Dicas

Quais faculdades participam do Fies 2021?

Deseja ingressar na faculdade com Fies? Contamos nesse post quais são as faculdades participantes do programa em 2021. Clique e confira.

Anúncios

Inscreva-se para o FIES 2021

Antes de mais nada, saiba as informações sobre o Fies 2021. | Imagem: UOL
Antes de mais nada, saiba as informações sobre o Fies 2021. | Imagem: UOL

O ano de 2021 já garantiu a primeira edição de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

Se você deseja ingressar no Ensino Superior este ano, mas está sem condições financeiras de bancar as mensalidades por agora, o programa com certeza, é uma ótima oportunidade.

Portanto, caso você queira saber mais sobre esse processo seletivo, basta ficar conosco, pois hoje vamos repassar as informações mais importantes sobre o Fies e te apresentar algumas boas instituições de Ensino Superior nas quais você pode estudar com um financiamento do programa.

Vamos lá!

Anúncios

Para que serve o Fies?

Antes de mais nada, vamos entender melhor sobre o programa.

Assim como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fies é um programa de incentivo ao acesso ao Ensino Superior criado pelo Governo Federal. A diferença entre eles é o benefício concedido por cada um: enquanto o Prouni oferece bolsas de estudo, o Fies oferece financiamentos estudantis aos seus candidatos. 

Há pouco tempo, o modelo de financiamento do Fies passou por algumas mudanças, sendo a principal delas a questão da escala de juros, que passou a variar conforme a renda familiar do estudante.

Além disso, no Novo Fies, a concessão de financiamentos a juros zero tornou-se uma possibilidade nos casos de candidatos mais necessitados.

Quem tem direito ao Fies 2021?

No entanto, para que você consiga um financiamento estudantil de Ensino Superior pelo Fies é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • Possuir renda familiar bruta de, no máximo, três salários mínimos por pessoa;
  • Ter obtido pontuação igual ou superior a 450 nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação deste mesmo exame, em qualquer das edições ocorridas a partir de 2010.

Anúncios

Quais são os requisitos do Fies?

Ao mesmo tempo, o processo seletivo ocorre por meio de um sistema objetivo que utiliza a nota do Enem como principal critério de seleção.

Em casos de notas idênticas entre candidatos que estejam tentando a mesma vaga, a preferência será do participante que tiver a maior nota na redação do Enem. Se neste ponto as notas também forem iguais, o sistema passará aos próximos critérios de desempate, que são:

Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias, maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além disso, o programa prioriza candidatos que ainda não tenham um diploma de nível superior, e que também não tenham sido contemplados pelo Fies em momento anterior.

Como se inscrever no Fies?

Em síntese, informações sobre o Fies 2021. | Imagem: Portal Nacional da Educação
Em síntese, informações sobre o Fies 2021. | Imagem: Portal Nacional da Educação

A sua inscrição para o Fies deve ser realizada por meio do site oficial do Fies seleção.

Para se inscrever, você deverá informar o CPF, data de nascimento e um endereço de e-mail válido.

Em seguida, deverá inserir os nomes dos componentes do grupo familiar maiores de 14 anos, bem como seus CPFs, datas de nascimento e renda bruta mensal.

O próximo passo é escolher a graduação que deseja financiar entre as opções disponíveis. É preciso selecionar o curso, a instituição de ensino, o campus e o turno. Após isso, basta confirmar a inscrição e ficar de olho nas notas de corte.

Vale ressaltar que durante o período de inscrições, o sistema de seleção do programa publica, em tempo real, a nota do último candidato que conseguiria a vaga naquele momento do processo seletivo. 

Quais as vantagens de começar uma graduação?

Quer sobressair-se no mercado de trabalho? Obter conhecimentos através da graduação é um dos pontos mais importantes para o bom profissional. Confira aqui.

Quais instituições participam do Fies 2021?

Da mesma forma que acontece com a lista de cursos disponíveis, a lista de instituições de ensino superior participantes do programa também pode variar ao longo do tempo.

Isso acontece, principalmente, porque o programa exige que as suas instituições de ensino superior credenciadas sejam reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Assim, se a avaliação de uma faculdade participante cair para um nível não considerado satisfatório, ela será excluída.

Por outro lado, se uma faculdade não participante conquista uma avaliação positiva do MEC, ela pode ser incluída.

Algumas das instituições participantes são:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Centro Universitário UNIBTA
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

E se não conseguir uma vaga no FIES?

Não se desespere!

Se porventura você não conseguir uma boa pontuação, o mercado ainda oferece outras alternativas.

Para começar, existe a possibilidade de financiar os estudos diretamente com instituições financeiras privadas que contam com esse produto na cartela. Para isso, é preciso ser correntista do banco em questão e, em alguns casos, não estar negativado ou com nome ativo no SPC e Serasa.

No entanto, você também pode tentar em algumas faculdades particulares, solicitando uma bolsa de estudo, sendo ela parcial ou até integral, de acordo a situação de cada pessoa.

Outra opção, são as instituições especializadas em financiamentos estudantis que contam com uma flexibilização de pagamento semelhante ao Fies – com juros baixos e condições de parcelamento diferenciadas. 

