Educação financeira
PIX supera o cartão de crédito e se torna a modalidade de pagamento preferida dos brasileiros
A funcionalidade de pagamento instantâneo PIX se popularizou de forma estrondosa desde o seu lançamento, em 2020. Em um estudo realizado pelo Banco Central, a ferramenta chegou ao topo das modalidades de pagamento pela primeira vez no Brasil. Saiba mais!
Anúncios
Seja pela ausência de tarifas para pessoas físicas ou pela praticidade oferecida, o PIX conquistou o topo do ranking e hoje é a forma de pagamento mais utilizada no país. Entenda.
Sem dúvida, o PIX caiu na graça dos cidadãos brasileiros. Desde o seu lançamento, no final de 2021, a modalidade de pagamentos instantâneos não para de crescer. O sucesso é tamanho que, no último trimestre de 2021, a quantidade de transações pelo PIX superou as operações de crédito e débito no país.
Então, esta foi a estréia do PIX no topo do ranking das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil. Os números apurados demonstram uma enorme adesão à funcionalidade, com a maioria das operações feitas entre pessoas físicas.
Segundo especialistas financeiros, o PIX deve permanecer em ascensão. Entretanto, alguns fatores ligados à segurança podem limitar seu crescimento. Nesse sentido, uma parcela da população ainda não se sente confortável com as transações instantâneas devido ao grande número de falhas de criptografia noticiadas desde o último ano.
De acordo com os dados do Banco Central, operações via PIX somaram R$3.85 bilhões no último trimestre de 2021. Isso demonstra um aumento de 34% quando em comparação com o trimestre anterior.
Apesar de apresentar um crescimento mais moderado, as transações com cartões de débito e crédito também aumentaram no período. Assim, foram 3.85 bilhões de movimentações na função débito, com alta de 9%, e 3.73 bilhões na modalidade crédito, com alta de 12%. Os cartões pré-pagos também figuraram a lista, com um aumento de 20%, em 1.92 bilhão.
Por fim, o mesmo estudo demonstra o impacto que o PIX teve sobre as transações via DOC e TED desde o seu lançamento. Durante os últimos três meses do ano passado, registrou-se 294 milhões de operações – uma queda de 50% em relação ao ano anterior.
Veja como utilizar PIX Saque e Troco
Conheça as novas modalidades de pagamento instantâneo e veja como utilizá-las!
PIX também é preferência entre comerciantes
Além de não gerar custos para pessoas físicas, a modalidade instantânea PIX também vem ganhando a preferência dos lojistas. Segundo os lojistas, as taxas cobradas pelo uso da ferramenta são muito mais acessíveis dos que as transações efetuadas pelos cartões de débito e crédito.
Enquanto o custo do PIX fica na média de 0,22% por operação, o débito cobra aproximadamente 1% do valor pago. Já para pagamentos na função crédito, essa taxa sobe para 2,2%. Tais números reforçam o crescimento do serviço no país, com adesão das empresas além da forte aceitação por pessoas físicas.
Em Alta
Conheça o consórcio Caixa
O consórcio Caixa é a melhor opção para quem deseja trocar de carro, sem pagar juros abusivos para isso. Se interessou? Saiba mais aqui.
Continue lendoConheça o financiamento construção Caixa
O financiamento para construção e reforma da Caixa permite contratar crédito de até 80% para ter dinheiro em todas as etapas da obra. Confira!
Continue lendoSaiba quais são os seu direitos ao realizar um investimento
Você sabia que o Código de Defesa do Consumidor também ampara investidores que contrataram corretoras e outras instituições? Saiba mais aqui!
Continue lendoVocê também pode gostar
Transforme gastos no cartão em investimentos com o BTG+
Com a conta e o cartão BTG+, você recebe cashback para investir e, assim, consegue transformar os gastos em investimentos. Saiba como funciona.
Continue lendoConheça o Cartão de crédito Coopfacil
Conheça o Cartão de crédito Coopfacil, entenda todos os benefícios. Saiba como solicitar o seu para comprar com descontos exclusivos na Coop.
Continue lendoTudo sobre o cartão de crédito Ayrton Senna
Conheça tudo sobre o Cartão de crédito Ayrton Senna, saiba quais seus diferenciais e se é o cartão ideal para sua vida financeira.
Continue lendo