Auxílio Governo

Conheça o benefício ID Jovem

Sem custos para os jovens, o ID Jovem é um documento que permite aos contemplados assistir a shows, peças de teatro e viajar com descontos. Veja como ele funciona no post a seguir.

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 06/08/2022

Confira aqui como fazer para ter descontos em programas culturais e viagens interestaduais!

Confira já as principais informações sobre o ID Jovem. Fonte: Governo Federal
Confira já as principais informações sobre o ID Jovem. Fonte: Governo Federal

O Governo do Brasil vem criando alguns programas que auxiliem eles a ter acesso à cultura e ao lazer. Um deles é o ID Jovem. 

Esse programa surgiu depois que um estudo feito pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica demonstrou que pelo menos 29,5% dos jovens de família com baixa renda estão em defasagem escolar.

Como obter ID Jovem

O ID Jovem é um auxílio do governo federal que permite à jovens de até 29 anos viajarem e frequentarem programas culturais por valores menores. Veja como fazer o seu.

O programa nada mais é do que uma ótima opção para os jovens de 15 a 29 anos que possuem baixa renda e querem ter acesso a eventos culturais e passagens interestaduais com descontos de até 50%. 

Quer conhecer este benefício social? Então, continue a leitura!

Anúncios

O que é o ID Jovem?

Para quem não conhece, o Identidade Jovem (ID Jovem) é um programa criado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Esse, concede aos seus usuários um desconto de até 100% em inúmeras atividades culturais. 

Dentre elas podemos citar peças teatrais, filmes no cinema, esportes ao vivo e todos os programas culturais em geral.

Ou seja, é um programa criado principalmente para incentivar os jovens a consumir e a ter acesso à cultura.

Além disso, outro desconto oferecido é nas passagens de transporte coletivo interestaduais.

Essas, incluem as de ônibus, trens e barco, em linhas regulares. Nesse sentido, o ID Jovem permite que o usuário conheça o Brasil inteiro sem precisar desembolsar fortunas. 

Quem tem direito a ID Jovem?

Então, o ID Jovem é de uso exclusivo de pessoas entre 15 e 29 anos que pertençam a famílias de baixa renda. Desse modo, é necessário que o ganho mensal familiar seja de até 2 salários mínimos. 

Para quem tem dúvidas, em 2022 o salário mínimo está R$1212. Portanto, a renda mensal familiar não poderá ultrapassar R$2424.

Outro pré-requisito é que eles estejam inscritos no famoso CadÚnico, Cadastro Único do Governo Federal.

Além disso, não é necessário que o jovem esteja matriculado em alguma instituição de ensino. Isto é, não precisa ser estudante para obter o benefício.

Anúncios

Quais os benefícios do ID Jovem?

E aí, que tal solicitar agora o seu benefício? Fonte: Adobe Stock
E aí, que tal solicitar agora o seu benefício? Fonte: Adobe Stock

Sejam filmes em cinemas, sejam peças em teatro ou até mesmo shows, é de conhecimento geral que os programas culturais possuem algum custo.

Nesse sentido, o ID Jovem possibilita que os jovens de baixa renda tenham acesso a esses programas com descontos nos ingressos.

Assim como falamos antes, uma grande parte dos jovens brasileiros de baixa renda estão em defasagem escolar. Logo, criar um projeto de incentivo à cultura pode trazer um leque de oportunidades para eles. 

Além disso, o programa pode ser muito interessante para aqueles que querem viajar e não tem condições.

Afinal, há descontos e até isenções na compra de passagens pelos guichês das rodoviárias.

Com o ID Jovem, eles poderão retornar às suas cidades e conhecer outras novas.

Isso faz com que o repertório cultural amplie bastante, tendo em vista que cada um dos estados brasileiros possui suas características próprias, assim como os costumes. 

Como funciona o ID Jovem para viajar?

Obtenha descontos em bilhetes de eventos e passagens. Fonte: Adobe Stock
Obtenha descontos em bilhetes de eventos e passagens. Fonte: Adobe Stock

Então, o auxílio permite que o usuário realize viagens interestaduais com descontos de até 100% sem incluir taxas.

As viagens podem ser feitas de ônibus, de barco e qualquer outra modalidade com transporte regular. 

Para utilizar o ID Jovem em viagens, o usuário precisará se deslocar até um dos pontos de venda da empresa de transportes pelo menos 3 horas antes do embarque de sua viagem.

Aliás, é importante analisar bem as condições de venda dos bilhetes. 

O jovem não pode realizar reservas para mais de um horário no mesmo dia e mesmo destino.

E também é importante lembrar que apenas algumas vagas são destinadas para o benefício. Portanto, caso outra pessoa tenha reservado com a empresa o trajeto, não será possível adquirir a passagem. 

Tem direito a este benefício e quer saber como fazer a sua Identidade Jovem? Se sim, aproveite para ler como fazer isso na nossa sugestão em seguida.

Como obter ID Jovem

O ID Jovem é um auxílio do governo federal que permite à jovens de até 29 anos viajarem e frequentarem programas culturais por valores menores. Veja como fazer o seu.

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Review cartão Santander SX Visa 2021

Confira o review cartão Santander SX Visa e descubra as suas principais características, como anuidade, benefícios e muito mais!

Continue lendo
content

Agora é possível pagar a fatura do cartão Nubank no débito automático

Mais uma novidade para melhorar o dia a dia dos usuários do roxinho! Quem desejar, pode ativar o débito automático para pagamento de fatura Nubank.

Continue lendo
content

Conheça o consórcio Banco do Brasil

Com o consórcio Banco do Brasil, realizar o sonho do carro 0km é mais fácil e acessível. Quer ver só? Então, saiba tudo sobre o assunto aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Qual a melhor carteira digital para criptomoedas?

A melhor carteira digital para criptomoedas é a que pode armazenar suas moedas com boas taxas e na versão ideal. Confira as melhores opções.

Continue lendo
content

7 empréstimos populares 2022

Precisa de ajuda financeira? Solicite agora empréstimos populares 2022 e usufrua de benefícios, como taxas de juros baixas e pedido online.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Microcenter

O cartão de crédito Microcenter o oferece cashback e outras vantagens. Mas será que ele vale a pena? Leia o nosso texto e descubra a resposta.

Continue lendo