Educação

Quais faculdades participam do Fies 2021?

Quer ingressar em uma faculdade? Confira aqui quais são as faculdades que participam do Fies 2021 e como utilizar o programa.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 23/06/2021

Inscreva-se para o FIES 2021

Antes de mais nada, saiba as informações sobre o Fies 2021. | Imagem: UOL
Antes de mais nada, saiba as informações sobre o Fies 2021. | Imagem: UOL

O ano de 2021 já garantiu a primeira edição de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

Se você deseja ingressar no Ensino Superior este ano, mas está sem condições financeiras de bancar as mensalidades por agora, o programa com certeza, é uma ótima oportunidade.

Portanto, caso você queira saber mais sobre esse processo seletivo, basta ficar conosco, pois hoje vamos repassar as informações mais importantes sobre o Fies e te apresentar algumas boas instituições de Ensino Superior nas quais você pode estudar com um financiamento do programa.

Vamos lá!

Anúncios

Para que serve o Fies?

Antes de mais nada, vamos entender melhor sobre o programa.

Assim como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fies é um programa de incentivo ao acesso ao Ensino Superior criado pelo Governo Federal. A diferença entre eles é o benefício concedido por cada um: enquanto o Prouni oferece bolsas de estudo, o Fies oferece financiamentos estudantis aos seus candidatos. 

Há pouco tempo, o modelo de financiamento do Fies passou por algumas mudanças, sendo a principal delas a questão da escala de juros, que passou a variar conforme a renda familiar do estudante.

Além disso, no Novo Fies, a concessão de financiamentos a juros zero tornou-se uma possibilidade nos casos de candidatos mais necessitados.

Quem tem direito ao Fies 2021?

No entanto, para que você consiga um financiamento estudantil de Ensino Superior pelo Fies é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • Possuir renda familiar bruta de, no máximo, três salários mínimos por pessoa;
  • Ter obtido pontuação igual ou superior a 450 nas provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação deste mesmo exame, em qualquer das edições ocorridas a partir de 2010.

Anúncios

Quais são os requisitos do Fies?

Ao mesmo tempo, o processo seletivo ocorre por meio de um sistema objetivo que utiliza a nota do Enem como principal critério de seleção.

Em casos de notas idênticas entre candidatos que estejam tentando a mesma vaga, a preferência será do participante que tiver a maior nota na redação do Enem. Se neste ponto as notas também forem iguais, o sistema passará aos próximos critérios de desempate, que são:

Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias, maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Além disso, o programa prioriza candidatos que ainda não tenham um diploma de nível superior, e que também não tenham sido contemplados pelo Fies em momento anterior.

Como se inscrever no Fies?

Em síntese, informações sobre o Fies 2021. | Imagem: Portal Nacional da Educação
Em síntese, informações sobre o Fies 2021. | Imagem: Portal Nacional da Educação

A sua inscrição para o Fies deve ser realizada por meio do site oficial do Fies seleção.

Para se inscrever, você deverá informar o CPF, data de nascimento e um endereço de e-mail válido.

Em seguida, deverá inserir os nomes dos componentes do grupo familiar maiores de 14 anos, bem como seus CPFs, datas de nascimento e renda bruta mensal.

O próximo passo é escolher a graduação que deseja financiar entre as opções disponíveis. É preciso selecionar o curso, a instituição de ensino, o campus e o turno. Após isso, basta confirmar a inscrição e ficar de olho nas notas de corte.

Vale ressaltar que durante o período de inscrições, o sistema de seleção do programa publica, em tempo real, a nota do último candidato que conseguiria a vaga naquele momento do processo seletivo. 

Quais as vantagens de começar uma graduação?

Quer sobressair-se no mercado de trabalho? Obter conhecimentos através da graduação é um dos pontos mais importantes para o bom profissional. Confira aqui.

Quais instituições participam do Fies 2021?

Da mesma forma que acontece com a lista de cursos disponíveis, a lista de instituições de ensino superior participantes do programa também pode variar ao longo do tempo.

Isso acontece, principalmente, porque o programa exige que as suas instituições de ensino superior credenciadas sejam reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Assim, se a avaliação de uma faculdade participante cair para um nível não considerado satisfatório, ela será excluída.

