Crédito Pessoal

Quantos bancos devo consultar antes de solicitar um crédito em Portugal?

Solicitar um crédito em Portugal pode ser simples e fácil, com a orientação correta. Por isso, saber como funciona a análise de crédito e os juros aplicados é uma das melhores formas de escolher o crédito. Saiba mais aqui!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 05/08/2022

Confira aqui dicas para obter crédito em Portugal com mais segurança

Antes de mais nada, saiba quantos bancos você deve consultar para pedir o seu crédito pessoal. Fonte: Freepik.
Antes de mais nada, saiba quantos bancos você deve consultar para pedir o seu crédito pessoal. Fonte: Freepik.

Hoje em dia, existem diversas soluções financeiras que nos ajudam a manter as nossas finanças em dia. Ao solicitar um crédito em Portugal, você conta com diversas modalidades, desde empréstimo pessoal, consignado, consolidado, cartão de crédito, etc. 

Para escolher o melhor para você, é preciso saber quais são as suas necessidades no momento e qual é a sua situação financeira atual.

Como pedir crédito pessoal em Portugal

Está precisando pedir crédito pessoal? Separamos aqui algumas dicas para que você saiba como fazer o pedido com segurança e praticidade, veja!

Além disso, é importante saber quais são as principais informações que os bancos usam na hora de fazer uma análise de crédito e, assim, se preparar para conseguir o empréstimo ou o cartão de crédito que precisa. 

Quer saber como funciona o crédito em Portugal, a análise de crédito e se vale a pena solicitar sozinho ou com um intermediário? Então, é só continuar a leitura com a gente!

Anúncios

Como é feita a análise de crédito pelos bancos em Portugal?

Agora, veja nesse tópico as informações referentes à análise de crédito. Fonte: Canva.
Agora, veja nesse tópico as informações referentes à análise de crédito. Fonte: Canva.

A análise de crédito é um requisito importante para conseguir o dinheiro que precisamos, tanto para colocar as contas em dia como realizar sonhos, tirar projetos do papel, etc. Com isso, é importante saber como a análise de crédito é feita pelos bancos em Portugal e se preparar para esse processo.

Para a análise de crédito de pessoas físicas, a instituição financeira usa alguns dados para fazer o levantamento do seu perfil financeiro, como a sua renda principal e auxiliar, informações pessoais como nome, escolaridade, estado civil, CPF, endereço e, também, a regularidade das suas documentações.

Com esses dados em mãos, já é possível avançar para as próximas etapas. O próximo passo é fazer uma análise da idoneidade do seu perfil financeiro. Para isso, os bancos contam com a ajuda do COSEC, Companhia de Seguro de Créditos, além dos dados informados pela Receita Federal, etc.

Com isso, o banco se informa a respeito do seu cadastro positivo, restrições em seu nome, score de crédito, etc. Ao fazer essa análise, baseada nos dados fornecidos pelos serviços de proteção ao crédito, já é possível que o banco consiga criar um perfil de risco dos clientes, verificar a probabilidade de inadimplência e a capacidade de pagamento.

Qual melhor cartão de crédito em Portugal?

Dentre tantas opções de cartões disponíveis, está ficando cada vez mais difícil escolher um. Por isso, separamos aqui uma lista com os melhores cartões para você, confira

Quanto tempo demora para a análise de crédito?

As instituições financeiras levam em torno de 5 a 15 dias úteis para aprovar ou reprovar, mas o prazo pode variar de um banco para outro.

Durante esse tempo, os dados coletados sobre o seu perfil financeiro serão analisados com cautela, identificando o risco de inadimplência com base no seu histórico de pagamentos, etc.

Além disso, esse tempo varia de acordo com o crédito solicitado. Empréstimos pessoais ou consignados tem uma análise diferente do cartões de crédito, por exemplo, e com isso, irá depender do seu pedido para saber o tempo de análise.

Anúncios

O que você deve considerar antes de solicitar um crédito em Portugal?

Porém, saiba também o que considerar antes de pedir um crédito pessoal em Portugal. Fonte: Canva.
Porém, saiba também o que considerar antes de pedir um crédito pessoal em Portugal. Fonte: Canva.

Solicitar crédito para colocar sua vida financeira em dia deve ser uma decisão consciente e bem pensada, pois irá impactar de forma direta as suas finanças por um determinado período de tempo.

Com isso, é importante considerar alguns pontos antes de solicitar crédito em Portugal, como, por exemplo os descritos abaixo.

  • Qual é o tipo de crédito que você precisa: empréstimo pessoal, consignado, cartão de crédito, etc?
  • Qual é o valor de crédito que precisa e se ele está disponível na opção que mais te chamou atenção no momento?
  • Qual é a taxa de juros aplicada sobre o crédito?
  • Qual é o prazo para pagamento e em quantas parcelas pode dividir o valor?
  • Qual o valor que fica mais confortável para o seu bolso, mensalmente?
  • Qual é a modalidade de crédito mais indicada para a sua necessidade;
  • Em quanto tempo o dinheiro cai na sua conta indicada?
  • Se a análise de crédito é flexível, ideal para quem tem restrições em seu nome, ou se é a análise de crédito tradicional;
  • Se há seguro crédito para tornar a transação mais segura;
  • etc.

Ao levar esses pontos em consideração antes de escolher o seu crédito e também as suas principais necessidades, será muito mais fácil ter uma decisão assertiva, e cuidar da sua vida financeira da melhor forma possível.

