Listas

As 25 pessoas mais ricas do mundo e o seu patrimônio líquido. Confira!

Por

Senhor Finanças 

| Publicado em

Há pessoas que são ricas, bem de vida.

E há pessoas que são muito ricas, bilionárias.

No Brasil, de acordo com o critério de classificação econômica da Abep para ser parte do primeiro você precisa de uma renda familiar de cerca de R$9.800

No mundo, para chegar ao último grupo, você precisa de um patrimônio líquido muito maior. E para estar nos top 25, pelo menos 32 bilhões de dolares.

Usando os cálculos do Índice Billionaires Bloomberg, montamos uma lista das 25 pessoas mais ricas do mundo, baseada nos dados mais recentes disponíveis em 17 de Agosto de 2019.

Confira a seguir!

ANÚNCIOS

25. Phil Knight

Knight é o fundador e maior acionista da Nike, a maior fabricante mundial de calçados esportivos e roupas esportivas. A empresa, sediada em Beaverton, Oregon, opera mais de 1.100 lojas e faturou US $ 36 bilhões no ano até maio de 2018. A variedade de marcas da empresa inclui a Converse, a Cole Haan e a Jordan.

Phil Knight

Na década de 1960, Phil Knight iniciou uma empresa que distribuía tênis japoneses nos Estados Unidos sob o nome Blue Ribbon Sports - que foi o antecessor da Nike. Ele transformou uma paixão por correr em um tênis e um império de atletas famosos.

Patrimônio líquido: US $ 31.8 bilhões

Idade: 81

Cidadania: EUA

Indústria: Bens de consumo

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

24. Francois Pinault

Pinault é o fundador da Kering, designer e fabricante de artigos de luxo. O negócio baseado em Paris teve receita de 13,6 bilhões de euros (16,1 bilhões de dólares) em 2018 de marcas como Gucci e Yves St. Laurent. O bilionário também é dono da casa de leilões Christie's e tem uma coleção de arte pessoal de mais de 2.000 obras.

Francois Pinault

François Pinault fundou o grupo de artigos de luxo Kering, que controla a Gucci e a Puma, entre outros.

Patrimônio líquido: US $ 32.8 bilhões

Idade: 82

Cidadania: França

Indústria: Bens de consumo

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

23. Pony Ma

Ma é o co-fundador e diretor executivo da Tencent Holdings, uma provedora chinesa de serviços de mensagens instantâneas, jogos móveis e pagamento online. A empresa sediada em Shenzhen reportou receita de 313 bilhões de yuans (US $ 47,3 bilhões) em 2018. Seu aplicativo de bate-papo móvel Wechat tem mais de 1 bilhão de usuários.

Pony Ma

Patrimônio líquido: US $ 33.7 bilhões

Idade: 47

Cidadania: China

Indústria: Tecnologia

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

22. MacKenzie Bezos

Bezos é uma das principais acionistas da Amazon, o maior varejista on-line do mundo. A empresa sediada em Seattle vende livros, utensílios domésticos e outros produtos através de seu site principal. Ela também controla a cadeia de supermercados Whole Foods e oferece serviços de computação em nuvem e streaming de vídeo. A Amazon teve receita de US $ 233 bilhões em 2018.

Mackenzie Bezos

Patrimônio líquido: US $ 36 bilhões

Idade: 49

Cidadania: EUA

Indústria: Tecnologia

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

21. Jack Ma

Ma é fundador e presidente do Alibaba Group, a maior empresa de comércio eletrônico da China. A empresa de Hangzhou administra o Taobao, um site de compras on-line, e a Tmall, um facilitador de lojas on-line. O grupo teve receita de 377 bilhões de yuans (US $ 56,2 bilhões) no ano até março de 2019. A empresa também tem uma participação no serviço de pagamento on-line Alipay.

Jack Ma

Jack Ma iniciou a empresa de e-commerce Alibaba com apenas US $ 60.000 em 1999. Quinze anos depois, bateu recordes com uma oferta pública inicial de US $ 25 bilhões.