Por outro lado, se uma faculdade não participante conquista uma avaliação positiva do MEC, ela pode ser incluída.

Algumas das instituições participantes são:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Centro Universitário UNIBTA
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

E se não conseguir uma vaga no FIES?

Não se desespere!

Se porventura você não conseguir uma boa pontuação, o mercado ainda oferece outras alternativas.

Para começar, existe a possibilidade de financiar os estudos diretamente com instituições financeiras privadas que contam com esse produto na cartela. Para isso, é preciso ser correntista do banco em questão e, em alguns casos, não estar negativado ou com nome ativo no SPC e Serasa.

No entanto, você também pode tentar em algumas faculdades particulares, solicitando uma bolsa de estudo, sendo ela parcial ou até integral, de acordo a situação de cada pessoa.

Outra opção, são as instituições especializadas em financiamentos estudantis que contam com uma flexibilização de pagamento semelhante ao Fies – com juros baixos e condições de parcelamento diferenciadas. 

De modo geral, conseguir um financiamento é uma tarefa bem mais flexível, contando que existem diversas alternativas dentro do mercado.

Como se preparar para se inscrever no FIES 2022?

E sequência, o cronograma para o programa de 2022 já foi divulgado pelo Ministério de Educação (MEC) no dia 26 de dezembro. Segundo o edital do MEC, as inscrições para fies 2022 começam a partir do dia 5 de fevereiro e duram até dia 12. O Resultado será divulgado no dia 26 de fevereiro de 2022.

Para você que tem interesse, deve seguir o cronograma confirmado até agora:

  • Inscrições: 5 a 12 de fevereiro
  • Pré-seleção: 26 de fevereiro
  • Chamada da lista de espera: 26 de fevereiro a 31 de março

Quais outras informações devo considerar para o Fies 2022?

Portanto, veja as informações sobre o Fies. | Imagem: Quero Bolsa
Portanto, veja as informações sobre o Fies. | Imagem: Quero Bolsa

Além disso, é recomendado que você leia o edital fies 2022 atentamente, e fique por dentro das mudanças no novo fies 2022, de seus requisitos e de como funcionam as etapas de participação.

A sequência dos eventos segue, normalmente, assim para cada semestre do Fies 2022 Inscrição:

  • Período de abertura das inscrições para o Fies e P-Fies
  • Resultado das modalidades de Fies e P-Fies
  • Complementação da inscrição na modalidade Fies
  • Complementação da inscrição postergada
  • Lista de espera na modalidade Fies
  • Encerramento do semestre para o Fies

Conclusão

Por fim, ficará bem mais fácil adentrar em todos os cronogramas e preparações para o Fies.

Mas e aí? Gostou do post de hoje?

Não se esqueça, que compartilhar informações como as de hoje com outras pessoas, ajudam no desenvolvimento da informação.

Do mais, te desejamos bons estudos e boa sorte!

Os melhores cursos de ensino superior para 2021

Quer ter sucesso na sua carreira profissional? Confira aqui quais são os melhores cursos de ensino superior para 2021 e escolha o seu!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como Negociar Santander dívidas: passo a passo

Se você é cliente do Santander e quer saber como negociar suas dívidas, leia o post de hoje! Nele falaremos detalhadamente como funciona o processo.

Continue lendo
content

Como é calculado o Boa Vista Score?

O cálculo Boa Vista Score leva em consideração alguns aspectos financeiros do indivíduo, como: inadinplência e pagamentos atrasados. Veja!

Continue lendo
content

Empréstimo com a Bom Pra crédito: liberação em até 2 dias úteis!

O empréstimo com a Bom Pra Crédito é a opção ideal para sair das dívidas e se organizar financeiramente. Veja mais sobre o assunto aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Discover It Cashback

Um cartão simples com boas condições e sem custos anuais. Esse é o cartão de crédito Discover It Cashback. Leia agora e saiba mais.

Continue lendo
content

Cartão Will Bank ou Cartão Inter: qual o melhor?

Está buscando fazer um cartão de crédito e não sabe qual escolher? Confira agora a comparação entre o cartão Will Bank e o cartão Inter!

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo Cresol

O empréstimo Cresol tem condições especiais de pagamento e você pode usar o dinheiro sem precisar comprovar a destinação. Veja como solicitar!

Continue lendo