Finanças

Como economizar trabalhando em casa?

Descubra 10 dicas de como economizar trabalhando em casa, tanto com luz e água, como telefone, internet, supermercado e até gás de cozinha.

Anúncios

por Duda Razzera

31/08/2020 | Atualizado em 02/06/2021

Descubra como conseguir economizar trabalhando em casa

Descubra como conseguir economizar trabalhando em casa
Descubra como conseguir economizar trabalhando em casa

Muitas pessoas acreditam que economizar trabalhando em casa é uma tarefa simples e que não precisa de atenção ou planejamento financeiro. Afinal, não é necessário pagar pelo aluguel de um escritório ou gastar com transporte ou gasolina diariamente. Muito menos com estacionamento!

Entretanto, saber economizar é um desafio enfrentado pelos brasileiros. Isso porque não fomos ensinados a nos educar financeiramente. Assim, muitos são os que não sabem quanto ganham ou gastam mais do que a capacidade do orçamento familiar.

Então, que tal descobrir a melhor forma de economizar trabalhando em casa e fazer uma reserva de emergência? Pois continue sua leitura e descubra em nosso artigo. Vamos lá?

Anúncios

10 dicas para economizar trabalhando em casa

Pensando em auxiliar você que faz home-office e precisa enxugar o seu orçamento, elencamos 10 dicas para economizar trabalhando em casa.

Lembre-se de que, conforme sempre afirmamos aqui no blog, economizar é um hábito a ser adquirido. Ademais, não importa o valor da sua renda mensal, é sempre possível poupar dinheiro.

Assim, comece estipule metas de economia e metas de consumo também, para manter-se dentro do seu orçamento com mais facilidade. Uma ótima dica de administrar suas finanças pessoais é utilizar um app de gestão financeira. Desse modo, você consegue centralizar todas as informações do seu orçamento em um só lugar, na palma da sua mão.

Dica 1: Energia elétrica

Dica 1: Energia elétrica
Dica 1: Energia elétrica

Primeiramente, precisamos destacar o consumo do chuveiro elétrico. Ele é responsável por, aproximadamente, 35% do valor da sua conta de energia elétrica. Assim, preste atenção na hora de regular seu chuveiro. Nos dias mais quentes, utilize a opção “verão”. Isso irá gerar uma economia em torno de 30% no consumo total.

Além disso, o ar condicionado também consome boa parte da sua energia elétrica. Ele representa em torno de 15% do valor da sua conta de luz. Para economizar no uso, realize a instalação em lugares que tenham uma boa circulação de ar. Ademais, mantenha as janelas e portas fechadas enquanto o aparelho estiver ligado. E lembre-se de sempre realizar a manutenção e limpeza do filtro, para garantir a otimização do uso.

Você também pode investir em aparelhos de ar condicionado do tipo Inverter, eles geram em torno de 30% de economia na conta de luz, apesar de serem mais caros. Entretanto, vale à pena avaliar a compra de um, pois ele consome energia de maneira bem mais eficiente.

A iluminação da sua casa também consome boa parte da sua conta de energia: em torno de 15%. Por isso, aposte em lâmpadas de LED, que consomem menos energia e iluminam mais. Além disso, trabalhe em locais iluminados pela luz natural durante o dia. 

Não caia no hábito de deixar a televisão ligada quando ninguém, de fato, está assistindo. O equipamento consome em torno de 6% da sua conta de energia. Pode até parecer pouco, mas a longo prazo gera uma ótima economia. Ademais, televisores mais novos tendem a consumir menos energia.

A geladeira, por sua vez, chega a consumir em torno de 30% da sua conta de energia. Para economizar em sua utilização, aposte em um local que esteja distante de fontes de calor (como o fogão ou forno) e opte por espaços com uma boa circulação de ar.

Anúncios

Outras dicas sobre o consumo de energia em casa

A máquina de lavar consome em torno de 3% da sua fatura de luz. Por isso, sempre utilize próximo da capacidade máxima estipulada para otimizar o uso. Além disso, mantenha o filtro da máquina limpo, pois assim o motor não precisa trabalhar tanto, reduzindo o consumo de energia.

O ferro de passar roupas, por sua vez, compõe 6% da sua conta de energia mensal. Opte por passar roupa uma vez na semana, por exemplo. Isso já ajuda na economia de luz.

