Investimentos

Como investir em dólar em 2022

No post de hoje falamos sobre como investir em dólar. A moeda vem sendo cada vez mais visada, tendo em vista que apresenta certa resiliência perante a crise. Tem interesse em investir? Continue a leitura e confira tudo sobre o processo.

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 01/04/2022

Tudo o que você precisa saber para investir em dólar

Confira agora como investir em dólar. Fonte: Pexels.
Confira agora como investir em dólar. Fonte: Pexels.

Investir em dólar é uma prática cada vez mais comum. Isso porque a moeda norte-americana é a mais aceita ao redor do mundo todo. Nesse sentido, se você é uma das  pessoas que se interessa nesse assunto, te ajudaremos a entender como investir em dólar. 

Então, desde a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos passaram a dominar o mercado e, consequentemente, sua moeda se tornou a mais aceita dentro das trocas cambiais. Por isso, há quem acredite que fazer reservas é uma boa forma de investimento, principalmente porque seu custo é mais alto do que o real. 

Ficou interessado? Continue a leitura e veja como investir em dólar!

Anúncios

Pode comprar dólar para guardar?

Antes de mais nada, podemos dizer que existem muitas pessoas que acreditam que guardar dólar pode ser uma boa solução. Entretanto, adquirir a moeda em sua forma física e deixar parado não é uma boa ideia. Isso porque o dinheiro não terá nenhuma rentabilidade no momento em que estiver guardado. 

Assim como falamos anteriormente, a moeda é cara com relação ao real. Desse modo, a melhor maneira de fazer a reserva é investir em dólar.

Aliás, um dos principais meios escolhidos pelos investidores é através dos fundos cambiais. Esse, consiste em um fundo de investimento no qual 80% da carteira é composta por ações em que o fator de risco é o cambial. Nesse sentido, a valorização da ação caminha junto com a cotação da moeda. 

Ademais, existem também os chamados contratos futuros. Então, eles funcionam mais ou menos assim: o investidor busca pelo código DOL na B3 e realiza a compra da moeda de acordo com a cotação atual. Entretanto, é marcada uma data no futuro para o resgate da mesma. Assim, quando o usuário for resgatar, pode ser que a cotação da época seja maior ou menor. 

Então, caso o valor do dólar esteja mais alto, o investidor poderá vender a moeda e conseguir lucrar em cima dela. Contudo, é possível que a situação inversa aconteça. Em conclusão, podemos dizer que essa modalidade não é tão usufruída por pequenos investidores.

Além dos contratos futuros, existem também os minicontratos, que funcionam de modo parecido, porém utilizam de pontos para contagem e o investimento é menor.

Outra forma interessante de aplicar é através de fundos que aplicam em ações estrangeiras. Aliás, essas modalidades vem crescendo cada vez mais. Um exemplo delas são os REITs, que são uma espécie de fundo imobiliário estadunidense.

Como guardar dinheiro em dólar no Brasil?

E aí, qual a melhor forma de guardar seu investimento? Fonte: Pexels.
E aí, qual a melhor forma de guardar seu investimento? Fonte: Pexels.

Dando continuidade, outra pergunta feita por quem quer investir em dólar é com relação ao armazenamento da moeda. 

Então, além dos fundos de investimento citados anteriormente, podemos falar também dos chamados BDRs (Brazilian Depositary Receits). Esses, nada mais são do que títulos que estão na B3 que possuem certa conexão com ações estrangeiras. Desse modo, o investidor não precisa necessariamente comprar a ação de outro país.

Aliás, essa forma de investimento pode ser interessante. Isso porque manter a carteira diversificada pode conter perdas em momentos de crise no Brasil.

Ademais, existem também os chamados ETFs, fundos de índice. Esses, vem se tornando cada vez mais populares e muitos têm como composição ações estrangeiras. Sendo assim, além da diversidade da composição da carteira, o valor sofre a influencia do dólar. 

Outra opção que auxilia na hora de guardar a moeda no Brasil são os bancos e instituições que possuem conta internacional. Atualmente, algumas empresas fornecem o serviço e até mesmo realizam operações cambiais. Essa, pode ser uma boa alternativa para quem busca praticidade e comodidade. 

Anúncios

É um bom investimento investir em dólar?

Então, agora que você conhece melhor as principais características e opções de investimento da moeda, fica mais fácil dizer se o investimento é uma boa escolha ou não. Nesse sentido, tudo vai depender do perfil do investidor e de qual objetivo ele deseja alcançar com a aplicação.

Aliás, podemos dizer que o dólar tende a apresentar variações menores em tempos de crise. Por isso, muitas pessoas escolhem por adquirir a moeda, como forma de proteger o dinheiro. Além disso, recentemente pudemos observar que com a crise financeira do Brasil, o dólar foi super valorizado. Nesse sentido, quem aplicou o dinheiro na moeda, obteve um ótimo lucro. 

Contudo, por se tratar de um investimento como qualquer outro, é importante que o investidor mantenha sua carteira com outros ativos. Isso porque se por um acaso a moeda sofrer desvalorização, não terá perdas significativas. 

Além disso, antes de qualquer aplicação, o usuário deve estudar as outras opções disponíveis no mercado. Nesse sentido, entender quais são os objetivos com a aplicação, assim como se elas se encaixam em seu perfil investidor te ajudarão a tomar a decisão.

Por fim, se após analisar os pontos citados anteriormente o usuário optar por realizar o investimento, falamos abaixo sobre como fazer a aplicação, venha conosco!

Investir no exterior

Confira nesse post tudo sobre como investir no exterior.

Passo a passo para investir em dólar

Então, encontrou a melhor forma de investir? Fonte: Pexels.
Então, encontrou a melhor forma de investir? Fonte: Pexels.

Em conclusão, o passo a passo para investir em dólar vai depender da modalidade escolhida pelo usuário. Contudo, sobre as que envolvem aplicar ações, o primeiro passo é pesquisar sobre as corretoras de investimento e instituições. Aliás, nessa etapa é importante que sejam conferidos os certificados. Isso porque é necessário garantir que a empresa é segura.

Em seguida, é só entrar na página da instituição escolhida e buscar pela opção desejada. Assim, é só realizar a aplicação e acompanhar pela plataforma. 

Além disso, usando como exemplo, abrir uma conta na B3 (Bolsa de valores brasileira) é bem simples. Basta entrar no site oficial, preencher alguns dados solicitados e enviar alguns documentos. Após a análise, que demora menos de 24 horas, você já poderá operar com sua conta. Assim, é só entrar no Home Broker, digitar o código e aplicar.

Ademais, agora que você sabe como investir em dólar, que tal aprender a diferença entre o dólar comercial e o turismo? Então, leia o nosso conteúdo recomendado abaixo.

Dólar turismo x comercial

Confira agora as diferenças entre o dólar de turismo e o comercial.

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão de crédito Afinz: o que é o Afinz?

Você conhece o cartão de crédito Afinz? Com diversas vantagens para os seus clientes, ele é uma excelente opção para quem quer um cartão.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o empréstimo Banestes

Confira como solicitar o empréstimo Banestes, que te ajuda a fechar as contas no final do mês, é fácil de contratar e com limite pré-aprovado.

Continue lendo
content

Conheça agora o cartão PagPronto

Conheça o cartão pré-pago da PagPronto e tenha em mãos um cartão aprovado para negativados, sem renda mínima e internacional. Saiba mais.

Continue lendo
content

Como funciona empréstimo débito em conta?

á imaginou pagar um empréstimo de maneira automática com o débito em conta? Leia o artigo de hoje e conheça melhor a modalidade!

Continue lendo