica ou pessoa física proprietária de um ou mais bens e imóveis;
  • O imóvel deve estar dentro do que é considerado Território Urbano;
  • Estar em área que cumpre os requisitos presentes no Código Tributário Nacional (CTN) sobre área urbana;
  • Proprietária de imóveis como casa, apartamento, sala comercial, etc.

Melhores cidades no país para investir em imóveis

Conheça quais são as melhores cidades brasileiras para investir em imóveis

O que é uma área urbana para o IPTU 2021?

O que é uma área urbana para o IPTU 2021?
O que é uma área urbana para o IPTU 2021?

Para saber com certeza se você deve pagar o IPTU 2021, é importante conferir algumas coisas relativas à área em se localiza o bem pelo qual acha que deverá pagar o imposto:

  1. o que é uma área urbana
  2.  se o seu bem está em uma localidade dentro da área urbana.

Mas o que é uma área urbana para fins de pagamento do IPTU 2021? Pois é essencial que você saiba se o seu imóvel está realmente dentro dos perímetros da área urbana, e se preenche os requisitos para pagar o imposto.

Portanto, confira os seguintes itens em relação ao seu imóvel antes de presumir que deverá pagar o IPTU 2021. Pois segundo o Código Tributário Nacional, será considerado dentro do perímetro urbano o imóvel que cumprir as seguintes condições:

Anúncios

Condições para ser perímetro urbano

Condições para ser perímetro urbano
Condições para ser perímetro urbano
  • Deve possuir calçamento e/ou meio-fio, com canalização para as águas da chuva;
  • É preciso que o sistema de abastecimento de água atenda o imóvel;
  • Também é preciso existir sistema de esgotos sanitários operante na região e no imóvel;
  • Além disso, deve ser atendido pela rede de iluminação pública, seja com ou sem posteamento;
  • Finalmente, é preciso que o imóvel esteja em uma área que tenha uma escola primária ou posto de saúde a, no máximo, 3 quilômetros do imóvel.

Porém, como o IPTU é um imposto de competência municipal, as leis das prefeituras podem se sobrepor à lei federal. Portanto, dependendo do município em que se localiza o seu imóvel, ele poderá se enquadrar no IPTU 2021 mesmo se não cumprir todos esses requisitos.

Então, cheque quais são os requisitos do seu município para que um imóvel seja considerado dentro do perímetro urbano. E portanto, com essa pesquisa você irá descobrir se terá que pagar o IPTU 2021. 

Mas no caso de encontrar irregularidades, sempre é possível contestar a legalidade da cobrança do imposto, certo? Portanto, fique de olho e saiba seus direitos.

Como pegar o IPTU 2021?

Como pegar o IPTU 2021?
Como pegar o IPTU 2021?

Caso você precise confirmar se o seu imóvel necessita pagar pelo IPTU 2021, ou você tenha mais de um imóvel em seu nome e precise confirmar um por um, como fazer? Bem, você poderá fazer uma consulta e tirar a certidão de IPTU de cada um desses imóveis em seu nome.

Além disso, após pagar o IPTU 2021, você também pode fazer uma consulta para saber se todos os bens em seu nome estão corretamente quitados com o imposto. Para saber isso, basta emitir a certidão negativa de IPTU para cada imóvel que deseja consultar.

E para isso, é preciso acessar a plataforma específica de consulta ao IPTU 2021. Mas cada município terá o seu próprio canal, de acordo com cada prefeitura. Portanto, pesquise pelo canal específico do município em que se encontra o imóvel pelo qual vai pagar o IPTU 2021, ok?

Finalmente, saiba que você não precisa pagar o IPTU 2021 se for proprietário de terrenos em perímetro urbano, mas que não possuem nenhuma construção pronta. Nesses casos, você deverá pagar o Imposto Territorial Urbano (ITU). 

E para aqueles imóveis reconhecidamente em território rural, você deverá apenas recolher o Imposto Territorial Rural (ITR).

