Cartões

Como escolher um cartão de crédito?

Está com dúvidas à respeito do cartão de crédito ideal para você? Reunimos aqui as dicas que te ajudarão a escolher a melhor opção. Confira!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 05/04/2021

Escolha a melhor opção para você

Saiba como escolher o cartão de crédito para você. | Imagem: Freepik
Saiba como escolher o cartão de crédito para você. | Imagem: Freepik

Liberdade financeira. Quem não sonha em ter? Poder fazer as compras que quiser, parcelar ou pagar à vista… Isso traz mais tranquilidade e organização para a vida financeira. Além de trazer mais segurança e diminuir o risco de dívidas para quem sabe se organizar. Tudo isso é possível com um cartão de crédito. Atualmente essa opção é muito popular entre consumidores de todas as idades. Vários bancos estão facilitando cada vez mais as oportunidades para que um cliente possa ter o crédito aprovado com um valor interessante. 

Porém, embora existam diversos bancos atualmente no Brasil para fazer a solicitação de crédito – ainda mais com o crescimento do número de bancos virtuais, como o Nubank, o Next e o Inter – é preciso escolher a instituição certa. Cada banco pode atender melhor um tipo diferente de pessoa. E, obviamente, cada um tem experiências diferentes, sejam elas boas ou ruins, com bancos diferenciados. Por isso é importante pesquisar muito antes de escolher um banco para pedir crédito.

E é justamente sobre isso que nós vamos falar no post de hoje. Se você tem dúvidas sobre como pedir um cartão de crédito, como utilizá-lo, quanto você tem que investir para isso e outras dúvidas, continue lendo! Vamos te ajudar. 

Anúncios


Quando usar um cartão de crédito?

Quando usar um cartão de crédito. | Imagem: Pixabay
Quando usar um cartão de crédito. | Imagem: Pixabay

Antes de te explicar tudo sobre como pedir um cartão de crédito, precisamos te explicar em quais situações é mais indicado utilizar esse cartão. Afinal, o descontrole financeiro em querer parcelar tudo e acatar a juros injustos é o que leva muitas pessoas a gastar de forma desenfreada e se afundar em dívidas. E você não quer que isso aconteça, certo? Por isso, primeiro vamos esclarecer algumas coisas.

Um cartão de crédito é perfeito para quando você quer fazer um investimento grande e uma compra que não pode ser feita à vista. Por exemplo: imagine que você quer comprar um celular de última geração. Talvez você precise de um aparelho mais sofisticado para trabalhar melhor ou simplesmente não esteja satisfeito com o que está usando hoje. Celulares mais modernos são mais caros. Nessa situação, o cartão de crédito é a escolha perfeita. Você pode usar o seu limite para parcelar em algumas vezes e se livrar da dívida de maneira rápida. Assim, consegue se organizar nos próximos meses para pagar a fatura e não se enrola com o valor.

Cartões de crédito também são úteis para gastos extras que surgem durante o mês e não cabem no orçamento que você preparou. Dessa maneira, como a compra no crédito oferece um tempo maior para o pagamento, você consegue se organizar e pagar mais tarde. Quando feito com cautela, é a melhor opção.

Obviamente que o cartão de crédito pode, e deve, ser utilizado em outras situações também. Mas esses são apenas alguns exemplos de uso consciente do cartão, que podem ajudar na sua organização financeira sem te deixar com dívidas a pagar futuramente.

Qual o seu objetivo com o cartão de crédito?

Defina qual seu objetivo com o cartão. | Imagem: Freepik
Defina qual seu objetivo com o cartão. | Imagem: Freepik

Conforme explicamos no tópico anterior, um cartão de crédito tem várias utilidades. Contudo, antes de solicitar um cartão para o seu banco é necessário entender qual o seu objetivo com essa ferramenta. Afinal, não adianta simplesmente querer um cartão de crédito para sair gastando e acabar se afundando em dívidas. 