De modo geral, conseguir um financiamento é uma tarefa bem mais flexível, contando que existem diversas alternativas dentro do mercado.

Como se preparar para se inscrever no FIES 2022?

E sequência, o cronograma para o programa de 2022 já foi divulgado pelo Ministério de Educação (MEC) no dia 26 de dezembro. Segundo o edital do MEC, as inscrições para fies 2022 começam a partir do dia 5 de fevereiro e duram até dia 12. O Resultado será divulgado no dia 26 de fevereiro de 2022.

Para você que tem interesse, deve seguir o cronograma confirmado até agora:

  • Inscrições: 5 a 12 de fevereiro
  • Pré-seleção: 26 de fevereiro
  • Chamada da lista de espera: 26 de fevereiro a 31 de março

Quais outras informações devo considerar para o Fies 2022?

Portanto, veja as informações sobre o Fies. | Imagem: Quero Bolsa
Portanto, veja as informações sobre o Fies. | Imagem: Quero Bolsa

Além disso, é recomendado que você leia o edital fies 2022 atentamente, e fique por dentro das mudanças no novo fies 2022, de seus requisitos e de como funcionam as etapas de participação.

A sequência dos eventos segue, normalmente, assim para cada semestre do Fies 2022 Inscrição:

  • Período de abertura das inscrições para o Fies e P-Fies
  • Resultado das modalidades de Fies e P-Fies
  • Complementação da inscrição na modalidade Fies
  • Complementação da inscrição postergada
  • Lista de espera na modalidade Fies
  • Encerramento do semestre para o Fies

Conclusão

Por fim, ficará bem mais fácil adentrar em todos os cronogramas e preparações para o Fies.

Mas e aí? Gostou do post de hoje?

Não se esqueça, que compartilhar informações como as de hoje com outras pessoas, ajudam no desenvolvimento da informação.

Do mais, te desejamos bons estudos e boa sorte!

Os melhores cursos de ensino superior para 2021

Quer ter sucesso na sua carreira profissional? Confira aqui quais são os melhores cursos de ensino superior para 2021 e escolha o seu!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária de profissão e de coração, estudante de RH, mãe de pet, e, nas horas vagas, amante da arte, do esporte e da moda. Prazer, Malu. (:

Em Alta

content

Tudo sobre o cartão Banco do Brasil Altus Visa Infinite

O cartão Banco do Brasil Altus Visa Infinite será produzido em metal encapsulado e terá diversos benefícios diferenciados. Leia e saiba mais.

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo SuperSim

Descubra como solicitar o empréstimo SuperSim de forma 100% online e com uma análise de crédito rápida, além de conhecer as vantagens dele.

Continue lendo
content

Cartão Saraiva ou cartão Superdigital: qual escolher?

Cartão Saraiva ou cartão Superdigital? Qual é o melhor cartão? Não perca tempo! Confira essa resposta ao ler o nosso post.

Continue lendo

Dicas

Como fazer pós-graduação gratuita?

Já pensou realizar uma pós-graduação gratuita? Isso é muito possível com programas que dão bolsa de estudos. Confira o post e saiba mais!

Como fazer pós-graduação gratuita à distância?

Para quem gosta de se empenhar nos estudos, a pós-graduação gratuita é uma ótima oportunidade de desenvolver a área escolhida.

Afinal de contas, cursar uma graduação é uma opção que determina grande parte de seu sucesso, uma vez que ela irá te preparar para o mercado de trabalho e novas experiências.

Mas cada dia que se passa, a especialização se torna mais específica, e justamente por isso o empenho é última coisa que pode ficar para trás.

No entanto, nem todos conseguem continuar seus estudos devido a condições financeiras. Porém, hoje existem diversos programas e alternativas viáveis que você pode adotar para dar continuidade aos seus esforços.

Nesse artigo, você descobrirá mais sobre a pós-graduação e entenderá se é possível fazê-la de maneira gratuita.

O que é uma pós graduação?

Primeiramente, a pós graduação é o estudo que você inicia após concluir a graduação, ou seja, o curso que você começa após a conclusão do ensino médio.

Durante a graduação, os temas são abordados de maneira relativamente mais superficiais e gerais. Em outras palavras, a carga horária do curso é pequena, e por isso os conteúdos precisam ser encaixados na programação.

Justamente por isso, alguns alunos procuram seguir com uma pós-graduação, afim de mergulhar mais a fundo nos conteúdos.

Para entender mais como ela funciona, é necessário optar e pesquisar mais sobre a área escolhida. Entretanto, é preciso iniciar para tirar as próprias conclusões.

Por que fazer uma pós-graduação gratuita?

Se uma pós-graduação já é boa, imagina ela sendo gratuita!

Posteriormente podemos salientar que o mercado de trabalho atual está cada vez mais exigente e concorrido. E com isso, ninguém pode ficar parado esperando a vaga de emprego chegar à porta.

Partindo do ponto de vista das grandes empresas, a concorrência é cada vez mais acirrada. Dessa maneira, os gestores precisam encontrar profissionais que apresentem diferenciais que possam acumular valor às empresas, fazendo com que se consolidem no mercado.

