Finanças

Nova lista de aprovados para receber o Abono Salarial 2022 é divulgada pela Dataprev

Em nova lista divulgada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), cerca de 1,9 milhões de brasileiros podem receber o PIS/PASEP após terem seus cadastros excluídos do programa. Veja mais aqui!

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 21/03/2022

Quase 2 milhões de cadastros passaram por reprocessamento após erro na base do RAIS. Entenda.

Dataprev divulga nova lista com aprovados para o Abono Salarial 2022. Fonte: Adobe Stock.
Dataprev divulga nova lista com aprovados para o Abono Salarial 2022. Fonte: Adobe Stock.

Uma boa notícia para quem estava aguardando o reprocessamento de dados do Abono Salarial 2022! O Governo Federal concluiu o processo na base de dados que assegura o pagamento do PIS/PASEP este ano. Então, cidadãos que ainda não receberam seu benefício já podem consultar se têm direito ao incentivo desde o dia 16 de março. 

De acordo com um levantamento da Dataprev, cerca de 1,9 milhões de brasileiros passaram pela revisão de dados e devem ser contemplados na segunda lista de pagamentos. 

Os depósitos referentes ao Abono Salarial 2022 tiveram início em 08 de março e vão até o último dia do mês. Contudo, uma parcela de trabalhadores que sempre receberam o benefício informaram que foram excluídos dos pagamentos esse ano. Então, em meados de fevereiro a Dataprev anunciou a medida de reprocessamento para averiguar os casos. 

Segundo a empresa de tecnologia do governo, os equívocos ocorreram por conta de uma falha nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Assim, o reprocessamento foi a maneira que a entidade encontrou para apurar minuciosamente o ocorrido e garantir o direito aos trabalhadores. 

Ainda segundo a Dataprev, aproximadamente 1,9 milhões de cadastros ainda precisavam de um processamento extra. Contudo, a operação foi concluída com êxito no dia 15 de março. Quem deseja consultar se o seu nome consta na lista, é só acessar a plataforma Gov.br ou então verificar diretamente pelo app Carteira de Trabalho Digital. 

Quem tem direito ao abono salarial 2022?

Confira quem pode receber os valores do PIS/PASEP este ano!

Anúncios

Reprocessamento de dados

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência esclareceu que apenas 3,5% dos cadastros em seu banco de dados precisaram passar pelo reprocessamento. Aliás, essa foi a primeira vez que o governo recorreu aos registros do e-social para identiciar os cidadãos com direito ao Abono Salarial 2022. 

Então, dos 55 milhões de brasileiros empregados que passaram pela análise da Dataprev, 22.7 milhões tem direito ao PIS/PASEP, 30.4 milhões não devem receber o benefício, e 1.9 milhões precisaram passar por mais um processamento de dados. 

Quem recebe o Abono Salarial 2022?

Este ano, o pagamento do PIS/PASEP tem 2020 como ano-base. Sendo assim, para receber o incentivo do governo, o trabalhador precisa:

  • Ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada;
  • Ter recebido no máximo a soma de 2 salários mínimos por mês;
  • Ser inscrito no PIS/PASEP há no mínimo 5 anos;
  • Ter os dados empregatícios inseridos corretamente no RAIS pelo empregador

Quem tem direito ao PIS, os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal. Já o PASEP é um incentivo pago pelo Banco do Brasil aos funcionários públicos do país. 

O valor máximo do Abono é um salário mínimo completo (R$1.212,00) para quem trabalhou os 12 meses durante o ano-base. Quem não completou um ano de registro, recebe o valor proporcional aos meses trabalhados. 

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Atualização do Super App do banco Inter oferece integração de novos serviços e funcionalidades simplificadas aos seus clientes

Atualização do Super App do Inter oferece maior integração tecnológica com diversos setores e upgrade em funcionalidades conhecidas. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Conheça o consórcio imobiliário Banco do Brasil

Quer comprar sua casa própria? Com o consórcio imobiliário Banco do Brasil, a realização deste sonho fica totalmente viável. Veja mais aqui.

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Universo

Cartão Universo é uma opção excelente de pré-pago que reúne vários benefícios em apenas um cartão. Clique e saiba como solicitar o seu!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

5 melhores cartões Gold 2021

Conheça os melhores cartões Gold de 2021 e descubra suas vantagens, como seguros, programas de recompensas e descontos em serviços e lazer. Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Cencosud

Conheça o cartão Cencosud, compre com descontos exclusivos! Entenda os benefícios e descubra como solicitar o seu para começar a aproveitar.

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Daycred

O cartão Daycred é uma ótima opção para beneficiários do INSS e servidores públicos. Ficou interessado? Então, leia este post e saiba mais!

Continue lendo