Dicas

Curso Gratuito de Programação: Onde e Como Fazer

Quer atuar na área da programação? Então conheça nesse post alguns cursos gratuitos de programação!

por

Maria Luísa Barbosa

Publicado em

ANÚNCIOS

Onde fazer curso de programação online?

Antes de mais nada, saiba tudo sobre curso de programação gratuito. | Imagem: Guia do Estudante

Com um mercado cada dia mais atualizado e dinâmico, fazer um curso gratuito de programação pode ser seu futuro! Já parou para pensar nisso?

Se você chegou até aqui, é porque com certeza possui interesse no setor de desenvolvimento de sistemas.

Talvez porque a arte de aprender a programar tem crescido muito nos últimos anos, seja para fins profissionais ou como hobby.

E justamente por isso, que neste artigo, vamos fazer uma peneira nas principais informações que você precisa saber antes de iniciar sua jornada.

Mesmo que você não queira trabalhar diretamente com programação, aprender uma linguagem de programação pode trazer vários benefícios.

Vamos lá? 

Curso de programação: o que é?

De início, programar é a ação de planejar e dar instrução a alguma coisa para que ela funcione de um jeito específico. 

Em outras palavras, a noção de programação é bastante associada à programação em informática. 

Este é o processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. Este código indicará ao programa informático o que tem de fazer e de que forma.

Essa programação costuma ser chamada de programação de computadores e é usada para criar programas que usamos tanto nos computadores quanto em dispositivos móveis, por exemplo.

O programador encarrega-se de escrever, verificar, averiguar e manter o código-fonte. Neste sentido, os modelos de desenvolvimento de software enquadram-se numa disciplina da informática denominada engenharia de software.

Para que serve a programação?

Ao mesmo tempo, a programação é um dos pilares que sustenta e move o mundo da tecnologia.

 Ela simplesmente está em todos os lugares: na televisão, na geladeira, no ar condicionado, nos aparelhos celulares, nos computadores e etc.

E o papel do programador nisso tudo é criar códigos e usar as linguagens de escrita de programação para que todos esses dispositivos funcionem da maneira como se espera.

O ato de programar serve para ter certeza, por exemplo, de que um computador vai mesmo carregar o seu sistema operacional assim que ele for iniciado, e que não vai agir ou executar uma tarefa diferente para a qual ele não foi programado.

Qual é o melhor curso gratuito de programação?

Em síntese, saiba as opções de cursos de programação. | Imagem: Pplware

A resposta para essa pergunta está em você!

Isso porque existem incontáveis escolas e instituições para iniciar um curso gratuito de programação. No entanto, existem alternativas que você pode selecionar antes de começar. Veja só:

– Instituição: antes de mais nada, é imprescindível conhecer mais sobre a escola que você possui interesse, seja ela online ou presencial. Perguntas como: a escola é bem posicionada no mercado? Quais são os profissionais que nela atuam? Possui uma boa estrutura para o desenvolvimento do estudo? Oferece certificado?

– Linguagens: Quem deseja iniciar no universo da programação, também precisa entender ou escolher qual é a linguagem que será desenvolvida. Em um curso de programação, você aprenderá sobre várias delas, no entanto, se houver interesse em aprofundar em uma especificamente, é preciso buscar mais informações sobre ela.

– Mercado de trabalho: Se você iniciou um curso gratuito de programação, certamente você também irá procurar um Job. E graças ao dinamismo do setor, o mercado de trabalho para um programador é bem acessível. Já pensou qual será o seu primeiro trabalho?

Conteúdo Recomendado

Curso gratuito de finanças pessoais Serasa

Educação financeira é assunto sério e você precisa aprender a lidar de maneira inteligente com o seu dinheiro. Por isso, conheça o curso gratuito de finanças pessoais

5 melhores opções de curso gratuito de programação

Com o intuito de facilitar o seu processo de escolha, separamos cinco plataformas para iniciar um curso gratuito de programação. Veja só:

ANÚNCIOS

edX

Iniciamos com a edX, uma plataforma educacional de código-aberto.

Mais de 5 milhões de usuários estão atualmente cadastrados e usando os cursos da plataforma.

O site é dividido em várias categorias diferentes que se expandem inclusive, para além da programação.

Se você estiver aqui para aprender tudo de programação, a opção mais útil que você vai encontrar é a categoria de Ciências da Computação.

Coursera

Em seguida, apresentamos a Coursera, uma das maiores plataformas de ensino à distância pela internet no mundo. As aulas são ministradas por professores de universidades conceituadas e por centros de ensino especializados no tema.

A oferta de cursos especializados em programação é grande. Tem desde cursos mais introdutórios, como o Introdução à Lógica, a até algo mais complexo, como um Bacharelado em Ciência da Computação, administrado pela Universidade de Londres.

Como acontece em diversos cursos disponibilizados na plataforma, alguns materiais e lições em vídeo, além de exercícios para praticar, são gratuitos. Mas o usuário também tem a opção de pagar para ter uma experiência bem mais aprofundada em programação.

Se você está buscando plataformas renomadas, essa é sua chance!

Code Academy

Posteriormente, temos o Code Academy, uma das plataformas de ensino na área de maior referência e uma das mais utilizadas no mundo, isso porque mais de 24 milhões de pessoas já fizeram um curso no site.

O Code Academy aborda desde estudos de introdução sobre o que o tema engloba, mostrando projetos para o aluno praticar e atividades para desenvolver. Além de aulas específicas sobre cada uma das principais linguagens de programação. Entre elas:

  • HTML
  • JavaScript
  • CSS
  • PHP
  • jQuery
  • Python
  • Ruby

BitDegree

O próximo da lista é BitDegree, uma plataforma que oferece uma tonelada de cursos gratuitos que vão desde programação a desenvolvimento de games.

