Educação

Conheça o Programa Senac de Gratuidade (PSG)

Você conhece o Programa Senac de Gratuidade? Ele ajuda pessoas de baixa renda a ingressar em cursos técnicos gratuitos. Então, continue a leitura e confira!

Anúncios

por Tathiane Mantovani

Publicado em 18/06/2021

Aposte em um curto técnico para se profissionalizar

Mas, afinal, por que apostar em um curto técnico para se profissionalizar? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, por que apostar em um curto técnico para se profissionalizar? Fonte: Pexels.

Primeiramente, você sabe por que é importante se manter capacitado? Para conseguir um espaço no mercado de trabalho é necessário investir muito em educação. Diante disso, que tal fazer cursos técnicos gratuitos por meio do Programa Senac de Gratuidade?

Isso mesmo! Esses cursos podem ser feitos por estudantes que estejam cursando ou que concluíram o Ensino Médio. Dessa forma, é possível obter qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho mais preparado para executar as atividades laborais.

Ademais, pensando em ajudar você a encontrar esses cursos e a entender melhor sobre este programa, separamos neste texto as principais informações sobre este assunto. Ficou interessado? Então, continue a leitura e confira!

Anúncios

O que é e como funciona o Programa Senac de Gratuidade?

Mas, afinal, como fazer a inscrição no programa? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, como fazer a inscrição no programa? Fonte: Pexels.

Aliás, antes de elencar os cursos técnicos oferecidos pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), precisamos explicar como você pode conseguir estudar de maneira gratuita. Nesse caso, existem instituições privadas de ensino que oferecem bolsas de estudos para pessoas de baixa renda.

Por exemplo, temos o Programa Senac de Gratuidade (PSG). Esse programa foi criado em comum acordo entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e o Senac.

Por isso, ele foi formalizado por meio do Decreto nº 6.633/2008. Ademais, o PSG tem como objetivo oferecer educação profissional para pessoas de baixa renda que precisam ingressar com melhores condições no mercado de trabalho. Ou seja, por meio dele é possível fazer bons cursos técnicos sem pagar nada por isso. 

Mas para conseguir estudar é necessário cumprir alguns requisitos, como ter renda familiar mensal per capita que não ultrapasse 2 salários mínimos federais. Além disso, deve-se atender aos pré-requisitos do curso escolhido, como escolaridade e idade mínima. 

Os melhores cursos gratuitos para sair das dívidas

Quer começar 2021 saindo do vermelho? Então, está na hora de aprender um pouco mais de finanças pessoais. Confira os melhores cursos gratuitos.

Como fazer a inscrição no programa?

Primeiramente, existem duas formas de se inscrever nos cursos técnicos do Senac pelo PSG. A primeira é realizada pessoalmente nas unidades. Nesse caso, o curso é oferecido de maneira presencial. Para tanto, você precisa comparecer em uma unidade do Senac com sua documentação em mãos.

Esses documentos incluem RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência. Então, no momento da inscrição, escolha o curso que está contemplado no PSG, preencha a ficha de inscrição com as informações solicitadas e aguarde o resultado.

Já a segunda maneira de se inscrever, é pelo site do Senac EAD ou pelo site do Senac do seu estado. Nesse caso, os cursos técnicos podem tanto ser em formato de EAD quanto presencial. Para participar basta acessar o site e pesquisar o curso desejado.

Então, se ele tiver o selo do programa, ou seja, a palavra “Bolsa” ou a sigla “PSG”, leia o edital, faça a inscrição no local indicado para o PSG e aguarde para saber se foi aprovado ou não. No momento de fazer a inscrição tenha muito cuidado para preencher o formulário correto, caso contrário poderá comprar o curso pago por engano.

Vale destacar que também é possível acessar as vagas dos cursos técnicos gratuitos do Senac na página do PSG. Dessa maneira, você encontra com mais facilidade os cursos disponíveis, bem como os editais com as datas previstas para as inscrições.