Patrimônio líquido: US $ 41.3 bilhões

Idade: 54

Cidadania: China

Indústria: Tecnologia

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

20. e 19. John Mars e Jacqueline Mars

John Franklyn Mars, KBE é um empresário americano. Em janeiro de 2018, a Mars tinha um patrimônio líquido de US $ 28,1 bilhões, tornando-se a 32ª pessoa mais rica do mundo.

Jacqueline Mars é uma herdeira e investidora americana. Ela é filha de Audrey Ruth e Forrest Mars, pai, e neta de Frank C. Mars, fundadores da empresa americana de doces Mars, Incorporated.

Eles compartilham a propriedade da Mars Inc., a maior confeiteira do mundo. A McLean, empresa de capital fechado sediada na Virgínia, produz balas (M & Ms, Snickers, Via Láctea), chiclete (Juicy Fruit, Orbit), ração para animais de estimação (Pedigree, Whiskas) e alimentos embalados (Uncle Ben's, Suzi Wan).

John Mars

Os irmãos John, Jacqueline e o falecido Forrest Mars herdaram uma participação na Mars, Inc. depois que seu pai morreu, em 1999. Os irmãos são notoriamente privados e não administram ativamente a empresa fabricante de doces. Mas eles administram a Mars Foundation, que dá primariamente a causas educacionais, ambientais, culturais e relacionadas à saúde.

Jacqueline Mars

Patrimônio líquido: US $ 43.6 bilhões cada

Idade: 83, 79

Cidadania: EUA

Indústria: Comida e bebida

Fonte de riqueza: Herança

ANÚNCIOS

18. Mukesh Ambani

Mukesh Dhirubhai Ambani é um empresário indiano e o residente mais rico da Ásia. Ele é o presidente do conselho, CEO e o maior acionista da Reliance Industries Limited, a maior empresa indiana do setor privado e uma companhia Fortune 500.

Os outros negócios do conglomerado de Mumbai incluem uma rede sem fio 4G na Índia. O bilionário também possui uma propriedade residencial no valor de mais de US $ 400 milhões e a equipe de críquete profissional Mumbai Indians.

Mukesh Ambani

Depois que seu pai morreu em 2002, Mukesh Ambani assumiu a presidência da Reliance Industries. Ele agora controla cerca de 40% da empresa, proprietária do maior complexo de refino de petróleo do mundo.

Patrimônio líquido: US $ 49.7 bilhões

Idade: 62

Cidadania: Indía

Indústria: Energia

Fonte de riqueza: Herança

ANÚNCIOS

17. Alice Walton

Alice Louise Walton é a única filha do falecido Sam Walton, o fundador da grande loja de varejo Wal-Mart, e de Helen Walton. É irmã de S. Robson Walton, de John T. Walton e de Jim Walton.

Alice Walton

Alice Walton é a herdeira mais jovem da fortuna Walmart de Helen e Sam Walton. Ela não assumiu um papel ativo na administração do império de superloja, mas administra em conjunto a Walton Enterprises, uma das duas holdings da família.

Patrimônio líquido: US $ 50.3 bilhões

Idade: 69

Cidadania: EUA

Indústria: Varejo

Fonte de riqueza: Herança

ANÚNCIOS

16. Carlos Slim

Carlos Slim Helú é um empresário mexicano. É conhecido em seu país por Midas, devido à sua habilidade em transformar empreendimentos decadentes em companhias saudáveis e lucrativas.

A Slim controla a America Movil, a maior operadora de telefonia móvel da América Latina. Ele tem participações em bancos e mineração, bem como participações em empresas de capital aberto, incluindo o New York Times e o Caixabank. Através do veículo familiar Grupo Carso, ele também tem interesses na indústria da construção mexicana.

Carlos Slim

Patrimônio líquido: US $ 50.4 bilhões

Idade: 79

Cidadania: México

Indústria: Diversas

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

15. Steve Ballmer

Steven Anthony Ballmer nascido em Detroit, no dia 24 de março de 1956 foi presidente executivo da Microsoft desde 21 de julho de 1998 até ser substituído por Satya Nadella em 2014, e é amigo de seu fundador, Bill Gates.