Por isso, escolha o momento certo para pedir um cartão de crédito. Quando você estiver em um emprego que te traz estabilidade, um bom salário e até oportunidades de crescimento. Dessa forma você vai saber que pode fazer compras com tranquilidade usando o cartão e não vai ficar sem dinheiro para pagar as faturas no futuro. 

Uma viagem que está próxima também é um bom motivo para ter um cartão de crédito. Afinal, sempre acabamos gastando um pouco mais em viagens. E, assim, você pode parcelar muitas coisas. A passagem de avião ou ônibus, a hospedagem do hotel, os custos com comida, transporte, lazer… Tudo isso pode ser melhor organizado com um bom cartão.

Assim, recomendamos que você faça uma avaliação profunda dos seus objetivos financeiros antes de pedir um cartão de crédito. Não confie apenas na sua vontade de gastar. Sinta-se confortável financeiramente e profissionalmente antes de tomar essa decisão.

Bom, agora que você já sabe qual o seu objetivo com um cartão de crédito, vamos falar um pouco mais sobre como escolher o tipo certo. Continue lendo!

18 melhores cartões de crédito para jovens

Vai escolher o seu primeiro cartão de crédito? Separamos os 18 melhores cartões de créditos para jovens, recheados de descontos e diversas outras vantagens.

Anúncios

Como escolher um cartão de crédito?

Saiba como escolher o seu cartão de crédito. | Imagem: Pixabay
Saiba como escolher o seu cartão de crédito. | Imagem: Pixabay

Agora chegou a hora de entender um pouco melhor como escolher o tipo certo de cartão de crédito. Afinal, existem várias opções no mercado, mas pode ser que nem todas se apliquem a sua necessidade real. E, caso você escolha um banco que não atende às suas necessidades, com certeza vai passar por muita dor de cabeça. E, consequentemente, enfrentar dificuldades financeiras. O que é a última coisa que você quer, não é mesmo? Ninguém gosta de se estressar.

Por isso, separamos alguns tópicos que você precisa avaliar e observar na hora de pedir o seu cartão. Atualmente, no Brasil, existem quase 200 instituições financeiras que podem te oferecer um cartão de crédito. É um número grande, e, por isso, é preciso escolher com sabedoria. 

Também é necessário considerar que cada banco tem um processo e critérios diferentes para a escolha de quem vai ser aprovado para ter um cartão de crédito ou não. Isso pode variar de acordo com vários fatores. Pode ser por exemplo a sua renda mensal, seu histórico de compras e de pagamentos de boletos, se você já ficou devendo em alguma situação… Tudo isso influencia. Porém, vamos falar sobre a negação do cartão de crédito em um próximo post. Por enquanto, vamos te ajudar a escolher o banco certo!

Separamos 6 principais pontos que são essenciais de se observar. Confira, a seguir, na nossa lista.

Analise sua necessidade

 Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Como já comentamos anteriormente, antes de pedir um cartão de crédito é imprescindível fazer uma avaliação pessoal. Você realmente precisa desse cartão? Se sim, quais serão os seus principais gastos? Tudo isso vai ajudar a decidir de forma mais justa qual cartão é o melhor para você. 

Algumas necessidades importantes para ter um cartão de crédito, como já falamos nos tópicos anteriores, são:

  • Viagens: se você costuma viajar a trabalho frequentemente ou vai fazer uma grande viagem para tirar férias, é muito interessante ter um cartão de crédito. Mas note: para esse caso, é interessante ter um cartão internacional. Caso contrário, ele não será aceito fora do Brasil. Consulte com o banco se essa é uma opção existente;
  • Compras grandes: se você estiver reformando a sua casa, por exemplo, ou se estiver de mudança, um cartão de crédito vai quebrar vários galhos. Comprar uma televisão, uma geladeira, um conjunto de cozinha, outros móveis ou até mesmo pagar a mão de obra para pintar a casa, colocar o gesso, entre outros serviços, serão gastos mais fáceis de fazer com o cartão.
  • Mudança de estilo de vida: imagine que você ganhou uma promoção no trabalho e agora está em um cargo mais alto. Consequentemente, o seu salário vai aumentar também. E, com isso, automaticamente o seu estilo de vida muda. Seja o jeito como você se veste, os lugares que frequenta, enfim, muita coisa vai mudar, e você não vai conseguir fazer isso de forma segura sem um cartão de crédito.
  • Liberdade econômica: todas essas alternativas que citamos até agora se resumem em uma coisa: liberdade econômica. Poder tomar decisões financeiras sem medo de ficar devendo, se organizar melhor, ter uma qualidade de vida superior… Tudo isso não tem preço, e pode começar com um cartão de crédito de qualidade.

Relacionamento com o banco

Verifique o relacionamento com o banco. | Imagem: Pixabay
Verifique o relacionamento com o banco. | Imagem: Pixabay

É comum que as pessoas escolham um bando pelos descontos ou vantagens que oferecem em um anúncio de TV. Mas isso pode ser um grande erro se não for acompanhado de uma boa pesquisa. Cada banco oferece um relacionamento diferente com seus clientes, seja ele bom ou ruim. Por isso é importante saber como o banco trata seus associados.

Para isso, jogue o nome do banco no Google e pesquise a reputação da instituição em sites como o Reclame Aqui. Avalie o que outras pessoas têm a dizer. Visite as redes sociais daquele banco e veja quais são os comentários nas redes sociais. São elogios? Críticas? 

Procure também outras pessoas que já usaram aquele banco e pergunte a opinião sincera. Muitas vezes o “boca-a-boca” é a ferramenta mais poderosa que existe para descobrir se um produto ou serviço vale a pena.

No mais, procure um banco no qual você vai poder confiar. Você não precisa de mais uma dor de cabeça. E sim, existem muitos bancos bons no Brasil. Basta você encontrar aquele que mais combina com a sua necessidade no momento.

Avalie o valor da anuidade

Saiba qual é o valor da anuidade. | Imagem: Freepik
Saiba qual é o valor da anuidade. | Imagem: Freepik

A anuidade do cartão é uma taxa cobrada pelo banco pelo uso do cartão de crédito. É como uma mensalidade para utilizar o produto que a instituição oferece. O valor da anuidade varia muito de banco para banco. Inclusive, alguns bancos nem sequer cobram essa taxa. O Nubank, por exemplo, tem como uma de suas maiores vantagens o fato de não cobrar anuidade dos clientes. Ou seja, optando pelo cartão roxinho você pode usar o crédito à vontade sem pagar extra por isso.

Essa é uma característica dos bancos digitais. Outros bancos, como o Itaú, Santander, Bradesco, entre outros, costumam cobrar uma taxa de anuidade. Por isso, pesquise para saber de quanto é essa taxa e se ela está dentro do seu orçamento. É um valor muito importante que, se não pago, pode implicar em vários problemas.

Compare taxas e tarifas

Compare as taxas e tarifas do cartão. | Imagem: Pixabay
Compare as taxas e tarifas do cartão. | Imagem: Pixabay

Além da anuidade, existem outras taxas e tarifas que geralmente são cobradas pelos bancos. Pode ser um valor para fazer uma transferência, uma multa de atraso de pagamento da fatura, outras taxas de uso que estão inclusas no seu pacote… As possibilidades são muitas. 

Geralmente essas informações ficam expostas no site do banco, ou são facilmente informadas se você entrar em contato com o banco. Por isso é tão importante fazer uma pesquisa antes de escolher qual cartão de crédito você vai pedir a liberação. Caso tudo ocorra bem, esse cartão vai ficar com você por muito tempo. E você com certeza quer uma experiência boa nesse período, certo? Em síntese, o mais recomendável é que você saiba tudo sobre o banco.