Lembre-se de que aparelhos que estão em stand-by podem ser retirados da tomada quando você não estiver utilizando-os, pois são responsáveis por até 30% do aumento na sua fatura de luz ao final do mês.

Dica 2: Água

Assim como o consumo de energia, o de água também deve ser levado a sério. Evite desperdício. Ao invés de utilizar mangueira para limpar a calçada e varanda, opte por uma vassoura. Ademais, você pode utilizar a água descartada da máquina de lavar para isso.

Além disso, opte por regadores no jardim e somente abra a torneira da pia quando estiver enxaguando os pratos. Não deixe-a aberta o tempo todo.

Também tome cuidado com o tempo do banho, esse normalmente é o grande vilão. Se não tem noção do tempo, utilize um alarme para avisar quando você tiver passado dos 15 minutos, por exemplo.

Por fim, tente lavar a roupa no máximo três vezes na semana, evitando utilizar a máquina para poucas peças e gastar mais água e também, mais energia.

Dica 3: Serviços domésticos

Se você possui alguém que trabalha em sua casa nos serviços domésticos, reavalie se é realmente necessário.

Ademais, se você é um profissional que sempre trabalha em casa, talvez seja hora de rever a frequência em que o prestador de serviços domésticos vai à sua residência. Assim o prestador ainda continua ganhando e você pode economizar um pouco, sendo bom para os dois lados. 

Mas, se você não possui um prestador de serviços domésticos, é uma boa hora para dividir as tarefas da casa com o seu parceiro e seus filhos.

Dica 4: Ambiente de trabalho adequado para economizar trabalhando em casa

Se você faz home office é preciso pensar em adequar seu ambiente de trabalho de forma a economizar dinheiro. Para isso, aproveite a luz natural durante o dia. Desligue-as assim que sair do cômodo. Ademais, assim que utilizar seu aparelho, desligue-o também. Não deixe notebooks e celulares na tomada depois que completar a carga. Além disso, só carregue quando não tiver mais bateria. O consumo de energia é algo que precisa ser levado muito em consideração.

Além disso, negocie com as empresas de internet para conseguir um bom plano, não precisando gastar além do que você precisa.

Dica 5: Supermercado

Opte por fazer as compras de supermercado online. Assim, você evita compras por impulso ou desnecessárias, como doces e salgadinhos, por exemplo.

Ademais, é possível conferir diversos descontos especiais ao comprar por aplicativos e economizar no deslocamento.

Contudo, se precisar se deslocar para o supermercado, sempre leve uma lista de compras. Mesmo que o mercado fique na esquina de casa, procure ir semanalmente, apenas. Ir todos os dias fará você gastar mais do que o necessário. Opte por ir ao supermercado em dias promocionais.

Quais as vantagens do cartão de crédito Makro

Como economizar no supermercado

Economizar dinheiro é sempre uma boa ideia, não é? Ainda mais quando se trata de alimentação, que acaba sendo responsável por grande parte das nossas despesas. Por isso,

Dica 6: Alimentação

Nada de cair na tentação de utilizar serviços de delivery todo dia. Aproveite que está trabalhando em casa para tirar um tempo para cozinhar. Você pode fazer marmitas aos finais de semana e deixar armazenado na geladeira e freezer. Ou então, separe um horário todo dia para preparar sua refeição.

Se além de você há outros familiares trabalhando em casa, divida as tarefas: um dia você cozinha, no outro você é responsável por lavar e sacar a louça.

Comer em casa gera bastante economia em seu orçamento familiar mensal.

Dica 7: Telefone fixo e Celular

Confira sempre os dados de consumo tanto do seu telefone fixo quanto celular e confira os extratos, para garantir que não há nenhuma cobrança indevida ou taxas que você não tem ciência de que existiam. 

Além disso, opte pela mesma operadora para todos os celulares da família. Isso gera economia na ligação entre os todos os membros da casa e as operadoras oferecem planos e preços especiais nesses casos. 

Verifique qual o melhor plano para você, que se adeque ao seu perfil e necessidades. Às vezes um plano pré-pago já é o suficiente para o que você precisa para o seu trabalho, por exemplo. Ou então, você pode precisar de um plano pós-pago. Por isso é preciso analisar com cuidado. 