Qual valor do IPTU 2021?

Qual valor do IPTU 2021?
Qual valor do IPTU 2021?

O valor do IPTU 2021 depende diretamente de onde o imóvel está localizado. Ou seja, em que município e também qual a situação daquele imóvel. Pois ele pode ter isenção do imposto de acordo com algumas situações, como:

  • Cidadão de baixa renda;
  • Aposentados, pensionistas e beneficiários de programas como o BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • O imóvel é uma residência dentro de uma certa faixa de preço ou metragem;
  • Além disso, se o beneficiário não tem outros bens imobiliários que não se enquadram nesses requisitos.

Assim, tanto o valor quanto a possibilidade de isenção irão depender das regras de cada prefeitura dos municípios. Portanto, não se esqueça de consultar o site da prefeitura ou a Secretaria da Fazenda da sua cidade. 

Como se calcula o valor do IPTU 2021?

Como se calcula o valor do IPTU 2021?
Como se calcula o valor do IPTU 2021?

O cálculo do IPTU também pode ter variações de acordo com as leis de cada município. Porém, existe uma base geral de cálculo para esse imposto, que leva em consideração os seguintes fatores:

  • Valor venal do imóvel;
  • área do terreno ou edificação;
  • valor unitário padrão residencial baseado no PGV (Planta Genérica de Valores do Município em que está o imóvel);
  • Idade do impóvel, começando a contar a partir do Habite-se, reconstrução, etc;
  • Posição do imóvel no logradouro;
  • Tipologia da residência e suas características.

E para calcular o IPTU 2021, a conta que se utiliza é:

  • Valor = área do terreno x Valor unitário padrão x Idade x Posição x Tipologia residencial
  • O valor final se multiplica pela alíquota que cada município estabelece para o IPTU 2021.

Onde e como pagar o IPTU?

Onde e como pagar o IPTU?
Onde e como pagar o IPTU?

Primeiramente, saiba que sempre será o proprietário do imóvel que deve pagar o IPTU daquele bem. Ou seja, se você mora de aluguel, não precisará se preocupar com o IPTU 2021 da sua casa ou apartamento.

Porém, existem casos em que o contrato de aluguel prevê que o locatário deve realizar o pagamento de IPTU anualmente para o imóvel. Portanto, cheque o que diz o seu contrato para não acabar criando problemas e dor de cabeça entre você e o proprietário.

E para realizar o pagamento do IPTU 2021, será preciso realizar a operação financeira em algum banco. Mas não se preocupe, mesmo antes da situação de pandemia atual a maioria dos bancos já dispunha dos serviços de pagamento do IPTU totalmente online. Então, você poderá pagar sem sair de casa através do Internet Banking ou pelo aplicativo do seu banco.

Além disso, tente sempre pagar o seu IPTU antes do vencimento. Pois quem paga em dia consegue um valor de desconto, que vai variar de acordo com cada município. Portanto, confira quais são as condições de desconto no seu município, que variam entre 4% até 20% nas diferentes prefeituras do país.

Porém esse desconto é para quem efetuar o pagamento em parcela única. Ou seja, quem pagar o IPTU 2021 à vista. E isso ocorre porque também existe a opção de pagar seu imposto através do parcelamento.

Mas sempre tome cuidado com essa forma de pagamento a prazo. Porém, caso vá precisar parcelar, fique atento às informações que reunimos. Confira, a seguir.

Parcelamento do IPTU 2021: como funciona

Parcelamento do IPTU
Parcelamento do IPTU

As formas de parcelamento também irão variar de acordo com cada estado. Portanto, caso você tenha dificuldades em fazer o pagamento à vista, procure saber quais são as condições de parcelamento para a sua localidade, certo? 

