Educação financeira
Banco Central pode autorizar o resgate de valores esquecidos em bancos falidos
Desde o seu lançamento, o Sistema Valores a Receber já atendeu a quase 26 milhões de pessoas com dinheiro esquecido em bancos. Agora, o Banco Central estuda liberar os valores esquecidos em instituições financeiras falidas. Veja mais aqui!
Anúncios
A proposta está em fase de estudo, mas pode ser liberada nas próximas etapas do programa Sistema Valores a Receber. Entenda.
Pois bem, o Banco Central anunciou que pretende incluir nas próximas fases do seu Sistema Valores a Receber (SVR) o dinheiro esquecido em bancos falidos. Ainda sem data confirmada, a instituição informou em nota que a recuperação do saldo pode ocorrer nas próximas etapas da ferramenta em sua plataforma.
Assim, de acordo com o BC, a possibilidade de inclusão do resgate de recursos depositados ou investidos em instituições financeiras sob regime de liquidação extrajudicial ainda está em fase de estudo. Então, se confirmada, deve beneficiar uma parcela ainda maior de brasileiros.
Desde que a ferramenta foi ao ar, em 24 de janeiro, 96.832 milhões de pessoas físicas e jurídicas já buscaram seus CPFs ou CNPJs na plataforma SVR. Sendo assim, 94.342 buscas se referem às pessoas físicas, com um saldo de mais de 74 milhões de reais a receber. Já as pessoas jurídicas completam o montante com 2.489 milhões de buscas e um saldo equivalente a $249.568 em dinheiro esquecido nos bancos.
Durante a etapa atual da ferramenta, espera-se a liberação de R$3.9 bilhões aos cidadãos com dinheiro esquecido nos bancos. A entidade estima que, no total, são R$8 bilhões recuperados através do serviço.
Conta especial para resgate do dinheiro esquecido
Para resgatar o dinheiro disponível na plataforma SVR, é preciso ter um nível especial de conta no Gov.br. Confira aqui quais são elas!
Quais são os valores das próximas fases do SVR?
Então, ainda existe uma série de valores que precisam ser revisados, e nenhuma das situações apresentadas a seguir tem uma data específica para iniciar o resgate. No entanto, espera-se que nas próximas etapas de liberação da plataforma, fique disponível a retirada de:
- Dinheiro esquecido em bancos falidos;
- FGC;
- FGCoop
- Tarifas cobradas indevidamente;
- Parcelas em operações de crédito cobradas indevidamente;
- Contas de pagamento pré e pós-pagas encerradas com saldo;
Você será redirecionado a outro site
O que é o Sistema Valores a Receber?
O serviço lançado pelo Banco Central pelo site Minha Vida Financeira tem o intuito de auxiliar os brasileiros a acompanharem mais de perto todo o seu histórico financeiro. Então, ele oferece a consulta de pessoas físicas e jurídicas para a restituição de valores esquecidos em contas bancárias encerradas com saldo remanescente.
Além disso, ele informa o cidadão o passo a passo do que deve ser feito para resgatar a quantia em uma data estipulada pelo Banco Central. Atualmente, o serviço conta com um site próprio para a consulta dos valores parados, e está disponível tanto para contas corrente como contas poupança.
Em Alta
Cartão de crédito Revolut Standard: o que é o Revolut Standard?
Conheça a conta e cartão Revolut Standard, serviço básico da fintech que possui isenção de anuidade e uma série de outras vantagens.
Continue lendoConheça o cartão de crédito Visa Gold
Conheça o cartão de crédito Visa Gold e se surpreenda com os seus benefícios, como proteção de compra e garantia estendida. Confira!
Continue lendoO que é o cartão Superdigital Internacional?
Já ouviu falar do cartão Superdigital Internacional? Ele tem um ótimo sistema de conversão de câmbio. Quer saber mais? Então, leia nosso post.
Continue lendoVocê também pode gostar
Como economizar com decoração da casa? Saiba agora 20 dicas que irão transformar o seu lar
Quer saber como economizar com decoração da casa? Se sim, então leia esse texto e descubra algumas dicas incríveis que irão lhe ajudar!
Continue lendoComo solicitar cartão Itaú Samsung
O cartão Itaú Samsung não tem anuidade, é seguro e pode ser usado onde e como você quiser. Veja agora mesmo como fazer a solicitação dele.
Continue lendoComo usar o dinheiro de modo inteligente?
Você cuida bem de suas finanças? Como é o seu comportamento como consumidor? Confira dicas para usar o dinheiro de modo inteligente.
Continue lendo