Empréstimo

Preciso me planejar para pegar um empréstimo pessoal?

No post de hoje separamos as melhores dicas de como se planejar para pegar um empréstimo pessoal. O planejamento conta com diversos passos que tem como objetivo a reorganização financeira. Continue a leitura e confira!

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 13/03/2022

Veja qual a melhor maneira de se planejar para pegar um empréstimo pessoal

O planejamento é um grande aliado da saúde financeira.  Fonte: Freepik.
O planejamento é um grande aliado da saúde financeira. Fonte: Freepik.

Hoje em dia, conseguir um empréstimo pessoal é cada vez mais fácil. Seja para pagar uma dívida, seja para realizar um sonho, é muito importante avaliar quais são suas verdadeiras necessidades com relação ao produto. Isso porque o empréstimo é uma dívida que possui juros muito altos. Nesse sentido, no post de hoje te ajudaremos a se planejar para pegar um empréstimo pessoal. 

Ficou interessado? Continue a leitura. 

Anúncios

O que fazer antes de pegar um empréstimo pessoal

Então, como falamos anteriormente, antes de pegar um empréstimo pessoal, você deve analisar muito bem a sua vida financeira. Desse modo, vale rever sua rotina de gastos e, principalmente, entender qual é o motivo de você estar pedindo um empréstimo. 

Além disso, existem muitos empréstimos disponíveis no mercado, que possuem finalidades mais específicas, como adquirir uma casa ou um carro. Então, tudo dependerá dos seus objetivos e das suas condições financeiras.

Assim, separamos abaixo os principais tópicos que te guiarão nessa jornada de planejamento. 

Controle Financeiro

Se você está buscando fazer um empréstimo pessoal para pagar dívidas, é muito importante que tenha um bom controle financeiro. Isso porque ao fazer um empréstimo sem mudar seus hábitos suas dívidas podem ficar ainda maiores. Para aqueles que querem realizar um sonho, a organização e o controle são bons aliados no processo.

Primeiramente, quando falamos em controle financeiro, devemos fazer um levantamento de saídas mensais. Essas, incluem os custos fixos, como aluguel, alimentação e gastos focados no lazer. Ademais, é importante incluir também o pagamento das dívidas já contraídas, como faturas futuras de cartão.

Em seguida, avalie a renda mensal subtraindo o valor da soma desses custos. Assim, você terá uma noção melhor de quanto sobrará, ou quanto você terá que poupar. Dando sequência, após saber o valor, é importante que você estabeleça algumas metas financeiras, para que elas te ajudem a manter um equilíbrio financeiro durante o ano.

Aliás, uma boa dica é contar com a ajuda de um planner ou até mesmo de um aplicativo, para ver como está se saindo no planejamento. Então, ao estipular a meta, é importante focar seus gastos em apenas o que é necessário, não deixando acontecer os famosos deslizes. 

Anúncios

Valor da parcela do empréstimo vs sua capacidade de pagamento

Saber exatamente sua renda pode te ajudar a acabar com suas dívidas. Fonte: Pexels.
Saber exatamente sua renda pode te ajudar a acabar com suas dívidas. Fonte: Pexels.

Outro ponto que pode te ajudar a se planejar para pegar um empréstimo pessoal é tentar renegociar suas dívidas. Isso porque é de interesse mútuo, tanto da instituição quanto do devedor que o valor seja pago. Assim, no acordo de pagamento, pode ser que tenham novos prazos e taxas.

Contudo, é importante checar as taxas de juros, para ver se são maiores do que as do empréstimo. Nesse sentido, terá que decidir qual opção vale mais a pena, quitar as dívidas com o empréstimo ou mantê-las e pagar com o tempo. Às vezes, manter as dívidas em apenas um local pode facilitar na hora de pagar.

Dando sequência, avaliar o valor da parcela com relação ao quanto você pode gastar é primordial. Isso porque caso você não consiga pagar, sua dívida vai ficar cada vez maior e mais difícil de ser abatida. Desse modo, uma boa saída é ver qual modalidade de empréstimo combina melhor com seus objetivos.