Quanto ao telefone fixo, verifique se ele realmente é necessário para sua família. Afinal, com o uso do celular, dificilmente as pessoas fazem uso da linha fixa nos dias de hoje.

Dica 8: Internet e TV por assinatura

Se você estiver com um plano com capacidade de internet, em casa, mais do que sua necessidade, reveja-o. Isso pode gerar bastante economia mensal.

O mesmo vale para TV por assinatura. Será que você assiste a todos os canais que tem contratados? Você pode até mesmo cancelar o plano, caso tenha uma Smart TV, por exemplo. Assista à programação de diversos canais no Youtube ou invista em um serviço de streaming mais barato, como o Amazon Prime, que é apenas R$9,90 reais ao mês.

Dica 9: Cuidado com as compras na internet para economizar trabalhando em casa

Realizar compras online para evitar ter que sair de casa e gastar com gasolina, estacionamento, transporte, etc… é uma boa alternativa para economizar.

Entretanto, cuidado para não realizar compras por impulso e sem necessidade.

Por isso, uma dica é desativar as redes sociais enquanto trabalha e também as notificações de aplicativos de compras no celular. Além disso, aja de acordo com o seu planejamento financeiro. Além disso, verifique se você precisa comprar mesmo aquele item e se o valor cabe no seu orçamento familiar. 

Dica 10: Fique alerta com o consumo de gás de cozinha para economizar trabalhando em casa

Fique alerta com o consumo de gás de cozinhaasa
Fique alerta com o consumo de gás de cozinhaasa

Lembre-se de ficar atento ao consumo do gás de cozinha para economizar. Para isso, é fundamental que você verifique a posição do fogão. Ele precisa estar em um local que tenha pouca corrente de ar. Assim, a chama não irá enfraquecer por conta do vento. Ademais, você precisa manter os queimadores do fogão limpos, pois isso irá otimizar a queima do gás, evitando desperdícios. 

Além disso, certifique-se de que ao utilizar o forno, você fique atento ao aquecimento do prazo, pois assim pode ir otimizando sua utilização. Por fim, organize os horários das refeições para que todos da família, se possível, realizem-as juntos, o que evitará ter que reaquecer os alimentos diversas vezes, consumindo ainda mais o gás de cozinha. 

Assim, agora que você descobriu algumas dicas de como economizar trabalhando em casa, expanda seu conhecimento com mais artigos sobre consumo e finanças. Confira abaixo!

Como organizar as finanças pessoais

Saber como organizar as finanças pessoais não é fácil. E também não é algo ensinado na escola. Por isso, aprenda agora a organizar suas finanças pessoais!

Sobre o autor

Duda Razzera

Economista e Autora Empreendedora. Atua como produtora, revisora e gestora de conteúdo, além de ser estrategista de marketing. Escreve sobre a vida freelancer, empreendedorismo e economia, tendo como propósito auxiliar as pessoas a conquistar a autonomia financeira e ser protagonista da própria história.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Empréstimo da Crefisa dinheiro rápido na sua conta

Precisando de dinheiro rápido? Com o empréstimo da Crefisa, você tem dinheiro na mão em até um dia útil, sem consultas no SPC e Serasa, veja!

Continue lendo
content

Conheça o aplicativo OneFootball

Confira como ver o melhor do futebol mundial com o aplicativo OneFootball, receba alertas do seu time e assista aos jogos da Bundesliga.

Continue lendo
content

Conheça a plataforma Acordo Certo

Descubra o que é a plataforma Acordo Certo e se, afinal, vale a pena sair das dívidas com a ajuda dela e garantir até 99% de desconto nas pendências.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a Comprei – plataforma digital do governo que proporciona a compra de bens penhorados

O Governo Federal lançou uma plataforma de venda para bens penhorados de cidadãos devedores da União. Confira mais detalhes!

Continue lendo
content

Como encontrar vaga de trabalho online

Você busca emprego? Pois pode encontrar vaga de trabalho online em sites de vagas ou plataformas de trabalho online freelancer. Saiba mais!

Continue lendo
content

Conheça o Empréstimo CBSS

Empréstimo CBSS é uma boa opção com vários tipos de crédito para diferentes perfis. Clique e conheça mais sobre ele e seus benefícios!

Continue lendo