Educação financeira

Fiz acordo do cartão: posso voltar a usar?

No post de hoje falaremos sobre o que acontece quando você faz um acordo do cartão. Aderiu a prática e quer saber mais? Continue a leitura!

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 26/04/2022

Confira aqui o que acontece depois de fazer um acordo do cartão de crédito!

Confira o que acontece depois de fazer um acordo. Fonte: Pexels
Confira o que acontece depois de fazer um acordo. Fonte: Pexels

Atualmente muitos brasileiros estão endividados com as empresas de crédito. Sendo assim, uma das principais atitudes consiste em fazer um acordo com a financeira do cartão. Isso porque a prática pode ser a melhor forma de sair do vermelho e voltar a ter uma vida financeira saudável.

Entretanto, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o processo. Então, no post de hoje falaremos como funciona o acordo do cartão. Venha conferir!

Anúncios

Quando faz acordo perde o cartão?

Antes de mais nada, uma das principais perguntas feitas pelos usuários é se eles poderão voltar a fazer o uso do cartão após o acordo. Nesse sentido, a resposta é: depende! Isso porque algumas instituições fazem propostas nas quais o limite de crédito fica comprometido. Entretanto, conforme o usuário vai pagando, o valor disponível vai voltando. 

Então, caso o cliente opte por fazer o pagamento à vista, o uso do cartão ocorrerá normalmente. Aliás, quitar o valor em apenas uma vez geralmente sai bem mais barato do que a longo prazo. 

Como fazer acordo do cartão de crédito?

Primeiramente, o acordo do cartão de crédito pode ser feito diretamente com a instituição financeira ou com o banco. Sendo assim, ela funciona como uma renegociação dos valores estabelecidos anteriormente, nos quais o usuário não conseguiu efetuar o pagamento. Aliás, essas dívidas são responsáveis por colocar o nome do devedor nos órgãos de proteção de crédito.

Desse modo, após entrar em contato com uma das opções, o usuário deverá solicitar a renegociação. Nessa etapa, será importante avaliar todas as condições, valores e prazo para pagar.

Isso porque existem algumas possibilidades para realizar a prática. Portanto, é interessante verificar qual delas combina melhor com o seu orçamento, para que não ocorra inadimplências. 

Em conclusão, depois de escolher qual modalidade é a ideal, é só fechar o contrato. Assim, feito o pagamento inteiro, a instituição tem até 5 dias para retirar seu nome dos órgãos de proteção de crédito, como o SPC e o SERASA. Desse modo, é só continuar seguindo um planejamento que sua saúde financeira continuará no azul. 

Metas 2022

Através do planejamento financeiro pessoal você aprende a controlar os seus gastos e passa a ter uma relação saudável com o seu dinheiro. Quer saber como? Leia mais!

Anúncios

O que considerar na hora de fazer o acordo?

Então, antes de fazer um acordo do cartão, é importante considerar diversos fatores. Sendo assim, o primeiro que podemos citar é se essa dívida é a que possui os juros mais altos.

Ou seja, caso o usuário possua mais de uma pendência, o mais importante a se fazer é quitar a que tem as taxas mais altas de juros. Assim, o valor mensal da dívida poderá diminuir significativamente.

Em seguida, o usuário deverá avaliar qual das empresas oferece as melhores condições. Isso porque existem muitas formas de negociar a dívida. Seja através de uma plataforma de negociação, seja diretamente com a instituição, o contrato deve passar por uma análise detalhada. 

Essa análise é extremamente importante, tendo em vista que os acordos possuem diferentes características. Aliás, do que irá adiantar o usuário fechar um acordo no qual ele não consegue pagar as parcelas. 

Nesse sentido, podemos dizer também que o tempo limite de atraso de pagamento é definido de acordo com cada instituição. 

Contudo, caso ocorra a inadimplência, o cliente sofrerá diversas consequências, como veremos logo abaixo. 

O que acontece se quebrar o acordo do cartão?

Para não quebrar o acordo com o cartão, é importante calcular todas as opções   Fonte: Pexels
Para não quebrar o acordo com o cartão, é importante calcular todas as opções Fonte: Pexels

Então, às vezes pode acontecer de o usuário não conseguir cumprir com o acordo do cartão estabelecido com a empresa de crédito. Nesse sentido, existem algumas consequências relacionadas a isso. A primeira delas é que o seu nome voltará a constar nos órgãos de proteção de crédito.

Além disso, o cliente perde todas as condições negociadas com a instituição e volta a possuir a dívida antiga. Ademais, o score também diminui, tendo em vista que o pagamento não aconteceu.

Aliás, outro ponto bem chato, é que provavelmente o devedor receberá inúmeras ligações referentes a cobrança. 

Desse modo, ficou claro que não cumprir com o acordo estabelecido com a empresa pode acarretar em consequências bem chatas.

Portanto, é importante avaliar todas as condições antes de fechar com um contrato. Sendo assim, será mais difícil de acontecer esses infortúnios e sua vida financeira não estará em risco. 

Por fim, caso tenha se interessado pelo assunto, recomendamos abaixo um post sobre organização financeira. Nesse sentido, a prática pode ser importante para que novas dívidas e situações como essa não ocorram mais. Venha conferir!

Como planejar suas finanças em 2022

Ter controle das suas finanças é desejo de muitas pessoas, no entanto, nem todas conseguem ter um planejamento financeiro eficaz para isso.

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça os cartões da Sicoobcard

Descubra quais são as opções de cartões da Sicoobcard, quais as características gerais e benefícios do banco Sicoob, bem como solicitar um cartão.

Continue lendo
content

Veja como funciona e como solicitar a nova carteira de identidade

Confira como funciona, quais são os benefícios e como solicitar a nova carteira de identidade digital de forma simples. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Cheapoair

Sabia que é possível ganhar muitos pontos enquanto compra suas passagens e gasta nas viagens? Então, conheça as vantagens do cartão de crédito Cheapoair.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar cartão Express

Quer comprar roupas ganhando benefícios? Então, aprenda a solicitar o cartão Express. Uma parceria da rede de lojas Express com o Comenity Bank.

Continue lendo
content

Empréstimo Itaú Construshop: o que é e como funciona

Conheça o empréstimo Itaú Construshop, ideal para construir e reformar, com 54 meses para pagar e juros competitivos no mercado, veja mais!

Continue lendo
content

Quais foram as criptomoedas que mais cresceram em março?

Veja quais são as criptomoedas mais valorizadas em março e prepare sua carteira de investimentos para as apostas do mês de abril!

Continue lendo