Dicas

Conheça o Pensar Concursos

Pensa em prestar concurso público? Veja nesse post as dicas sobre o Pensar Concursos e saiba como se sobressair nas provas.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 12/04/2021

Fazer concurso público em 2021

Afinal, você conhece a Pensar Concursos? Te contamos nesse post. Veja. | Imagem: Freepik
Afinal, você conhece a Pensar Concursos? Te contamos nesse post. Veja. | Imagem: Freepik

Atualmente, a taxa de desemprego no Brasil atinge a média de 13,5%. E com esse cenário, ninguém quer ficar parado. Diante desses problemas, uma das alternativas de crescimento que surge no mercado são os tão conhecidos concursos públicos. E aí entra a importância de empresas como a Pensar Concursos.

Todavia, em um campo competitivo, a busca por postos e salários atrativos despertam o interesse em qualquer pessoa. Atualmente, graças aos concursos públicos, a ocupação de um cargo de maior valorização se torna possível. Claro que este processo não é simples como parece. Muito pelo contrário, sabemos que existem alguns critérios essenciais para o sucesso de um emprego estável.

Hoje nós iremos te apesentar tudo sobre um concurso público, além de todas as etapas que fazem parte dele. Inclusive como o Pensar Concursos pode te auxiliar na sua aprovação.

Portanto, se esse assunto te interessa, continue a leitura. Você vai entender neste post, como e o porque continuar dedicando esforços para essa conquista. Vem com a gente!

Anúncios

O que é um Concurso Público?

Antes de mais nada queremos te explicar o que é concurso público. Veja bem: concurso Público é um processo seletivo que permite a ocupação de postos de trabalho em um órgão ou empresa pública.

Geralmente, os concursos são formulados com a intenção de avaliar o conhecimento e competência de um candidato de acordo com a vaga que está concorrendo.

Os concursos também servem para evitar que políticos usem de seus cargos para oferecerem vagas públicas a familiares ou amigos.

O mesmo funciona de forma burocrática, ou seja, todos que atenderem aos requisitos podem participar do edital concorrendo a vagas de maneira igualitária. 

Concurso Público: Como funciona?

Entretanto, você sabe como funciona o concurso público? Te contamos aqui. | Imagem: Freepik
Entretanto, você sabe como funciona o concurso público? Te contamos aqui. | Imagem: Freepik

Inicialmente, os órgãos públicos reportam as vagas abertas ao Estado. A aprovação da vaga acontece de acordo com a categoria pertinente: federal, estadual, municipal ou até pelo Ministério da economia.

Após a análise do pedido e aprovação pelo estado, o órgão publico segue com as etapas para a efetivação do concurso.

Feito isso, o concurso estará na listagem orçamentária do governo. Posteriormente, a liberação para o concurso será publicada no Diário Oficial, aonde são contidos todos os atos da administração pública do país.

Porém o processo não acaba por aqui. Te explicamos as outras etapas logo abaixo. Então se esse assunto te interessa, continue a leitura.

Anúncios

A Comissão do Concurso

Assim que as etapas acima forem realizadas, um grupo de pessoas do órgão público formarão uma comissão para a elaboração do que chamamos de Projeto Básico.

Neste projeto serão apresentadas todas as informações sobre a bancada organizadora. Além disso, também serão formulados os editais para as postagens dos referidos concursos.

O Edital é montado por uma empresa contratada, por meio de dispensa ou licitação. A mesma será responsável por finalizar o edital, aplicar as provas, fazer as correções e definir os classificados.

Principais Bancas organizadoras

Apresentamos agora as principais bancas organizadoras de concursos públicos. Veja só:

  • Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos
  • FGV – Fundação Getúlio Vargas
  • FCC – Fundação Carlos Chagas
  • Fundação Vunesp – Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista

Áreas

Entretanto, já em relação às áreas, podemos dizer que os concursos são divididos em setores: Fiscal, contábil, bancária, jurídica, gestão, administração, análise técnica e muitas outras.

Podemos dizer que todas as áreas possuem grande concorrência, sendo necessário que os concurseiros estudem bastante (aí entra a importância de empresas como a Pensar Concursos). Entretanto, algumas áreas são mais específicas como as vagas fornecidas por órgãos de Procuradorias, Banco Central e Ministério da fazenda por exemplo.