Steve Ballmer abandonou a escola de negócios em Stanford para se tornar o primeiro gerente de negócios da Microsoft, com um salário de US $ 50.000 e uma participação na empresa. Ele acabou se tornando CEO depois que Bill Gates deixou o cargo até que Satya Nadella o substituísse em 2014.

Steve Ballmer

Patrimônio líquido: US $ 50.6 bilhões

Idade: 63

Cidadania: EUA

Indústria: Tecnologia

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

14. Jim Walton

O filho mais novo do fundador do Walmart, Sam Walton, co-administra a Walton Enterprises, que, junto com outra holding familiar, controla cerca de metade do Walmart, o maior varejista do mundo. A rede de Bentonville, Arkansas, tinha mais de 11 mil lojas e registrou receita de US $ 514 bilhões no ano até 31 de janeiro de 2019.

Jim Walton

James "Jim" Walton é o filho mais novo dos fundadores do Walmart, Helen e Sam Walton. Ele co-administra a Walton Enterprises, a holding dos ativos da família Walton.

Patrimônio líquido: US $ 50.9 bilhões

Idade: 71

Cidadania: EUA

Indústria: varejo

Fonte de riqueza: herança

ANÚNCIOS

13. Rob Walton

Walton é ex-presidente do Walmart, o maior varejista do mundo. Ele ocupou o cargo por 23 anos após a morte de seu pai e fundador da empresa, Sam Walton, em 1992. Ele também é co-proprietário da Walton Enterprises, o maior acionista da varejista. O Walmart teve receita de US $ 514 bilhões no ano até 31 de janeiro de 2019.

Rob Walton

Samuel Robson "Rob" Walton é o filho mais velho dos fundadores do Walmart, Helen e Sam Walton. Ele começou a trabalhar no império de superstore em 1969 e serviu como presidente de 1992 a 2015.

Patrimônio líquido: US $ 51.4 bilhões

Idade: 74

Cidadania: EUA

Indústria: Varejo

Fonte de riqueza: herança

ANÚNCIOS

12. Francoise Bettencourt Meyers

Bettencourt Meyers controla 33% da L'Oreal, a maior fabricante de cosméticos do mundo. Ela é presidente da holding que detém a participação da família, que foi atribuída a sua mãe Liliane até sua morte em setembro de 2017. A L'Oreal possui as marcas Lancome e Garnier e teve receita de US $ 31,8 bilhões em 2018.

Francoise Bettencourt Meyers

Françoise Betterncourt Meyers é agora a herdeira da fortuna de cosméticos da L\'Oréal após a morte de sua mãe em setembro de 2017. Ela controla 33% da empresa, segundo a Bloomberg.

Patrimônio líquido: US $ 52 bilhões

Idade: 66

Cidadania: França

Indústria: bens de consumo

Fonte de riqueza: herança

ANÚNCIOS

11. Sergey Brin

Brin é presidente da Alphabet, a holding que detém o Google, o maior operador de mecanismos de busca do mundo. Ele foi um dos fundadores da empresa de Mountain View, Califórnia, em 1998. Ele lida com cerca de 1 trilhão de buscas por ano e registrou receita de US $ 137 bilhões em 2018. Outras unidades incluem sua divisão de pesquisa, a Google X.

Sergey Brin

Sergey Brin co-fundou o Google com Larry Page em 1998. Ele agora é o presidente da Alphabet, que é a empresa proprietária do Google.

Patrimônio líquido: US $ 55.8 bilhões

Idade: 45

Cidadania: EUA

Indústria: Tecnologia

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

10. Larry Page

Page é CEO da Alphabet, a holding do Google, o maior operador de mecanismos de busca do mundo. Ele foi co-fundador da empresa com sede em Mountain View, Califórnia, em 1998, que lida com cerca de 1 trilhão de buscas por ano e registrou receita de US $ 137 bilhões em 2018. Outras unidades incluem sua divisão de pesquisa, o Google X.