Verifique o limite de crédito

Verifique qual é o limite do cartão de crédito. | Imagem: Pixabay
Verifique qual é o limite do cartão de crédito. | Imagem: Pixabay

O limite do seu cartão de crédito é o máximo que você pode gastar com ele em um mês. Esse limite é o que vai te ajudar melhor a se organizar financeiramente todos os meses para saber quanto você pode gastar até que sua fatura feche.  Cada banco oferece um limite diferente para cada cliente com base em vários critérios.  Os critérios podem ser coisas como quanto o cliente ganha por mês,  quanto tempo a pessoa é cliente do Banco,  se ele costuma pagar as faturas com antecedência, se já atrasou algum pagamento alguma vez, entre outros. 

Os bancos não costumam informar qual é o limite que liberam antes que você faça uma conta com eles.  Porém na internet existem alguns simuladores de limite que você pode utilizar para ter uma ideia.  É importante levar o limite em consideração,  porque o valor que um banco vai te oferecer não é o mesmo que o outro te oferece.  Por isso também vale a pena  tentar negociar um limite com o gerente do banco antes de criar a conta,  explicando porque você precisa dessa quantia e como isso vai te beneficiar. 

Bandeira do cartão

Leve em conta as bandeiras do cartão. | Imagem: Pixabay
Leve em conta as bandeiras do cartão. | Imagem: Pixabay

Atualmente no Brasil existem diversas bandeiras de cartão, que são como a “marca” do cartão. Na verdade, a bandeira nada mais é do que uma empresa que regula o mercado financeiro. Hoje é possível ter cartões MasterCard, Visa, Elo, entre outros. 

É interessante saber qual a bandeira do cartão de crédito que você quer adquirir porque alguns estabelecimentos trabalham com maquininhas que não aceitam determinadas bandeiras. Também é importante saber para ficar por dentro dos benefícios que aquela bandeira pode trazer, como promoções, por exemplo.

Conclusão

Como escolher seu cartão de crédito. | Imagem: Freepik
Como escolher seu cartão de crédito. | Imagem: Freepik

E então, conseguiu entender melhor como funciona um cartão de crédito? Não é nenhum bicho de sete cabeças, não é mesmo? Esperamos que você escolha a melhor opção para a sua vida financeira e possa fazer várias compras interessantes. 

Se você quiser receber mais conteúdos sobre finanças e negócios, fique de olho no nosso blog! Publicamos novos posts diariamente. Te esperamos lá, até a próxima!

C6 Bank ou Digio: qual o melhor cartão de crédito?

C6 Bank ou Digio? Ambas as opções podem ser boas escolhas de bancos digitais e cartões de crédito. Clique e saiba mais sobre cada.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conta digital PagBank é corrente ou poupança?

A conta digital PagBank é corrente ou poupança? Vamos tirar essa dúvida para você neste post! Quer saber mais? Confira aqui!

Continue lendo
content

Cartão PagBank ou Cartão Nubank: qual escolher?

Que tal cartão PagBank ou cartão Nubank? Quer saber qual produto financeiro escolher? Então, leia o nosso post e confira!

Continue lendo
content

Como funciona empréstimo débito em conta?

á imaginou pagar um empréstimo de maneira automática com o débito em conta? Leia o artigo de hoje e conheça melhor a modalidade!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como economizar trabalhando em casa?

Descubra 10 dicas de como economizar trabalhando em casa, tanto com luz e água, como telefone, internet, supermercado e até gás de cozinha.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo Noverde

Se você está procurando por um crédito, que tal conhecer o empréstimo Noverde? Então, leia este post e confira!

Continue lendo
content

Cartão Caixa Elo Mais com programa de pontos

Está procurando um cartão que te ofereça pontos? Confira hoje o cartão Caixa Elo Mais, que conta com o programa mais pontos!

Continue lendo