Valor da parcela e custo total do empréstimo

Antes de mais nada, um dos maiores erros cometidos na hora de contratar o empréstimo pessoal é olhar apenas para as taxas de juros. Isso porque o valor que o cliente pagará vai além da porcentagem e inclui diversas outras tarifas. Desse modo, para saber o que você realmente vai gastar é preciso consultar o CET (Custo Efetivo Total).

Então, o CET inclui todos os encargos e taxas relacionadas ao processo. Ademais, é importante conferir as condições de pagamento, como o prazo em números de parcela e se é possível adiantar ou até o valor da multa em casos de atraso. 

Planejamento Financeiro 2022

Aqui você irá encontrar dicas que com certeza te ajudarão a fazer um planejamento financeiro. Leia o post e confira!

Plano para pagamento do empréstimo pessoal contratado

Primeiramente, quando analisamos os gastos do dia a dia, sempre encontramos alguns pontos que podem ser diminuídos ou cortados, como viagens, idas a bares e restaurantes ou até festas. Assim, você conseguirá economizar um dinheiro extra. Em seguida, a pergunta que você deve se fazer é: esse valor consegue pagar minhas dívidas? Se a resposta for não, recorrer a uma fonte externa é o que resta.

Sendo assim, após ter  consciência de qual será o valor do empréstimo, é importante que você analise e separe o quanto vai precisar para pagar mensalmente. Nesse sentido, reserve o dinheiro e não misture com outros gastos. Por exemplo, o dinheiro de pagar a fatura atrasada do cartão não é o mesmo que o de fazer mercado e por aí vai. 

Cuidado com a inadimplência

Cuidado com a inadimplência. Fonte: Adobe Stock.
Cuidado com a inadimplência. Fonte: Adobe Stock.

Sabemos que no cenário ideal, todas as contas a pagar devem caber em seu orçamento, incluindo as parcelas do empréstimo. Porém, sabemos que muitas vezes ocorrem imprevistos. Nesse sentido, é importante que o usuário priorize os pagamentos, para que as multas de juros e atraso não se tornem cada vez maiores.

Desse modo, para que isso aconteça, é necessário conhecer muito bem os valores de cada dívida. Ademais, caso ocorra o atraso, lembre-se de tentar a negociação. Aliás, antes de optar por qualquer empréstimo, é muito importante que o contrato seja lido e relido, de modo que todas as informações estejam bem claras, a fim de evitar mal entendidos.

Em resumo, podemos dizer também que um dos grandes problemas no caso da inadimplência, é o fato do nome ficar sujo. Se o seu score estiver baixo, ficará cada vez mais difícil conseguir um cartão ou linha de crédito como forma de pagamento. Portanto, ter uma vida financeira saudável influencia diretamente no seu score.

Por fim, ao conhecer os maiores pontos com relação a planejar para pegar um empréstimo pessoal, fica mais fácil ter em mente que o processo não é simples. Isso porque requer mudanças de hábitos de consumo e uma reprogramação financeira.

Gostou do conteúdo? Deixaremos abaixo um conteúdo recomendado que pode te auxiliar na hora de economizar em compras no mercado, confira!

Como economizar no supermercado

Hoje em dia com o a inflação dos alimentos, fazer mercado está cada vez mais caro. Por isso, confira aqui dicas de como economizar.

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como se inscrever no Auxílio Brasil

Se enquadra nos requisitos necessários ao recebimento do Auxílio Brasil, mas não sabe como se inscrever? Leia este post e confira!

Continue lendo
content

8 cartões para servidores públicos 2021

Os servidores públicos contam com cartões consignados com juros menores e sem anuidade para contratar. Confira quais são os mais indicados.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Banrisul Universitário

Veja como pedir o cartão Banrisul Universitário, exclusivo para estudantes, com diversos benefícios e linha de crédito. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Superdigital Internacional

O cartão Superdigital Internacional oferece muitas vantagens para quem gosta de viajar. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post.

Continue lendo
content

Como se aposentar com Auxílio-doença

O Auxílio-doença ajuda muitas pessoas durante o afastamento do trabalho. Leia este post e saiba como se aposentar com Auxílio-doença.

Continue lendo
content

Conheça o FaceApp: editor facial para fotos

Você conhece o aplicativo FaceApp? Embora seja muito divertido, ele também esconde riscos à sua segurança. Clique aqui e saiba mais!

Continue lendo