Larry Page

Larry Page co-fundou o Google com Sergey Brin em 1998. Ele agora é o CEO da Alphabet, que é a empresa proprietária do Google.

Patrimônio líquido: US $ 57.4 bilhões

Idade: 46

Cidadania: EUA

Indústria: Tecnologia

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

9. Larry Ellison

Ellison é o fundador e maior acionista da Oracle, a empresa de banco de dados que faturou US $ 40 bilhões no ano até 31 de maio de 2019. Ele possui cerca de um terço da empresa de Redwood City, Califórnia, bem como uma participação na Tesla, uma equipe de vela, o evento de tênis Indian Wells e o setor imobiliário, incluindo a ilha de Lanai, no Havaí.

Larry Ellison

Larry Ellison juntou-se a dois colegas de uma empresa de eletrônicos em 1977 para começar sua própria empresa de programação, que logo conseguiu um contrato para construir um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional para a CIA. O projeto se transformou no que hoje é conhecido como Oracle Corp., a segunda maior fabricante de software por trás da Microsoft. Ele deixou o cargo de CEO em 2014.

Patrimônio líquido: US $ 58.0 bilhões

Idade: 75

Cidadania: EUA

Indústria: Tecnologia

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

8. David Koch

David Hamilton Koch é um empresário estadunidense, atual vice-presidente da Koch Industries, uma das maiores empresas privadas dos Estados Unidos.

O conglomerado de Wichita, Kansas, opera em refino de petróleo, oleodutos, comércio de commodities, pecuária e celulose, e tem receita anual de cerca de US $ 110 bilhões.

David Koch

David Koch dirige a Koch Industries como vice-presidente executivo de seu irmão, Charles. A Koch Industries fabrica, refina e distribui uma ampla gama de itens, incluindo produtos químicos, energia, minerais e muito mais.

Patrimônio líquido: US $ 58.3 bilhões

Idade: 79

Cidadania: EUA

Indústria: Fabricação

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

7. Charles Koch

Charles de Ganahl Koch é um empresário estadunidense, atual presidente e diretor executivo da Koch Industries, uma das maiores empresas privadas dos Estados Unidos. Charles é um dos irmãos, mega empresários, da industria dos Estados Unidos. É presidente de uma das 10 maiores empresas privadas de lá.

O conglomerado de Wichita, Kansas, opera em refino de petróleo, oleodutos, commodities, pecuária e celulose e tem receita anual de cerca de US $ 110 bilhões. Ele é dono de 42% da empresa.

Charles Koch

Charles Koch dirige a Koch Industries como presidente e CEO com seu irmão, David. Além de seu conglomerado, os dois irmãos são grandes influenciadores políticos.

Patrimônio líquido: US $ 58.3 bilhões

Idade: 83

Cidadania: EUA

Indústria: Fabrição

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

6. Amâncio Ortega

Amancio Ortega Gaona é um empresário espanhol, presidente e fundador da Inditex, grupo de empresas proprietária de marcas como Zara, Massimo Dutti, Oysho etc.

Ortega possui 59% da Inditex, a maior varejista de roupas do mundo. A empresa Arteixo, com sede na Espanha, é controladora da Zara e de outras oito marcas de varejo, opera mais de 7.400 lojas e faturou 26,1 bilhões de euros (US $ 29,8 bilhões) no ano até janeiro de 2019. Ele também é proprietário de escritórios e lojas de varejo em todo o mundo.

Amâncio Ortega

Pelo menos parte de seu sucesso pode ser atribuída ao modelo de negócios de moda rápida da Zara.

Patrimônio líquido: US $ 62.7 bilhões

Idade: 83

Cidadania: Espanha

Indústria: Varejo

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

5. Mark Zuckerberg

Mark Elliot Zuckerberg é um programador e empresário norte-americano, que ficou conhecido internacionalmente por ser um dos fundadores do Facebook, a rede social mais acessada do mundo.