Mas, lembre-se de que existe um processo de seleção que leva em consideração o número de vagas, o cumprimento dos pré-requisitos e a ordem de inscrição. Em caso de aprovação, poderá fazer a matrícula e iniciar os seus estudos. 

Anúncios

10 cursos do Programa Senac de Gratuidade

Mas, afinal, quais são os 10 cursos do Programa Senac de Gratuidade? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, quais são os 10 cursos do Programa Senac de Gratuidade? Fonte: Pexels.

O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferece cursos técnicos gratuitos tanto na modalidade presencial quanto a distância. Diante disso, você tem a oportunidade de aprender uma profissão e ingressar no mercado de trabalho com mais chance de emprego. 

Ademais, veja os principais cursos disponíveis que podem estar oferecendo bolsas pelo PSG, a seguir.

1. Técnico em Administração

O curso Técnico de Administração tem uma carga horária de 1.000 horas. Por meio dele, é possível aprender técnicas de gestão para conseguir gerenciar uma empresa. 

Ou seja, você tem acesso a disciplinas que tratam das atividades que devem ser desempenhadas em cada departamento de uma organização, como RH, comercial, logística, marketing, financeiro, entre outros.

2. Técnico em Estética

Já o curso Técnico de Estética, tem duração de 1.200 horas. Nesse curso, você aprenderá todas as técnicas para fazer procedimentos faciais, capilares e corporais, avaliar o cliente, bem como usar as técnicas necessárias para atendê-lo.

Vale destacar que este curso tem aulas práticas com atendimento à comunidade. Lembre-se de que esse profissional é responsável por oferecer bem-estar e qualidade de vida para os seus clientes.

3. Técnico em Segurança do Trabalho

O curso Técnico em Segurança do Trabalho tem uma carga horária de 1.200 horas. Por meio dele, você aprenderá a prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais visando a contribuir tanto com a empresa quanto com os colaboradores.

Para tanto, as aulas contemplam processos de análise de riscos e elaboração de políticas e planos de segurança. Esse curso também tem aulas práticas, como treinamento de combate ao incêndio, realização da SIPAT, entre outros.

14 melhores cursos técnicos de 2021

Quer se destacar no mercado de trabalho? Continue a leitura e saiba quais são os 14 melhores cursos técnicos de 2021 para sua profissionalização!

4. Técnico em Multimídia

Já o curso Técnico de Multimídia tem duração de 800 horas. Nesse curso, você aprenderá a criar sites e projetos gráficos para campanhas de marketing digital. Assim como produzir e editar vídeos e imagens. 

Esse curso também tem aulas práticas, em especial, de desenho. Então, se você deseja ingressar nessa carreira, não deixe de tentar uma bolsa de estudos pelo PSG.

5. Técnico em Cozinha

O curso Técnico em Cozinha tem 800 horas. Por meio dele, você aprenderá a selecionar os melhores ingredientes, elaborar cardápios, preparar pratos, cuidar da higiene e manipulação dos alimentos. 

Assim como a administrar a cozinha de um restaurante. Esse curso tem ótimas aulas práticas para que você conclua os estudos preparado para ingressar no mercado de trabalho.

6. Técnico em Informática

Já o curso Técnico em Informática, tem duração de 1.200 horas. Nesse caso, você aprenderá a desenvolver sistemas e sites, prestar suporte técnico em hardwares e softwares, fazer instalação e manutenção de redes de computadores, fazer testes em aplicativos, entre outras atividades exigidas para essa função.

7. Técnico em Meio Ambiente

O curso Técnico em Meio Ambiente tem duração de 1.200 horas. Nesse caso, você aprenderá a fazer estudos técnicos, a elaborar planos de ação, a desenvolver programas socioeducativos visando a reduzir os impactos negativos no meio ambiente. Vale destacar que esse curso tem aulas práticas com atendimento à comunidade.