Motivos para se inscrever em um concurso público

Afinal, quais são os motivos para prestar um concurso público? Contamos a seguir. | Imagem: Freepik
Afinal, quais são os motivos para prestar um concurso público? Contamos a seguir. | Imagem: Freepik

Como já citamos, o concurso público é uma porta promissora, principalmente para estudantes. Antes de começar sua jornada, confira alguns dos pontos positivos de ocupar uma vaga por intermédio do concurso.

  • Estabilidade: Financeira e empregatícia! Uma vez dentro do cargo, o empregado tem garantia de estabilidade, sem probabilidades de ser mandado embora a qualquer momento. Isso só virá acontecer em casos extremos. Além disso, as remunerações são bem maiores quando comparadas com as do funcionalismo privado.
  • Horários: Podemos dizer que muito dificilmente será necessário realizar horas extras, uma vez que os horários são todos estipulados de forma fixa.
  • Experiência: Não será necessário se preocupar com experiência, uma vez que a contratação é feita apenas medindo o seu resultado nas provas. Além disso, você terá a grande oportunidade de desenvolver todos os seus conhecimentos.
  • Benefícios: além do ótimo salário, também consideramos os demais benefícios oferecidos, como por exemplo, vale refeição, vale transporte, convênio e muitos outros.

Os melhores cursos de ensino superior para 2021

Quer ter sucesso na sua carreira profissional? Confira aqui quais são os melhores cursos de ensino superior para 2021 e escolha o seu!

Como iniciar a preparação para um concurso público?

Como nem tudo são rosas, vamos lembrar que para conquistar uma vaga é preciso muita dedicação. Talvez exista uma insegurança na hora de realizar a prova, e é justamente por isso que uma boa preparação tornará o processo mais simplificado.

Listamos abaixo alguns dos critérios que devem ser levados em consideração:

  • Estudo: Sim, muito estudo! Seu conhecimento será indispensável na hora da prova e é por meio dele que sua aprovação será definida.
  • Lazer: Sacrifique alguns lazeres para buscar todo o conhecimento necessário durante o processo. 
  • Informação: Fique por dentro de todas as etapas do concurso e realize tudo de forma cronológica.

Em quais etapas devo manter o acompanhamento?

Em síntese, há algumas etapas que o acompanhamento é essencial. Contamos quais são. Veja. | Imagem: Freepik
Em síntese, há algumas etapas que o acompanhamento é essencial. Contamos quais são. Veja. | Imagem: Freepik

Bom, em todas! Do início ao fim, toda dedicação é bem-vinda. Mas existem algumas etapas que precisam de muita atenção e de modo algum podem ser esquecidas. Entre elas estão:

  • Período de inscrição;
  • Período para solicitação de isenção de taxas de inscrição;
  • Datas de aplicação das provas;
  • Publicação os gabaritos;
  • Período da divulgação dos resultados finais;
  • Período de convocação dos aprovados.

Recomendamos que você lembre de sempre acompanhar os respectivos processos e manter o controle das datas em sua agenda.

Quais modalidades de provas os concursos possuem?

Esta é uma pergunta muito frequente. Afinal, todos querem aquecer os neurônios antes da prova. Confira algumas delas: Prova Objetiva (assinalar), Prova Dissertativa (escrever), Prova Oral (falar), Teste de aptidão e Teste Psicotécnico.

Vale ressaltar que nem todas as provas serão compostas por todos os tópicos listados acima. Isso dependerá do concurso que você pretende concorrer, mas é provável que no edital de cada um deles uma expectativa de conteúdo seja divulgada, confira-a para se programar melhor.

Motivos para investir em um curso e sair bem na prova

Enfim, saiba quais são os motivos de investir em um curso. Contamos abaixo. | Imagem: Freepik
Enfim, saiba quais são os motivos de investir em um curso. Contamos abaixo. | Imagem: Freepik

Para garantir bons resultados, é ideal que os estudantes invistam em cursos especializados ou conteúdos exclusivos para uma performance considerável nas provas.

Como notamos até aqui, todo processo seletivo exige muito conhecimento, ainda mais nas provas dos concursos públicos, uma vez que eles apresentam questões de múltiplas disciplinas com níveis de dificuldade mais elevados.

Enfim, um curso especializado direcionará as diretrizes corretas para um estudo eficaz. Ou seja, a montagem de um cronograma de estudos diários, as revisões, os conteúdos exclusivos de concursos, algumas simulações, farão parte do cotidiano de um estudante.