O negócio de Menlo Park, na Califórnia, teve receita de US $ 56 bilhões em 2018 e tem mais de 2 bilhões de usuários mensais. Sua oferta pública inicial em 2012 foi a maior oferta de tecnologia já realizada na época.

Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg lançou TheFacebook.com quando ele estava no segundo ano da faculdade antes de sair para trabalhar no site em tempo integral.

Patrimônio líquido: US $ 71.7 bilhões

Idade: 35

Cidadania: EUA

Indústria: Tecnologia

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

4. Warren Buffett

Buffett é o presidente e maior acionista da Berkshire Hathaway, o grupo de investimento que obteve 20,5% de ganho anual composto em valor de mercado desde 1953. A empresa de Omaha, Nebraska, é dona da Geico, Clayton Homes e Dairy Queen e tem participações na Coca- Cola e American Express.

Warren Buffett

Depois de ser rejeitado pela Harvard Business School, Warren Buffett foi para a Columbia, onde estudou com Benjamin Graham, que se tornaria seu mentor. Mais tarde, ele comprou a Berkshire Hathaway em 1969 e transformou-a em uma empresa holding.

Patrimônio líquido: US $ 79.1 bilhões

Idade: 88

Cidadania: EUA

Indústria: Diversas

Fonte de riqueza: Self-made; Berkshire Hathaway

ANÚNCIOS

3. Bernard Arnault

A pessoa mais rica da França é o presidente da LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton, a maior fabricante mundial de artigos de luxo. Ele controla cerca de metade da LVMH, que faturou 46,8 bilhões de euros (55,3 bilhões) em 2018. Ela vende produtos que incluem produtos de couro Louis Vuitton, relógios TAG Heuer e champanhe Dom Perignon.

Bernard Arnault

Patrimônio líquido: US $ 94.4 bilhões

Idade: 70

Cidadania: França

Indústria: bens de consumo

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

2. Bill Gates

William Henry Gates III mais conhecido como Bill Gates, é um magnata, empresário, diretor executivo, investidor, filantropo e autor americano, que ficou conhecido por fundar junto com Paul Allen a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado.

O restante de sua fortuna é administrado pela Cascade Investment, que controla ações de dezenas de empresas de capital aberto, como a Canadian National Railway, a Deere e a Ecolab.

Bill Gates

Bill Gates atuou como CEO da Microsoft até 2000. Ele ainda faz parte do conselho da empresa, mas não está mais ativo no dia-a-dia.

Patrimônio líquido: US $ 106 bilhões

Idade: 63

Cidadania: EUA

Indústria: Tecnologia

Fonte de riqueza: self-made

ANÚNCIOS

1. Jeff Bezos

Jeffrey Preston "Jeff" 'Bezos é um empresário estadunidense conhecido por fundar, ser o presidente e CEO da Amazon, uma importante e famosa empresa de comércio eletrônico dos Estados Unidos. Bezos nasceu em Albuquerque, no Novo México e cresceu em Houston, Texas. 

A empresa sediada em Seattle vende livros, utensílios domésticos e outros produtos através de seu site principal. Ele também controla a cadeia de supermercados Whole Foods e oferece serviços de computação em nuvem e streaming de vídeo. A Amazon registrou receita de US $ 233 bilhões em 2018.

Jeff Bezos

Jeff Bezos fundou a Amazon.com na garagem de sua casa em Seattle em 1994. O mercado online tornou-se público três anos depois e desde então tem crescido para vender de moda, tecnologia a alimentos e produtos eletrônicos de consumo da própria Amazon.

Patrimônio líquido: US $ 112 bilhões

Idade: 55

Cidadania: EUA

Indústria: Tecnologia

Fonte de riqueza: Self-made; Amazon

Gostou desse artigo? Compartilhe ou continue lendo outros artigos abaixo:

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta


Siga nas Redes Sociais

AVISO LEGAL

O Senhor Finanças não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos no Senhor Finanças. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.