8. Técnico em Enfermagem

Já o curso Técnico em Enfermagem, tem uma carga horária de 1.800 horas. Por meio dele, é possível aprender a promover a recuperação de pacientes, a aplicar técnicas de enfermagem, a administrar medicamentos e a monitorar as condições de saúde das pessoas que buscam o serviço de saúde. Esse curso tem aulas práticas, bem como estágio obrigatório.

9. Técnico em Eventos

O curso Técnico em Eventos tem duração de 800 horas. Nesse caso, você aprenderá a prospectar, planejar, organizar, executar e coordenar diversos tipos de eventos. Esse curso é ideal para quem gosta de pessoas e de planejamento, já que vai precisar lidar com os dois durante seus dias de trabalho.

10. Técnico em Produção de Moda

Já o curso Técnico em Produção de Moda, tem carga horária de 800 horas. Por meio dele, é possível aprender a produzir eventos de moda e editoriais tanto online quanto impresso. Além disso, você terá aulas com dicas para aprender a gerenciar a própria carreira para obter sucesso no mercado. 

Por que apostar em um curso técnico em 2021?

Mas, afinal, por que apostar em um curso técnico em 2021? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, por que apostar em um curso técnico em 2021? Fonte: Pexels.

Mas, afinal, por que apostar em um curso técnico em 2021? Simplesmente, porque eles têm um período de duração mais curto em comparação com um curso superior. Assim como podem ser feitos de maneira gratuita se você atender aos critérios do Programa Senac de Gratuidade. 

Ademais, também é possível fazer cursos técnicos gratuitos em colégios de nível médio. Ou, ainda, você pode participar dos programas do Governo Federal, como Pronatec e o Sisutec, que proporcionam o acesso a esses cursos por meio de um processo seletivo.

Lembre-se de que os cursos técnicos preparam você para o mercado de trabalho. Já que a matriz curricular e as aulas estão de acordo com a realidade do mercado, ou seja, são elaboradas conforme a necessidade das empresas.

Além disso, você tem acesso a aulas práticas ou a projetos que envolvem a comunidade. Dessa forma, é possível finalizar o curso com muita experiência. Isso conta muito na hora do processo seletivo para ingressar em uma organização.

Vale destacar que se você pretende procurar emprego em curto prazo, os cursos técnicos são a melhor opção de qualificação. Isso porque eles também possibilitam que você faça estágio remunerado em empresas.

Mas, se você acredita que o curso superior ainda é a melhor opção, fique tranquilo! Também temos um texto que fala sobre as melhores opções de cursos em faculdades presenciais e a distância. Então, clique no conteúdo recomendado e confira!

Conheça os melhores cursos de ensino superior 2021

Quer ter sucesso na sua carreira profissional? Confira aqui quais são os melhores cursos de ensino superior para 2021 e escolha o seu!

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Binance autoriza a compra de mais 15 criptomoedas com cartão de crédito

A exchange Binance liberou a compra de criptomoedas com cartão de crédito e débito em reais para investidores brasileiros.

Continue lendo
content

Financiamento Imobiliário Banco do Brasil: o que é?

Veja aqui todas as vantagens do financiamento imobiliário do Banco do Brasil e descubra se esse serviço de crédito é ideal para o seu perfil.

Continue lendo
content

Como encontrar vaga de trabalho online

Você busca emprego? Pois pode encontrar vaga de trabalho online em sites de vagas ou plataformas de trabalho online freelancer. Saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Os 10 melhores cartões de crédito brasileiros para viajar!

Os melhores cartões para acumular milhas. 10. Ourocard Elo Nanquim Estilo, 9. Caixa Elo Nanquim. Confira a lista completa!

Continue lendo
content

Conheça o Financiamento Imobiliário Credipronto

Conheça o financiamento imobiliário Credipronto e conte com essa opção para contratar crédito online com prazo de 30 anos para pagar.

Continue lendo
content

Quanto vem de limite no cartão Nubank?

Descubra como funciona o limite no cartão Nubank e aproveite para conhecer dicas que podem te ajudar a aumentar esse valor. Confira aqui!

Continue lendo