Investimentos

Investir no exterior: o que você precisa saber

Investir no exterior não é coisa de rico e nem tão difícil quanto parece. Veja aqui como investir fora do Brasil, as vantagens de fazer isso e se, afinal, vale apena. Saiba mais em seguida.

Anúncios

Investir no exterior ajuda a aumentar a diversificação da sua carteira

Veja como investir no exterior. Fonte: Pexels.
Veja como investir no exterior. Fonte: Pexels.

Até pouco tempo atrás, investir no exterior era considerado uma coisa muito difícil e improvável para pessoas físicas. Além disso, sempre se tinha a ideia de que era algo que só ricos podiam fazer.

No entanto, com a expansão do mercado nacional e novas regras, ficou muito mais simples. Assim sendo, hoje, praticamente todo mundo pode investir fora do Brasil.

E, sabe o que é melhor?

Não precisa sair do país para abrir conta em corretora e muito menos lidar com enormes burocracias.

Então, que tal descobrir agora como diversificar sua carteira de investimentos e aprender a aplicar seu dinheiro no exterior?

Venha conosco e saiba tudo o que é necessário para começar.

É possível investir no exterior?

Em suma, a resposta mais simples para esta pergunta é sim!

Você pode investir no exterior morando no Brasil e também morando em outros países. Aliás, aplicar parte do seu dinheiro em outros mercados, como o norte-americano, por exemplo, é uma boa ideia para diversificar sua carteira de investimentos.

De modo geral, o mercado de investimentos brasileiro ainda é muito pequeno e representa cerca de 1% do total mundial. Em contrapartida, as bolsas de valores dos EUA somam cerca de 50% da economia global.

Assim sendo, ao investir fora do Brasil e optar começar pelos EUA você passa a se expor ao mercado do mundo todo. Afinal, muitas empresas preferem abrir capital na Nasdaq ou na Bolsa de Nova York (NYSE), mesmo não sendo nativas norte-americanas.

Só para ilustrar, essa foi a aposta do Nubank, banco digital brasileiro que abriu capital na NYSE no início de dezembro de 2021. 

investidor qualificado

Tudo que deve saber sobre investidor qualificado

Ser investidor qualificado significa ter R$1 milhão em investimentos ou, então, possuir uma certificação própria. Saiba tudo sobre este assunto aqui!

Endereço fiscal: você precisa mudar?

Sem dúvida, quem começa a investir em bolsas de valores internacionais costuma se fazer essa pergunta: afinal, preciso mudar meu endereço fiscal?

Vamos responder esta pergunta em etapas para que fique mais fácil.

Em primeiro lugar, o endereço ou residência fiscal corresponde ao lugar em que você declara a sua renda e para o imposto por isso.

Sendo assim, é possível morar em um país e ter endereço fiscal em outro, desde que cumpra as regras exigidas pelo país de origem.

Em segundo lugar, se você não tem interesse em sair do Brasil, pode investir no exterior sem precisar mudar seu endereço fiscal. Isso porque, basta declarar seus investimentos na Declaração do Imposto Sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Por fim, se pretende morar em outro país, precisa avaliar a situação. De acordo com o seu caso, a mudança de endereço fiscal pode representar uma economia de taxas pagas.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Quais as vantagens de investir no exterior?

Para investir em outros países, você não precisa sair do Brasil. Fonte: Pexels.
Para investir em outros países, você não precisa sair do Brasil. Fonte: Pexels.

Investir no exterior, sem dúvida, tem vantagens interessantes. Afinal, você passa a se expor a mercados mais consolidados. Ademais, se expõe a moedas mais fortes que o real, como o dólar e o euro, por exemplo.

Mas, não é só isso!

Confira outros pontos positivos de começar a aplicar seu dinheiro em outras bolsas além da brasileira:

  • Maior diversificação para a carteira;
  • Diluição dos riscos associados a apenas uma moeda;
  • Proteção cambial;
  • Exposição a mercados sólidos e com muitas opções de empresas, fundos e derivados para escolher;
  • Conta com a valorização de moedas estrangeiras;
  • Exposição ao mercado global;
  • Permite investir nas maiores empresas do mundo como, por exemplo, Coca-Cola, Apple, Amazon, etc.

Claro que investir fora do país não garante retorno certo. No entanto, vale a pena estudar mais esse mercado para aprender como investir. Passaremos a falar sobre isso nos tópicos seguintes, confira!

Como enviar dinheiro para corretora no exterior?

Por mais que algumas corretoras internacionais como a Avenue disponibilizem o câmbio de real para dólar, nossa sugestão é evitar o uso desses serviços.

Isso porque, as taxas de câmbio costumam ser elevadas nessas empresas. Ou seja, o custo de investir no exterior pode ficar elevado e não compensar.

Dessa maneira, para enviar valores para fora do país, a melhor estratégia é contar com a ajuda de fintechs especializadas em enviar e receber dinheiro.

