Finanças

Novo Pix Parcelado promete concorrer com o cartão de crédito na preferência dos jovens

Mesmo sem regulamentação oficial do Banco Central, algumas instituições financeiras já oferecem aos seus clientes o recurso do PIX Parcelado. A nova modalidade já está fazendo sucesso entre os jovens, que preferem a praticidade do desconto em débito automático ao uso do cartão de crédito. Veja mais a seguir!

Anúncios

por Aline Barbosa

23/04/2022 | Atualizado em 24/04/2022

A modalidade apresenta mais facilidade para quem não deseja se comprometer com um produto de crédito. Saiba mais.

O novo PIX Parcelado é febre entre os jovens. Fonte: Adobe Stock.
O novo PIX Parcelado é febre entre os jovens. Fonte: Adobe Stock.

Com pouco mais de um ano após o seu lançamento, o PIX é uma das modalidades de pagamento preferidas entre os brasileiros. Hoje já são mais de 50 milhões de usuários, e o novo PIX Parcelado promete aumentar ainda mais esse número. O recurso tem uma funcionalidade bem parecida com a do cartão de crédito. A diferença é que descontam-se as parcelas diretamente da conta corrente do cliente. A expectativa é que o novo PIX Parcelado faça sucesso entre os jovens.

Através da ferramenta, disponível para pessoas físicas e jurídicas, é possível parcelar as compras em até 24 prestações com juros. Mesmo não sendo uma ferramenta regulamentada pelo Banco Central, os bancos tradicionais, digitais e carteiras de pagamento têm autorização do órgão para implementar o serviço.

Atualmente, o PicPay, Mercado Pago e Santander oferecem o novo PIX Parcelado aos seus clientes com condições especiais. Espera-se que a ampliação da modalidade faça com que o PIX permaneça um concorrente das outras formas de pagamento, especialmente o cartão de crédito. 

Segundo o CEO da Dinamo Networks, Marco Zanini, o número de operações deve ser ainda maior entre jovens de 25 a 34 anos, que são o grupo de pessoas que mais utilizam o novo PIX Parcelado desde o lançamento. Ele acredita que o principal motivo é a aversão desse grupo aos cartões de crédito por conta de suas taxas. Além disso, com a modalidade, o cliente não corre o risco de entrar no juros do rotativo.  

No entanto, Zanini também acredita que o cartão de crédito deve permanecer como modo de pagamento primário entre as pessoas mais velhas. Isso porque o produto apresenta uma segurança maior, além de mais familiaridade para quem já está acostumado com ele. 

PIX Garantido

A expansão do e-commerce e do PIX em relação ao crédito tradicional deve ser ainda maior quando o BC implementar sua nova ferramenta oficial de parcelamento: o PIX Garantido. A previsão é que o lançamento ocorra ainda este ano, no segundo semestre.

Com ele, o consumidor terá ainda mais vantagens, como a ausência de encargos e a possibilidade de parcelar suas compras sem a necessidade da adesão de um cartão de crédito físico. Além disso, outras instituições devem aderir o recurso. 

Enquanto isso não acontece, jovens que desejam fugir das taxas de juros do novo PIX Parcelado ainda podem contar com o cartão de crédito. Dessa forma, é possível parcelar as compras e contar com outros benefícios, como cobertura internacional e gerenciamento através do aplicativo do banco.

Portanto, se você deseja conhecer o nosso ranking com os melhores cartões de crédito para jovens, confira o conteúdo abaixo!

17 melhores cartões de crédito para jovens

Confira as nossas sugestões com os melhores cartões de crédito disponíveis no mercado para os jovens.

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Saraiva: cobertura internacional e descontos exclusivos

O cartão de crédito Saraiva é emitido pelo Banco do Brasil, não tem anuidade e conta com a bandeira Visa, além de diversos outros benefícios

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Di Santinni

A Di Santinni também se preocupa com a sua saúde, por isso o cartão Di Santinni tem como benefício o DS Odonto. Quer saber como solicitá-lo?

Continue lendo
content

Governo planeja liberar empréstimo consignado do Auxílio Brasil!

Governo Federal visa implementar um empréstimo consignado do Auxílio Brasil para os beneficiários do programa pelo CAIXA Tem. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o empréstimo Crefisa

Conheça as características gerais e vantagens do empréstimo Crefisa para negativados. Ele possui boas condições de pagamento e pode ser uma boa opção.

Continue lendo
content

Conheça a plataforma Wise

Saiba tudo sobre a Wise, antiga Transferwise, com destaque para suas funcionalidades e vantagens. Confira e descubra as novidades!

Continue lendo
content

Descubra o que é stock picking

Stock picking é uma técnica essencial para investidores que desejam ter sucesso em suas transações. Clique aqui e saiba mais.

Continue lendo