Alguns municípios estão colocando requisitos como valor mínimo de imposto para poder parcelar. Já outros permitem o parcelamento de qualquer valor de IPTU 2021. Mas desde que o valor total seja dividido em no máximo 10 parcelas, como em Belém, no Pará. 

O número máximo de parcelas para pagar o IPTU 2021 entre os municípios é de 11 parcelas, e o mínimo foi de 4 parcelas. Portanto, a variação é bem grande. Então, tome cuidado para não confundir informações entre municípios. Confira sempre os canais da sua prefeitura e município para ter certeza absoluta de como pagar seu IPTU 2021.

IPTU em atraso

IPTU em atraso
IPTU em atraso

Caso você não consiga pagar o seu IPTU 2021 a tempo, poderá pagar posteriormente com o imposto em atraso. Mas para isso precisará acessar o site da sua prefeitura ou Secretaria da Fazenda de sua cidade. Pois é lá que poderá consultar os débitos em atraso relativos aos seus impostos.

Em geral, você terá de arcar com uma multa de 0,3% ao dia, com acréscimo da taxa de juros a 1% ao mês desde o mês em que o IPTU 2021 venceu. Portanto, é muito importante que fique atento e não perca o vencimento de seu imposto!

Principalmente agora que as prefeituras deixarão de enviar o boleto do IPTU 2021 e o aviso de vencimento. Então, atenção em dobro. Porém, em nossa situação de pandemia, existem algumas exceções para IPTU em atraso, possibilitando descontos e facilidades para que você regularize a situação.

Portanto, não deixe o seu IPTU acabar sendo inscrito na Dívida Ativa.

2ª via do IPTU 2021: como emitir

Segunda via do IPTU
Segunda via do IPTU

E é pelos canais da Prefeitura e Secretaria da Fazenda de sua cidade também que você poderá imprimir a segunda vida do seu IPTU 2021. 

E assim chegamos ao final de nosso artigo sobre o IPTU 2021. Esperamos que nossas informações tenham sido úteis e suficientes para evitar enganos e cobranças indevidas de imposto para o seu imóvel.

Além disso, esperamos que você tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas sobre esse imposto. Porém, nunca deixe de consultar os canais oficiais da prefeitura e da Secretaria da Fazenda de seu município. Pois estes são os órgãos responsáveis por decidir as leis que regularizam o IPTU em sua região.

Portanto, fique atento às regras e condições de cada município. E sempre tome muito cuidado com a data de vencimento do seu IPTU 2021, para que esse ano não comece com uma dívida em acúmulo, já prejudicando a sua organização das finanças pessoais.

Saiba como fazer declaração do Imposto de Renda

Para quem investe ou não, saiba como você deverá fazer a sua declaração do imposto de renda!

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o Financiamento Imobiliário Banco de Brasília

Confira como fazer o financiamento imobiliário Banco de Brasília, com as menores taxas de juros e parcelas decrescentes ao longo do tempo.

Continue lendo
content

Cartão Nubank Ultravioleta ou Cartão Trigg: qual escolher?

Afinal, cartão Nubank Ultravioleta ou cartão Trigg? Para descobrir qual é o melhor produto financeiro. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

Conheça a conta Agibank

Conheça agora a conta digital Agibank, com todas as funcionalidades para deixar o seu dia a dia mais tranquilo e sem taxas escondidas.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o crédito imobiliário Inter

Veja como pedir o crédito imobiliário Inter, perfeito para você realizar o sonho da casa própria com até 360 meses para pagar, confira!

Continue lendo
content

Cartão Americanas ou Cartão Muffato: qual o melhor?

O cartão Americanas e o Muffato são diferentes entre si, enquanto o primeiro tem bandeira, o segundo é private label. Saiba aqui mais diferenças.

Continue lendo
content

Conheça o cartão BRB Flamengo

Conheça o BRB Flamengo, cartão personalizado e conta digital 100% sem taxas abusivas para te ajudar a cuidar do seu dinheiro, confira!

Continue lendo