Educação financeira

Governo Federal lança aplicativo do Cadastro Único para atualizações online

Com o objetivo de trazer mais praticidade para a vida dos brasileiros, o Governo Federal lançou um aplicativo onde é possível atualizar os dados do Cadastro Único online. Porém, uma grande parcela dos inscritos está enfrentando problemas com a ferramenta. Confira!

Anúncios

O app tem o objetivo de facilitar a vida dos inscritos no programa, mas nem todos estão conseguindo utilizar o serviço. Saiba mais!

Agora é possível atualizar os dados no CadÚnico online. Fonte: Cadastro Único.
Agora é possível atualizar os dados no CadÚnico online. Fonte: Cadastro Único.

Há duas semanas, o Governo Federal lançou um novo aplicativo onde é possível atualizar os dados no CadÚnico de forma online e sem precisar sair de casa. No entanto, uma grande parte dos inscritos no programa está enfrentando problemas para utilizar o recurso.  

Em nota, o Ministério da Cidadania informou que nem todos os inscritos têm direito ao recurso à distância. Isso porque para proceder com a atualização das informações, os dados precisam estar iguais aos que estavam na última vez em que foram atualizados e sem nenhuma mudança. 

O órgão do governo afirma que a única atualização disponível através da aplicação é feita por confirmação. Dessa forma, assim que o usuário acessa o sistema, ele pode verificar os dados referentes a sua situação familiar, e só pode prosseguir com o processo se eles permanecerem os mesmo. Nesse caso, raramente essas informações batem porque dificilmente a família permanece na mesma situação. 

Nesse sentido, mudanças estruturais na família já são um impeditivo para a atualização via aplicativo. Como o Cadastro Único exige a renovação da inscrição a cada dois anos, uma simples mudança escolar já é cabível de alteração. Por isso, o responsável pela família não consegue usar o app. 

Em casos desse tipo, o cidadão deve comparecer até a prefeitura do seu município e realizar a atualização presencialmente para não correr o risco de exclusão dos programas assistenciais do governo. 

Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)

Uma parcela dos cidadãos inscritos no programa afrimam que estão com dificuldades em atualizar os dados no CadÚnico mesmo sem nenhuma alteração nas informações familiares. 

Nesse caso, o Ministério da Cidadania recomenda comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para resolver o problema pessoalmente, porque existe a possibilidade de a inconsistência ser no cadastro inicial da família. 

Outra possibilidade é falha no sistema do aplicativo, o que também só tem resolução através do comparecimento na prefeitura ou no CRAS para executar a atualização das informações

Qual a importância em atualizar os dados no Cadúnico?

De acordo com o Governo Federal, a atualização dos dados no Cadastro Único é essencial para que o cidadão continue recebendo qualquer assistência governamental. Falhar em manter essas informações atualizadas pode implicar na exclusão da pessoa e de sua família em programas como o Auxílio Brasil, por exemplo. 

Recomenda-se que a atualização ocorra uma vez a cada dois anos. No entanto é interessante buscar o órgão responsável sempre que houverem mudanças estruturais na família inscrita para evitar problemas futuros. 

Se você não sabe como funciona o Cadastro Único, confira o conteúdo recomendado abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre o programa!

Conheça o Programa CadÚnico

Conheça em detalhes como funciona o programa Cadastro Único e quais suas funcionalidades.

Em Alta

content

Cuidado! Golpe financeiro com criptomoedas

Conheça os principais tipos de golpe financeiro com criptomoedas e descubra como não cair em esquemas mal-intencionados. Saiba mais!

Continue lendo
content

Conheça o cartão LATAM Pass Internacional: 1,3 pontos a cada dólar gasto!

Descubra um mundo de vantagens com o Cartão LATAM Pass Internacional. Solicite agora e amplie seus horizontes.

Continue lendo
content

Caí no golpe do cartão de crédito: o que fazer

O golpe do cartão de crédito é cada vez mais comum. Então, clique aqui e descubra o que fazer para evitar essa dor de cabeça.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito Travel Card R42

Conheça o cartão de crédito Travel Card R42 e tenha para si um cartão sem taxas, bandeira Mastercard e ótimo custo benefício para quem viaja.

Continue lendo
content

Cartão Abanca Classic ou Cartão Montepio Classic: qual o melhor?

Confira tudo sobre o cartão Abanca Classic e compare os benefícios com o Montepio Classic para escolher um ou outro. Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Caixa Simples ou Caixa Elo Nanquim: qual o melhor?

Caixa Simples ou Caixa Elo Nanquim? Sabemos que a CEF é um dos maiores bancos do Brasil, mas qual o cartão ideal para o seu bolso e perfil de crédito?

Continue lendo