Nesse sentido, você pode experimentar a Remessa Online, a Wise e também o PayPal e descobrir qual é melhor. Em síntese, essas empresas costumam cobrar taxas de câmbio bem mais baixas do que bancos.

Apesar de cada uma ter uma forma de envio, basicamente você precisa fazer um cadastro, transferir o dinheiro, definir o destino (conta em corretora no exterior) e explicar a natureza da operação.

Como investir seu dinheiro no exterior?

Então, existem duas formas de investir no exterior.

A primeira delas é de forma indireta por meio de ETFs, BDRs e Fundos de Investimentos pela bolsa de valores brasileira. Desse modo, você não precisa enviar dinheiro para fora do Brasil e investir em empresas de outros países. 

Só lembre-se de que em todos esses modelos, você paga taxas de administração e, no caso dos ETFs e BDRs, seu lucro é somente com o crescimento das empresas. Não há como receber dividendos pois, na prática, você não é o dono das ações.

A segunda forma é por meio das bolsas norte-americanas ou de outros mercados. De modo geral, consideramos o mercado dos EUA como o melhor para apostar fora do Brasil.

Portanto, para investir nos EUA, você precisa abrir uma conta na corretora de lá e, depois de enviar a documentação, fazer a transferência de dinheiro.

Em seguida, com o dinheiro em conta, você usa o site da corretora para fazer os investimentos.

Além disso, vale lembrar que algumas corretoras já possuem atendimento em português. Esse cuidado ajuda muito quem não consegue se comunicar em inglês. Afinal, não há a barreira do idioma.

Como investir no Brasil estando no exterior?

Em suma, você pode investir no Brasil estando no exterior de três maneiras:

  1. Se manter o endereço fiscal no Brasil, mas estiver em outro país, pode usar a conta da sua corretora normalmente. Basta transferir o dinheiro e aplicar;
  2. Se declarar residência em outro país, pode manter seus investimentos no Brasil e continuar investindo com uma conta para não-residentes. Também chamadas de Contas de Domiciliado no Exterior, essas contas costumam ter taxas altas e, às vezes, não compensam o investimento. Por isso, você precisa analisar o caso antes de optar pelo serviço;
  3. Por fim, pode abrir uma conta como estrangeiro. Nesse caso, existem taxas e serviços especiais para cada pessoa e os valores variam de acordo com o país da sua residência fiscal e o valor dos seus investimentos.

E então, vale a pena investir?

Vale a pena começar a investir na bolsa norte-americana. Fonte: Pexels.
Vale a pena começar a investir na bolsa norte-americana. Fonte: Pexels.

Consideramos que investir em mercados consolidados e estáveis como dos Estados Unidos e da Europa vale a pena sim. Afinal, muitas das empresas que estamos acostumados no dia a dia estão listadas nas bolsas.

Além disso, apostar em moedas fortes, como o dólar e euro ajuda a diversificar a carteira e criar uma proteção cambial para o real.

Agora, para quem aposta em mercados de países emergentes, como da China, Índia e outros países, recomendamos maior atenção. Isso porque, ainda chegam poucas informações confiáveis sobre esses mercados.

Ademais, para investir no exterior sempre preste atenção às taxas envolvidas no câmbio de moedas e nos investimentos em si. Às vezes, para investir nos EUA, o ideal é fazer aportes maiores para que as taxas sejam menores ou compensem.

Porém, se você quiser investir no Brasil, confira o nosso conteúdo recomendado abaixo com as ações que mais pagam dividendos.

11 ações que mais pagam dividendos em 2021

As ações que mais pagam dividendos são aquelas que distribuem bons proventos ao longo do ano. Descubra aqui as 11 empresas que se destacam.

Sobre o autor  /  Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como ganhar dinheiro no Facebook? Veja as opções

Quer ganhar uma renda sem precisar sair de casa e usando a internet? Confira aqui como ganhar dinheiro no Facebook e aumentar os seus ganhos!

Continue lendo
content

Cartão Platinum Mastercard: como funciona

Com o cartão Platinum Mastercard você tem acesso a um crédito aceito no mundo todo e aproveita benefícios enquanto viaja. Veja como funciona.

Continue lendo
content

Veja como comprar passagens da Azul a partir de R$366,10

Quer saber como comprar passagem aérea na Azul com comodidade e economia? Te explicamos aqui, continue a leitura e confira sobre o assunto!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como se inscrever no ProUni

Realizar a inscrição no programa ProUni é fácil, gratuito e totalmente online. Ficou interessado? Leia este post e confira o passo a passo.

Continue lendo
content

CDB e CDI: o que são e qual a diferença entre eles?

Quer investir em CDB e CDI, mas não sabe como cada um deles funciona e quais são as suas diferenças? Confira no artigo e comece a investir!

Continue lendo
content

Cartão Santander SX vale a pena?

Eis a questão, pedir o seu cartão Santander SX vale a pena? Esclarecemos essa dúvida aqui. Ficou curioso? Confira aqui no post.

Continue lendo