Ele dispõe de cursos online mais convencionais e outros com sistemas de gameficação.

Os cursos com gamificação incrementam conquistas e interação ao processo de aprendizado. Tudo o que você precisa fazer é escolher o idioma de uso e começar a aprender

Khan Academy

E para finalizar, você poderá visitar a Khan Academy, uma das plataformas pioneiras no ensino à distância e gratuito de programação.

Essa é uma ótima oportunidade para os iniciantes se engajarem na área e criarem gosto por alguma ramificação que gostariam de tomar na carreira como programador.

O site disponibiliza materiais didáticos e vídeos intuitivos sobre como começar a programar

Conclusão

Por fim, conheça os cursos gratuitos. | Imagem: CIO

Por fim, o que você acha de iniciar um curso gratuito de programação?

Parece ser bem viável não é mesmo?

Lembre-se sempre que a programação é um setor que irá exigir muito emprenho e dedicação. Talvez você gaste horas ou dias para aprender tudo o que quiser.

Mas com tantas opções gratuitas disponíveis, você consegue aprender a como programar em um tempo recorde e sem gastar dinheiro com isso.

Gostou do post? Então continue nos acompanhando por aqui e fique por dentro de temas que irão fomentar o seu conhecimento.

Até mais!

Conteúdo Recomendado

Os melhores cursos gratuitos para sair das dívidas

Quer sair do vermelho ainda em 2021? Então, está na hora de aprender um pouco mais de finanças pessoais. Confira os melhores cursos gratuitos abaixo

Maria Luísa Barbosa

Publicitária de profissão e de coração, estudante de RH, mãe de pet, e, nas horas vagas, amante da arte, do esporte e da moda. Prazer, Malu. (:

Cartões

Como solicitar o cartão PagBank

Precisa de um novo cartão de crédito? Procura pelas menores taxas? Então, leia este post e confira como solicitar o cartão PagBank.

por

Fernanda Weber

Publicado em

| Atualizado em

Cartão PagBank

Veja aqui como solicitar o seu cartão PagBank. Fonte: PagBank.

Se você procura por um cartão livre de anuidade, sem taxas e, ainda, com bandeira Visa e cobertura internacional, então está no lugar certo. Isso porque neste artigo vamos te mostrar como você pode solicitar o seu cartão PagBank.

Em suma, esse cartão de crédito conta com todas as funcionalidades dos cartões deste tipo. Com ele você consegue parcelar compras em algumas vezes, fazer saques em caixas do Banco24Horas e, ainda, ter acesso aos apps de carona, entrega e streaming, que podem fazer a diferença na nossa vida.

Por conta dessas e outras vantagens, veja agora como fazer a solicitação do seu.

Solicitar online

Tenha seu cartão de crédito sem sair de casa. Fonte: Pexels

Como você verá em seguida, é muito simples ter acesso ao cartão de crédito do PagBank. 

Em resumo, a primeira coisa que você precisa fazer é abrir uma conta no banco digital. Para isso, você pode usar tanto o site quanto o super app “PagBank”.

Assim sendo, veja como solicitar seu cartão online e pelo app.

Para solicitar sua conta online, você precisa entrar no site do PagBank e clicar em “Abra já sua conta grátis”. Depois que fizer isso, basta seguir as instruções do site.

Quando a conta estiver aprovada, poderá solicitar seu cartão de crédito. No entanto, essa operação está sujeita à análise do banco.

Por isso, caso essa opção não esteja liberada, vale a pena usar alguns serviços do banco para que ele entenda o seu interesse e libere o cartão o quanto antes. 

De acordo com as recomendações do próprio PagBank, se você fizer a portabilidade da sua conta salário ou ainda adquirir um dos ativos de renda fixa oferecidos pelo banco, suas chances de conseguir o cartão aumentam muito.

Solicitar via telefone

No momento, está opção ainda não está disponível. Mas, em caso de dúvida, nossa dica é entrar em contato com o PagBank por meio dos contatos que deixamos aqui embaixo:

  • 4003 1775 (Capitais e região metropolitana);
  • 0800 728 2174 (Demais regiões - exceto celular).

Solicitar no aplicativo

Baixe o aplicativo para ter acesso a todas as funcionalidades do cartão PagBank. Fonte: Pexels

Pronto para ter seu cartão PagBank?

Então, vamos lá baixar o app “PagBank”. Ele está disponível em todas as lojas de aplicativo, portanto, você não terá dificuldades para encontrá-lo.

Depois que fizer o download, basta abrir um cadastro e verificar se a opção de cartão de crédito está disponível. Caso não esteja, você pode considerar, ainda, ter um cartão pré-pago ou o cartão da conta, por exemplo. Desse modo você não precisa ficar sem aproveitar a conta.

Cartão C6 Bank ou cartão de crédito PagBank?

Por fim, trouxemos um bônus para você. Se ainda está em dúvida se vai ou não solicitar o cartão PagBank, confira abaixo o desempenho desse cartão quando comparado ao que o C6 Bank oferece:

Cartão C6 BankCartão PagBank
Renda mínimaNão exigidaNão exigida
AnuidadeIsentaIsenta
BandeiraMastercardVisa
CoberturaInternacionalInternacional
BenefíciosPrograma Mastercard SurpreendaPagamento por aproximação
Tabela de comparação entre C6 Bank e PagBank.
Continuar Lendo

Em Alta