Além disso, você deve considerar outros pontos importantes, como os descritos abaixo.

Como conseguir crédito em Portugal

Confira nesse artigo algumas dicas que te ajudam a conseguir crédito em Portugal e peça o seu com mais facilidade!

Taxas de juros

Agora, veja as informações sobre as taxas de juros do crédito em Portugal. Fonte: Canva.
Agora, veja as informações sobre as taxas de juros do crédito em Portugal. Fonte: Canva.

As taxas de juros impactam diretamente na obtenção do crédito, pois elas incidem nas parcelas do empréstimo, bem como no pagamento em atraso das faturas do cartão de crédito. Pensando nisso, separamos abaixo as principais informações sobre elas. Confira!

Spread

O spread bancário é a diferença entre o preço de compras e o valor da venda de uma transação monetária, título, ação etc.

Por exemplo, se um banco concede empréstimo a um consumidor, é cobrada uma taxa por esse serviço, que é sempre superior à taxa de captação. Logo, o spread bancário é a diferença entre essas duas taxas.

TAN

A TAN, Taxa Anual Nominal, corresponde ao que conhecemos como taxa de juro de empréstimo. No caso dos empréstimos com juros variáveis, essa taxa se soma ao valor do spread bancário e ao valor do Euribor.

Nos empréstimos com taxa fixa, essa taxa se soma ao spread bancário, caso esse se aplique ao crédito contratado.

TAEG

A TAEG, Taxa Anual Efetiva Global, corresponde a uma taxa de juros de um ano todo, diferente das taxas aplicadas mensalmente ao crédito contratado.

Também pode ser chamada de TAEP em outros casos, e é aplicável ao empréstimo hipotecário, cartão de crédito, empréstimo pessoal, consolidado, consignado, etc.

Euribor

A taxa Euribor é uma das referências no mercado monetário da Zona Euro, e indica a taxa média de juros dos empréstimos interbancários sem garantia, que são em euros.

Esse cálculo considera as taxas dos 32 principais bancos europeus.

Outros encargos relacionados ao crédito

Os encargos de crédito são os juros e taxas que pagamos ao contratar essa solução financeira. Mas além de serem aplicados quando obtemos empréstimo ou saques com o cartão de crédito, por exemplo, lidamos com esses valores, também, quando pagamos as faturas em atraso, quando pagamos um valor inferior ao total da fatura, etc.

Dependendo do crédito contratado, outros encargos serão incluídos, além dos que citamos no tópico anterior, como os juros rotativos do cartão de crédito, juros de cheque especial, juros de crédito pessoal, juros mora, que é quando atrasamos o pagamento de uma conta e o credor faz uma cobrança de juros para compensar esse atraso, etc.

Solicitar o crédito por conta própria ou com a ajuda de um intermediário?

Por fim, descubra se é melhor solicitar o seu crédito por conta própria ou com auxílio de intermediário. Fonte: Canva.
Por fim, descubra se é melhor solicitar o seu crédito por conta própria ou com auxílio de intermediário. Fonte: Canva.

A maneira mais segura de cuidar da sua vida financeira e se certificar de que você está lidando com crédito de confiança, é com a ajuda de intermediários. Esses intermediários são os bancos, instituições financeiras e serviço de proteção ao crédito que servem como intermediários para a escolha de bons credores.

Escolher por conta própria a modalidade de crédito, sem saber se há segurança por trás e, principalmente, a legalidade dessa transação, é arriscado para as suas finanças e também para o seu nome no mercado financeiro.

Por isso, conte com a ajuda das grandes instituições financeiras e solicite crédito apenas às empresas certificadas e recomendadas por quem entende do assunto.

E aí, conseguiu entender um pouco melhor sobre o crédito em Portugal e como ele funciona no país?

Esperamos que o nosso conteúdo ajude você a conseguir o seu crédito e que em breve esteja usufruindo de todos os seus benefícios.

Por fim, para mais textos como esse, leia o nosso conteúdo recomendado abaixo. Até mais!

Pedir cartão de crédito online em Portugal

Agora, se a sua dúvida é sobre como pedir cartão em Portugal, não deixe de conferir o artigo recomendado que separamos para você.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça a conta à ordem EuroBic Sénior

No EuroBic, a conta à ordem Sénior tem benefícios exclusivos como depósitos com bons rendimentos e isenção de comissão. Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Review cartão ActivoBank 2022

O cartão de crédito ActivoBank é ideal para quem não quer pagar comissões e ter acesso a um cartão completo, saiba mais neste review.

Continue lendo
content

Cartão Cetelem Black Plus: como funciona

O cartão Cetelem Black Plus não lhe custa um cêntimo e, ainda, lhe garante reembolso de 3% em alguns estabelecimentos. Conheça mais agora!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito FC Porto

Conheça o cartão de crédito FC Porto e aproveite as vantagens de ser torcedor do dragão e contar com um ótimo cartão para suas compras.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão TAP Fly +

O cartão TAP Fly + é ideal para quem gosta de viajar. Então, se você se encaixa nesse perfil, leia este post e saiba como solicitá-lo.

Continue lendo
content

Conheça a Conta Digital Bankinter: o que é e como funciona

A conta digital Bankinter não tem comissões e dá remuneração ao domiciliar seu ordenado. Saiba agora como ela funciona e receba até 252€.

Continue lendo