Dicas

Como se aposentar com Auxílio-doença

Afinal, como funciona a aposentadoria de quem recebe o Auxílio-doença? Nesse caso, existem algumas regras que precisam ser cumpridas. Saiba mais sobre isto aqui.

Anúncios

Entenda como funciona a aposentadoria com Auxílio-doença

Afinal, como funciona a aposentadoria com Auxílio-doença? Fonte: Pexels.
Afinal, como funciona a aposentadoria com Auxílio-doença? Fonte: Pexels.

O Auxílio-doença é um benefício concedido pelo Governo Federal que ajuda muitas pessoas. Mas você sabe como ele pode impactar na sua aposentadoria? Isso mesmo! É necessário ficar atento as regras, caso contrário não conseguirá se aposentar com Auxílio-doença.

Afinal, quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira!

Como se aposentar com Auxílio-doença?

Primeiramente, devemos considerar um detalhe muito importante no Auxílio-doença. 

É o seguinte: caso termine o período de recebimento do Auxílio-doença e você realize uma contribuição ao INSS, todo o período que você recebeu o benefício, este que pode ser por 1 mês ou por 10 anos, contará como tempo trabalhado para que você consiga se aposentar.

Por outro lado, caso você saísse do Auxílio-doença sem fazer nenhuma contribuição ao INSS, você pode acabar perdendo todo o tempo de benefício.

Portanto, nunca deixe de realizar contribuições para o INSS, mesmo quando o seu Auxílio-doença for acabar, indeferir ou sofrer algum corte.

Quais são as regras do Auxílio-doença?

Em relação às regras, o que podemos dizer é que ainda não há nenhuma divulgação clara sobre o assunto, no entanto, já que o órgão realiza essa revisão de forma sistêmica, recomendamos que os segurados estejam preparados para evitar que os seus pagamentos sofram suspensões repentinas.

Ademais, para isso, duas dicas importantes que você deve seguir são: confira os seus dados cadastrais sempre que possível na base de dados do INSS e mantenha a documentação atualizada, como é o caso de laudos, exames e receitas.

Como criar o seu plano de previdência

Um plano de previdência privada pode ser uma ótima escolha para o seu futuro e para sua estabilidade após a aposentadoria. Saiba mais sobre isso aqui.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Perícia 

Afinal, como funciona a perícia médica? Fonte: Pexels.
Afinal, como funciona a perícia médica? Fonte: Pexels.

É importante reforçar que, caso os peritos do INSS perceberem a necessidade de realizar uma nova perícia para comprovar a incapacidade do beneficiário, será gerado um novo agendamento, o qual deve ser respeitado pelo indivíduo. 

Por isso, lembre-se de ficar atendo ao seu pedido através da plataforma Meu INSS e, sempre que houver pendência em sua solicitação, fique de olho no prazo para não correr o risco de suspensão do benefício.

Em resumo, acreditamos que você tenha compreendido que o processo do Auxílio-doença exige bastante atenção e cautela.

No entanto, se você contribuinte fizer todas as etapas da maneira correta e atendendo os requisitos, será muito mais prático receber!

Se gostou do post, continue nos acompanhando por aqui e fique por dentro de novos assuntos.

Diante disso, que tal ler nosso conteúdo sobre o Auxílio Emergencial? Então, clique abaixo e confira!

O que é Auxílio Emergencial?

Se você quer saber tudo sobre o Auxílio Emergencial, leia o nosso post e confira!

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como abrir conta à ordem Banco BNI Europa

Para fazer a sua conta à ordem no banco BNI Europa você precisa se cadastrar pelo homebanking. Descubra aqui o passo a passo para fazer isso.

Continue lendo
content

Kabum é confiável?

Descubra em primeira mão se a plataforma Kabum é confiável, quais são as suas vantagens, desvantagens e como comprar com segurança.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Venture Rewards

Viajar sem pagar passagens, hospedagem ou transporte? É possível sim. Conheça o cartão de crédito Venture Rewards e saiba como é possível conseguir isso.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta à ordem Digital Banco Best

No Banco Best, você pode aderir à conta à ordem Digital pela app e aproveita para fazer a gestão completa pela palma da mão sem complicações. Veja!

Continue lendo
content

Bitcointrade é confiável?

Quer começar a investir em criptomoedas? Então, conheça a Bitcointrade a corretora brasileira de criptomoedas e saiba se ela é confiável.

Continue lendo
content

Conheça o cartão Caixa Azul

Tudo o que você precisa saber sobre o cartão Caixa Azul, de características básicas à diferenciais de mercado, você encontra aqui. Confira!

Continue lendo