Para que isso aconteça, já não basta que um profissional faça apenas uma graduação em determinada área de atuação. Hoje a educação continuada é essencial para melhorar as suas oportunidades.

É possível fazer pós-graduação gratuita?

Claro!

É possível sim realizar uma pós-graduação gratuita. No entanto, é indicado que você consiga uma bolsa de estudos por intermédio da instituição escolhida ou pelos programas do governo.

Com o intuito de estimular o estudo e conhecimento, o Governo oferece vários programas especializados em bolsas de estudos aqui no Brasil e no exterior.

Para cada Instituição ou Organização existe uma regra que se aplica quanto ao oferecimento de bolsas de estudo. Por isso, vale a pena estudar um pouco cada uma delas para confirmar seus propósitos.

Mais a frente, você verá algumas opções dos programas oferecidos.

O que analisar em uma pós-graduação antes de escolher a sua?

Antes de iniciar qualquer curso, é necessário pesquisar com calma, definir seus objetivos e seus planos profissionais.

Além disso, a pós-graduação está alinhada juntamente com o seu curso anterior, ou seja, ela é a continuação de seus aprendizados.

Agora, se você pretende expandir sua carreira acadêmica, é indispensável optar pela pós-graduação, mestrado e doutorado.

Outro ponto que você precisa levar em conta é a Instituição escolhida. Como existem várias que oferecem cursos de especialização no mercado, é necessária uma pesquisa aprofundada para que você alinhe seus objetivos ao que a Instituição oferece.

Curso técnico ou graduação: qual escolher?

Está em dúvida sobre qual curso fazer para dar um UP na sua carreira profissional? Te contamos aqui quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

Onde você pode fazer uma pós-graduação gratuita?

A seguir, confira algumas opções para iniciar a sua pós-graduação gratuita.

  • Sistema UAB: Este sistema é formado pelo Governo em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil). O mesmo desenvolve o ensino à distância, com o intuito de expandir ofertas de cursos de educação superior.
  • UNA-SUS: O mesmo também é um sistema do Governo. O UNA-SUS (Sistema Universidade Aberta do SUS) foi para atender à capacitação e educação permanente de profissionais que atuam na área da saúde. O programa disponibiliza vários cursos gratuitos a distância e também oferece bolsas de estudos para pós-graduação.
  • CAPES: A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma fundação do Ministério da Educação (MEC). Ela tem como objetivo auxiliar profissionais que não têm condições de fazer cursos superiores. O programa oferece anualmente várias oportunidades de bolsas de estudos para graduação e pós-graduação.
  • CNPQ: O CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) tem como principal objetivo fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Dessa forma, oferece anualmente várias oportunidades de bolsas de estudos para pós-graduação.
  • PROUNI: O PROUNI (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do Governo que tem como objetivo a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais de pós-graduação para diferentes áreas de atuação.

Onde conseguir bolsa de estudo para pós-graduação?

Em seguida, veja quais são os programas que te possibilitam conseguir uma pós-graduação gratuita.

CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece bolsas de estudos para os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O programa pertence ao Ministério da Educação e os requisitos podem mudar de acordo com a modalidade disponível.

No entanto, a seleção para as bolsas de estudos é feita pelos cursos e pela própria instituição de ensino superior do bolsista.

CNPQ

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) é um programa do governo federal que oferece bolsas de pós-graduação no Brasil e no exterior. Porém, para obter uma bolsa de estudo nesse programa, é preciso estar cursando mestrado ou doutorado apenas, ou seja, escolher seguir por uma formação acadêmica.

Por sua vez, o processo seletivo de bolsas é realizado pelo próprio conselho ou pelas instituições de ensino superior que disponibilizam as bolsas do programa.

FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma instituição pública de pesquisa acadêmica ligada à Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

Conclusão

Mediante às alternativas oferecidas, realizar uma pós-graduação não será mais um segredo para você!

Hoje, encontrar opções para alavancar os estudos é muito mais fácil. Claro que você precisará dedicar esforços assim como na graduação, mas tudo valerá a pena no final.

Se você chegou neste degrau, tenha a certeza de que o seu futuro está bem mais perto!

Gostou do post de hoje? Então continue nos acompanhando por aqui.

No mais, esperamos te ver novamente por aqui.

Até mais!

Cursos de pós-graduação que são tendência em 2021

O conhecimento é elemento essencial para destaque profissional. Por isso, confira aqui nossas dicas de cursos de pós-graduação que são tendência para 2021.

Você também pode gostar

content

Melhores opções de cartão de crédito visa

Que tal conhecer as melhores oções de cartão de crédito Visa? Então, leia este post e confira as cinco categorias de cartões dessa bandeira.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Sicredi Mastercard Black

Aprenda como solicitar o cartão Sicredi Mastercard Black online, via telefone ou pelo aplicativo, além de descobrir suas vantagens.

Continue lendo
content

Cartão PagBank ou Cartão Santander SX Universitário: qual escolher?

Cartão PagBank ou cartão Santander SX Universitário? Para saber qual deles é a melhor opção, leia o nosso post e confira todas as informações sobre eles.

Continue lendo