Vale a pena subir um degrau e ficar seguro em seu futuro posto de trabalho.

Mais a diante veremos como optar pelo curso ideal. Continue acompanhando!

O que pode me reprovar em um concurso?

Vale pensar nisso! Afinal, esse é um tópico muitíssimo importante para os concurseiros.

Não podemos considerar apenas o que é promissor, pois para que haja um resultado positivo, é necessário a ciência de todas as possibilidades, sejam elas boas ou ruins.

Se pensamos no que fazer para ser aprovado nas provas, também pensamos naquilo que impede a nossa aprovação certo?

Um dos principais motivos da reprovação dos candidatos é a famosa falta de preparação. Sabemos que o jeito brasileiro é deixar tudo para última hora. Porém isso não funciona neste caso.

Por exemplo: se um edital de concurso da Defensoria Pública for publicado com data das provas previstas para o próximo mês, sabe-se que o tempo será curto até lá. Isso significa que se porventura um candidato iniciar sua preparação dentro deste intervalo de tempo, ele não garantirá sua vaga, levando em conta que o concurso tem alto grau de dificuldade.

Portanto, se prepare corretamente!

Concursos públicos que só exigem ensino médio

Existem concursos que exigem apenas o ensino médio. Contamos abaixo quais são. Veja só. | Imagem: Freepik
Existem concursos que exigem apenas o ensino médio. Contamos abaixo quais são. Veja só. | Imagem: Freepik

A seguir, confira a listagem dos principais concursos públicos pretendidos pelos concurseiros que optam pelo Pensar Concursos para seu preparo. Além disso, saiba também quais são as vagas que exigem apenas o ensino médio:

  • PRF (Polícia Federal) > cargos de assistente administrativo
  • INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) > cargos para técnico do seguro social
  • Banco do Brasil > cargos para escriturários
  • Tribunal de Justiça > cargos para escrevente
  • Receita Federal > cargos para assistente administrativo
  • ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) > cargos para técnico administrativo
  • IBAMA > cargos para técnico administrativo

É válido lembrar que as vagas repassadas acima, são consideradas as mais frequentes. A consulta completa de vagas, salários e aberturas dos concursos, devem ser acompanhadas e consultadas na íntegra de acordo com os interesses de cada candidato.

5 Mitos sobre Concursos Públicos

Se você chegou até aqui, certamente você está bastante interessado sobre o tema, acertamos? Entretanto, precisamos citar alguns boatos que acabam surgindo em processos de concursos. Lembrando que todos são falsos, e não devem ser considerados.

  1. “Muitas pessoas estudam e ainda assim, não conseguem aprovação”
  2. “Tem que escolher entre estudar ou trabalhar”
  3. “Quem tem o nome sujo não pode prestar concurso público”
  4. “Tem que ter os macetes para conseguir”
  5. “Tem gente que passou sem estudar nada”

Como já dissemos, prestar concurso público é um encargo de grande responsabilidade. Informações como essas são literalmente inválidas. Todos as etapas e exigências são necessárias.

Lembre-se de ser a sua própria fonte de informação. Consulte, pesquise, siga e acompanhe redes confiáveis. Não alimente informações medianas, levando em conta que os procedimentos que envolvem o Estado, são super rigorosos.

Pensar Concursos

Enfim, te apresentamos o Pensar Concursos. | Imagem: Freepik
Enfim, te apresentamos o Pensar Concursos. | Imagem: Freepik

Mediante a tudo o que apresentamos, é possível encontrar uma forma mais simplificada de coordenar todos os passos durante o processo de preparação para um concurso.

O Pensar Concursos foi criado para isso! Para te ajudar a organizar e concentrar os esforços durante seu percurso.

O Pensar Concursos oferece uma proposta de simplificar os meios de informações para o candidato, fornecendo conteúdos exclusivos, resolução de problemas e o desenvolvimento de materiais.

Ficar com a mente livre para pensar, é a liberdade mais satisfatória de todo candidato.

Quais são os cursos oferecidos pelo Pensar Concursos?

Chegou a hora de descobrir os novos caminhos para o seu aperfeiçoamento intelectual. Você vai precisar muito dele, então nada de perder tempo!

O site do Pensar Concursos disponibiliza uma variedade de cursos gratuitos. Entre os mais acessados estão:

  • Auxiliar administrativo avançado
  • Informática
  • Atendente
  • Excel
  • Português
  • Inglês Básico
  • Administração Geral
  • Técnicas de memorização para estudos
  • Direito Constitucional
  • Direito Penal
  • Gestão Estratégica
  • Gestão Pública
  • E muitos outros!

