Investimentos
Ibovespa tem queda de 1,18% no pregão de quarta-feira antes do anúncio do aumento da taxa Selic
Em meio às expectativas do mercado em relação à reunião do Comitê de Política Monetária sobre a taxa Selic, Ibovespa teve recuo de 1,18% e terminou a sessão da última quarta-feira a 111.894 pontos.
Anúncios
por Aline Barbosa
O Copom decidiu pelo terceiro aumento seguido e a taxa básica de juros do país vai a 10,75% ao ano.
A bolsa de valores brasileira surpreendeu os investidores do mercado de ações na última quarta-feira (02/020 em meio às expectativas sobre a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e o Ibovespa caiu antes do anúncio da Selic, recuando 1,18% a 111.894 pontos no início da tarde. A queda do índice de referência suspendeu a alta divulgada nos últimos dias, e o dólar se manteve estável, subindo 0,03% a R$5,2760 até o fim do pregão.
A decaída dos papéis vem logo após a divulgação do balanço anual das grandes empresas do setor financeiro, que tem um grande peso dentro do Ibovespa. A maioria dos bancos operou em queda, com destaque para o Santander, que apresentou resultados abaixo do esperado pelo mercado. Nesse sentido, apenas os papéis da Positivo ON tiveram alta no pregão, fechando a 1,62%. No entanto, as ações ainda acumulam perdas de 13,58% só este ano.
Logo após o encerramento do mercado, o Copom anunciou o aumento de 1,5 ponto dos juros básicos do país, o terceiro acréscimo consecutivo, e que eleva a taxa para 10,75% ao ano. Aumento esse que já era previsto pelos principais economistas do país na última semana.
Com a decisão de aumentar o custo de crédito, o Comitê de Política Monetária contribui de forma direta para o combate à inflação ao retirar dinheiro de circulação na economia do país. As taxas de juros maiores também atraem investidores estrangeiros a aplicarem em renda fixa brasileira e reduz os riscos de uma fuga de capital para a compra de títulos do Tesouro Norte Americano, que em breve deve passar por uma alta nos juros implementada pelo Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos.
Além disso, a estratégia do aumento da Selic pelo Copom também tem como objetivo evitar a carência da moeda americana no Brasil, dificultando as altas exorbitantes do dólar, que é um dos agentes responsáveis pela alta da inflação.
Mesmo com o resultado no fim do pregão da última quarta-feira, o Ibovespa continua acumulando altas neste ano. Alguns economistas atribuem este fato aos ajustes do aumento das taxas de juros nos Estados Unidos e na tentativa do Federal Reserve em domar a inflação norte-americana. A expectativa é que o Fed eleve o custo dos empréstimos em 0,25% ao longo do ano, com cerca de até cinco reajustes.
Aline Barbosa
Tathiane Mantovani
Editor(a) sênior
Em Alta
Veja como cancelar o saque extraordinário de R$1 mil do FGTS
Confira o que fazer para cancelar o saque extraordinário do FGTS e devolver os valores para o seu Fundo de Garantia de forma simples.
Continue lendoSaque-aniversário: o que é e como aderir?
Quer saber como funciona o benefício saque-aniversário e como aderir a essa modalidade? É só continuar a leitura para saber mais.
Continue lendoCartão Will Bank online: sem anuidade e com cobertura internacional
Quer um cartão sem anuidade, fácil de usar e com cobertura internacional? Então, conheça o cartão Will Bank online e se surpreenda.
Continue lendoVocê também pode gostar
Empréstimo Creditas: como funciona
Com a Creditas, você escolhe entre três modalidades de empréstimo. Confira aqui as condições e decida qual é a melhor para você!
Continue lendoCartão Caixa Mulher online: personalizado e com benefícios Flex
Conheça o cartão Caixa Mulher online com benefícios exclusivos, bandeira Elo, programa de pontos e desconto em compras. Confira e saiba mais!
Continue lendoConheça a máquina de cartão TapTon
Conheça a máquina de cartão TapTon e se surpreenda com os seus benefícios: isenção de taxas até a cobertura nacional de pagamentos. Confira!
Continue lendo