Auxílio Governo

Conheça o Programa CadÚnico

O Programa CadÚnico contribui para que famílias de baixa renda possam usufruir dos benefícios sociais do governo. Saiba mais aqui.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

03/02/2022 | Atualizado em 09/06/2022

Programa CadÚnico: um único cadastro, diversas possibilidades

Saiba mais sobre o Programa CadÚnico aqui. Fonte: Freepik.
Saiba mais sobre o Programa CadÚnico aqui. Fonte: Freepik.

Você já ouviu falar no Programa CadÚnico? Esse é um assunto muito recorrente dentre as famílias que usufruem de algum benefício social. Isso porque, é através dele que os governos Federal, Estadual e Municipal conseguem ter acesso às principais informações sobre as famílias de baixa renda do país, para conceder ou não os benefícios requeridos.

Portanto, já adiantamos que, se o seu intuito é realizar a solicitação em algum dos benefícios oferecidos pelo governo (como é o caso do Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Renda Melhor e outros), você precisa antes de mais nada fazer o seu cadastro no CadÚnico.

Como se inscrever no Programa CadÚnico

Para se inscrever no Programa CadÚnico, você precisa dirigir-se até o setor responsável em seu município. Saiba mais aqui.

Este cadastro, por sua vez, é gratuito. No entanto, para realizá-lo você precisa dirigir-se até o setor responsável de sua cidade, portando os documentos necessários para solicitação.

Enfim, se este é um assunto que te interessa, recomendamos que você continue a leitura deste post, pois aqui te contaremos tudo que você precisa saber sobre o Programa CadÚnico. Vamos nessa!

Como se inscrever no Auxílio Gás

Você pode ter direito ao Auxílio Gás e não sabe. Então, leia este post e saiba como se inscrever.

Anúncios

O que é o Programa CadÚnico?

Primeiramente, o CadÚnico refere-se a um programa idealizado e desenvolvido pelo Governo Federal com a finalidade de reunir e mapear as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza em todo território brasileiro.

No entanto, embora esta seja uma iniciativa do Governo Federal, as prefeituras de cada município brasileiro também conseguem acessar e atualizar os cadastros, de forma gratuita.

Em suma, por se tratar de um programa que garante a concentração de todas as famílias de baixa renda no Brasil, realizar o cadastro e certificar-se de que ele está sempre atualizado é o primeiro passo para conseguir algum benefício do governo.

Para que serve o CadÚnico?

Bom, como foi dito anteriormente, o Programa CadÚnico serve para reunir todas as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza do país. Assim, os governos poderão obter as principais informações a respeito de cada uma delas, como forma de mensurar as situações que elas vivem. 

Além disso, o cadastro contribui diretamente para que o governo possa analisar sobre a liberação ou não de benefícios sociais para os requerentes.

Sendo assim, embora cada benefício ou auxílio possa ter um critério próprio para aprovação ou não, todos eles solicitam o cadastro no Programa CadÚnico, sendo indispensável realizá-lo por quem deseja usufruí-los.

Como se inscrever no Auxílio Brasil

Seja um dos milhares de brasileiros que recebem o Auxílio Brasil. Para isso, leia este post e aprenda como se inscrever.

Anúncios

Quem pode participar?

Veja quem pode solicitar o Programa CadÚnico. Fonte: Freepik.
Veja quem pode solicitar o Programa CadÚnico. Fonte: Freepik.

Aí fica o questionamento, quem pode cadastrar no CadÚnico para participar dos processos de inscrição dos programas fornecidos pelo governo?

Em suma, não são todos os brasileiros que têm direito ao Programa CadÚnico. Diferente disso, para poder realizar o cadastro, a família precisa ter, comprovadamente, uma renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa. 

Entretanto, existem algumas exceções em que a família pode realizar o cadastro no Programa CadÚnico, ainda que a renda seja maior que essa. Neste caso, ela precisa se enquadrar nos outros pré-requisitos essenciais e prioritários para fazer parte de algum benefício social.

Quais os direitos que você tem no CadÚnico?

Por fim, através do Programa CadÚnico, o beneficiário passa a ter direito a diversas iniciativas sociais. Entretanto, vale ressaltar que, cada um dos benefícios e/ou auxílios, possuem um processo de solicitação próprio. Dessa forma, para que você consiga participar das mesmas, é preciso que você faça os cadastros separadamente.

Além do mais, ainda que você tenha cadastro no CadÚnico, isso não quer dizer que você poderá usufruir de todos os benefícios. Antes de realizar a sua inscrição, lembre-se de verificar os pré-requisitos de cada um deles.

No entanto, estão dentre os principais auxílios e benefícios que os usuários cadastrados no Programa CadÚnico: Casa Verde Amarela, Auxílio Emergencial, Telefone Popular, Auxílio Brasil, Auxílio Gás, entre outros.

Ademais, esperamos que você tenha conseguido compreender do que se trata o Programa CadÚnico. Entretanto, se a sua dúvida é referente ao processo de inscrição no programa, recomendamos que leia o artigo mencionado abaixo.

Como se inscrever no Programa CadÚnico

Para se inscrever no Programa CadÚnico, você precisa dirigir-se até o setor responsável em seu município. Saiba mais aqui.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

10 apps para assistir futebol ao vivo no celular!

Se você é fã de futebol, que tal ter um desses apps para assistir futebol ao vivo no seu celular? Eles vão desde ESPN até Sportzone. Confira!

Continue lendo
content

Comparação do cartão Magazine Luiza a outras opções de forma detalhada

O cartão Magazine Luiza é isento de anuidade e cheio de vantagens. Veja a comparação detalhada com outros similares: Submarino e Americanas.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito BTG+ Gold

Conhece o cartão de crédito BTG+ Gold? Se ainda não, aproveite para fazer isso hoje e passe a contar com uma opção sem anuidade. Saiba mais.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Os melhores aplicativos para organizar sua vida financeira em 2021

Conheça os mehores aplicativos para organizar sua vida financeira em 2021 e comece hoje mesmo a cuidar melhor do seu dinheiro.

Continue lendo
content

Descubra como sacar dinheiro no Nubank!

Você sabe como sacar dinheiro no Nubank? Pois vamos te ajudar! Confira aqui o passo a passo e quais as taxas cobradas na operação.

Continue lendo
content

Conheça o The Platinum Card da American Express

Um dos cartões mais populares para o público de alta renda é o The Platinum Card da American Express. Leia o nosso texto e descubra mais ele.

Continue lendo