Auxílio Governo

Como se inscrever no ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação voltado aos estudantes de baixa renda que desejam ingressar na faculdade. Veja como realizar a sua inscrição aqui.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 29/01/2022

Inscreva-se no ProUni de forma gratuita e digital para concorrer a bolsas de estudo parcial e integral em diversas instituições de ensino do país

Em síntese, o processo de inscrição no ProUni é fácil e totalmente gratuito. Veja! Fonte: ProUni.
Em síntese, o processo de inscrição no ProUni é fácil e totalmente gratuito. Veja! Fonte: ProUni.

Antes de mais nada, o programa ProUni refere-se à oportunidade que o Ministério da Educação oferece para que os candidatos de baixa renda. Assim, eles poderão ingressar em alguma instituição de ensino privada para realização de cursos superiores. Para isso, serão disponibilizadas bolsas de estudo integrais ou parciais (50% de desconto) aos interessados.

Entretanto, para fazer parte do programa, você precisa se enquadrar em alguns pré-requisitos. Como: não ter feito outro curso superior anteriormente e ter realizado a prova do ENEM mais recente (com nota igual ou superior a 450, e sem ter zerado a redação).

Caso a resposta para os pré-requisitos seja afirmativa, e você queira realizar a sua inscrição no programa Universidade Para Todos (ProUni), recomendamos que continue a leitura desse artigo que nós te explicaremos como isso é possível. Vamos lá?

Anúncios

Como se inscrever no ProUni?

Primeiramente, a inscrição no programa ProUni é totalmente gratuita, e deve ser realizada exclusivamente através da página do ProUni.

Durante o processo, o candidato será redirecionado a página GOV.BR, onde precisará preencher os dados pessoais solicitados no formulário.

Em um segundo momento, após realizar o preenchimento do formulário, o candidato deverá descrever também quais são suas preferências em relação à instituição de ensino, curso e turno. Neste momento, será possível escolher até duas opções em cada categoria.

Em suma, essa escolha poderá ser alterada, durante o período de inscrição, sendo considerada a última informação passada dentro do portal do ProUni.

No entanto, em caso da indisponibilidade do solicitante para acessar à internet, recomendamos que o candidato vá até uma das instituições de ensino que disponibilizam vagas no ProUni. Afinal de contas, todas elas precisam oferecer computador e internet aos requerentes, basta informar sobre o seu interesse a algum atendente e realizar a solicitação. 

Quando sai o resultado do ProUni 2022?

Veja como ter acesso ao resultado do programa. Fonte: Freepik.
Veja como ter acesso ao resultado do programa. Fonte: Freepik.

Em relação ao resultado do ProUni 2022, o mesmo seguirá um cronograma previamente divulgado pela instituição responsável.

Neste caso, o processo de inscrição ao Prouni aconteceu entre os dias 12 e 15 de janeiro e o resultado inicial saiu no dia 19 de janeiro.

Após esse prazo, os candidatos aprovados serão contatados para comprovação das informações. Em síntese, pode haver uma segunda chamada no dia 8 de fevereiro, com validação das informações até dia 24 do mesmo mês.

Por fim, ainda haverá uma última oportunidade para ingressar no programa ProUni ainda no ano de 2022, que é através da fila de espera, ocorrendo entre os dias 01 e 02 de março.

Anúncios

Como conferir o resultado do ProUni?

Por fim, você realizou a inscrição no programa ProUni e quer saber como consultar o resultado para verificar se houve ou não aprovação? Basta acessar o site do programa e entrar no portal utilizando seu login e senha GOV.BR. Em seguida, dentro da sua conta, será possível conferir o resultado.

E aí, achou difícil o processo de inscrição no ProUni ou ficou com alguma dúvida durante o processo? Recomendamos que você entre em contato diretamente com os órgãos responsáveis para solucionar suas dúvidas ou obter maiores informações.

No mais, caso você tenha interesse em temas referentes aos benefícios do governo, ou sobre finanças em geral, basta ficar de olho aqui em nosso blog. Assim como continuar a leitura por meio do nosso conteúdo recomendado abaixo.

Inscrição nos programas Sisu, Prouni e Fies

Possui o sonho de ingressar em um curso superior? Os programas Sisu, Prouni e Fies podem te auxiliar. Veja aqui como funciona o processo de inscrição de cada um deles.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Confira como abater valores na fatura do cartão C6 com os pontos Átomos

Para quem não sabe, é possível pagar contas usando os pontos Átomos acumulados no programa de recompensas do C6 Bank! Saiba mais.

Continue lendo
content

Solicitar empréstimo online com segurança

Saiba cmoo solicitar empréstimo online com segurança, para não cair em golpes e escolher entre as melhores opções do mercado.

Continue lendo
content

O melhor cartão para você é o Cartão Inter

O melhor cartão para você é o Inter! Venha saber mais sobre essa excelente opção com ZERO anuidade e cashback.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como funciona investir com a corretora XP Investimentos

Quer investir na corretora XP Investimentos, mas não sabe como? Confira aqui vantagens, desvantages e custos que você precisa saber!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Itaú Click

Quer um cartão com anuidade grátis e limite de até R$ 10 mil? Então, saiba aqui como solicitar o cartão Itaú Click e aproveite todas as suas vantagens.

Continue lendo
content

7 cartões para servidores públicos negativados 2021

Confira quais são os melhores cartões para servidores públicos negativados e tenha um crédito com juros menores e bandeira internacional.

Continue lendo