Todos eles possuem suas respectivas informações: conteúdo programático e horas correspondentes.

Os cursos são 100% online, oferecendo ao candidato uma maneira bem mais simplificada de estudar

Por que fazer curso no Pensar Concursos?

No Pensar Concursos, o candidato terá a garantia do aperfeiçoamento para sua performance positiva nas provas futuras.

Como foi visto acima, os cursos são gratuitos e podem ser finalizados em pouco tempo. Além disso, o candidato terá suporte de acompanhamento por e-mail ou por chat.

Não há nada a perder!

Quais outros tópicos o Pensar Concursos oferece?

O Pensar Concursos oferece artigos de motivação para estudantes, reforçando o princípio de manter o objetivo intacto de todos eles.

Também é disponibilizado dicas de produtividade, para aprimorar os estudos e a mente.

É possível acompanhar também, os editais publicados e suas respectivas informações.

Como se cadastrar no Pensar Concursos?

Tudo é muito prático!

Para ficar por dentro dos conteúdos e se cadastrar nos cursos, é necessário criar um login e senha dentro do próprio site, podendo se cadastrar com o google ou até mesmo pelo Facebook. Basta preencher os campos com nome, e-mail, telefone para contato e senha.

A plataforma também te dá a oportunidade de receber os conteúdos exclusivos para seus estudos. Para entrar na lista, basta preencher o campo com seu e-mail.

A partir daí é só sucesso!

Conclusão

Enfim, o Pensar Concursos vale a pena? Contaremos logo abaixo. | Imgem: Freepik
Enfim, o Pensar Concursos vale a pena? Contaremos logo abaixo. | Imgem: Freepik

Estamos felizes que você esteja conosco até o final deste artigo.

Em síntese, entendemos quais são as principais informações para a preparação de um Concurso Público e também para um candidato. Uma porta tão promissora como essa no Brasil, não é algo que se negue. Afinal, os cargos públicos oferecem muita estabilidade e garantem desenvolvimento pessoal.

Compreendemos o nível de dedicação que se faz necessário, e todos os tópicos de acompanhamento que um concursista precisa levar em mente.

E graças à plataforma da Pensar Concursos, todos os processos se tornaram mais simples e objetivos. Desta forma os estudantes possuem a alternativa de auxílio durante uma etapa tão minimalista como essa.

Bom, esperamos que você tenha compreendido um pouco mais sobre a esfera de concursos públicos. E não se esqueça de sempre manter a atualização do conteúdo em dia.

Em caso de dúvidas, fique livre para comentar abaixo do post e receber nossos esclarecimentos.

Por fim, não deixe de nos acompanhar em nosso blog. Diariamente divulgamos conteúdos informativos e dicas para quem deseja sobressair no mercado de trabalho e ter mais controle sobre sua vida financeira. Nos vemos por aqui. Até o nosso próximo post!

As 20 profissões que podem desaparecer

Quer saber quais são as 20 profissões que podem desaparecer e que devem ser evitadas? Leia o artigo e descubra.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Itaú Click

Quer um cartão com anuidade grátis e limite de até R$ 10 mil? Então, saiba aqui como solicitar o cartão Itaú Click e aproveite todas as suas vantagens.

Continue lendo
content

Como solicitar o consórcio imobiliário Porto Seguro

Quer comprar o seu imóvel próprio com condições diferenciadas? Então, aprenda como pedir o seu consórcio imobiliário Porto Seguro aqui.

Continue lendo
content

Programa ProUni: tire suas dúvidas

O programa ProUni é uma inciativa do MEC que dá aos estudantes a possibilidade de ingresso na faculdade com bolsas integrais e parciais. Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Unicred Visa Classic

Você conhece o cartão de crédito Unicred Visa Classic? Ele oferece muitos benefícios para os seus clientes. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

Como organizar as finanças pessoais em 2021?

Organizar as finanças pessoais em 2021 deve ser sua prioridade. Para que seja mais fácil de fazer isso, veja aqui um passo a passo completo.

Continue lendo
content

Veja o que fazer caso você faça ou receba um PIX por engano

Fez ou recebeu um PIX por engano? Confira quais medidas tomar para solucionar o ocorrido, e o que fazer para evitar que isso aconteça.

Continue lendo