Finanças
Banco Central cria novas exigências para os bancos digitais
O Banco Central criou uma série de novas regras para bancos digitais de maior alcance que visa aprimorar as exigências de capital e avaliação de riscos das mesmas. Saiba mais a seguir.
Anúncios
Órgão regulador deve tomar uma posição mais dura em relação às fintechs maiores. Entenda.
Pois bem, no dia 11 deste mês, o Banco Central anunciou novas regras para ajustar o tratamento das instituições de pagamento. Então, as novas exigências do BC para fintechs foram desenhadas para que a avaliação de riscos e exigência de capital sejam feitas observando todo o grupo em que elas fazem parte, e não de maneira individual como era feito antes.
Sendo assim, o Banco Central classificou as fintechs que controlam instituições financeiras no sistema S – estrutura que demanda condições de capital proporcional ao balanço dos bancos.
Entretanto, o BC permitiu que instituições recém-criadas não deduzissem valores em seu primeiro ano de vida. Isso porque o órgão pretende preservar os incentivos às novas instituições, que nos primeiros anos de operação acabam investindo grandes quantias nos setores de tecnologia da empresa.
A nova norma é responsável pela criação de três grupos de conglomedados relativos à instituições de pagamentos. No tipo 1 estão às entidades controladas por instituições financeiras com integração às instituições de pagamento. Já no tipo 2, são todas aquelas que não são integradas por instituições financeiras, mas controladas por instituições de pagamento.
Por fim, no tipo 3 estão as controladas por instituições de pagamento com integração de instituições financeiras. Cada tipo possui uma escala de exigências de capital que deve ser introduzida de maneira gradual de janeiro de 2023 até janeiro de 2025.
7 melhores bancos digitais para abrir conta
Confira as nossas sugestões de melhores bancos digitais para se ter uma conta!
Então, o Bank of America acredita que a regulamentação está de acordo com as demandas dos principais bancos, mas entende a argumentação das fintechs em que as exigências de capital deveriam ser proporcionais, e não iguais às demais instituições.
Em relação as empresas que estão listadas na Bolsa de Valores, os analistas do Bank of America acreditam que as novas regras devem elevar as exigências de capital do Nubank de US$70 milhões para US$360 milhões.
Para o Goldman Sachs, o Nubank de fato tende a ser a instituição mais afetada com a mudança. No entanto, a fintech conta com uma posição de caixa favorável o suficiente para fazer frente ao impacto.
Apesar da implementação das novas regras, o Bradesco BBI aponta que não as fintechs não esperam pressão significativa do Banco Central à curto prazo. Isso graças ao tempo apresentado pela entidade para que as instituições preparem os seus balanços.
Em Alta
Cartão de crédito para negativados: qual a melhor opção
Está com o nome sujo e precisa de dinheiro? Descubra aqui quais as melhores opções de cartão de crédito para negativados!
Continue lendoOs salários mais altos do cinema: saiba quem são os artistas mais bem pagos de Hollywood
Segundo a lista da Forbes alguns dos artistas mais bem pagos de Hollywood são os que participaram de franquias Marvel. Conheça os outros aqui!
Continue lendoComo solicitar o cartão VerdeCard
Quer ter todos os benefícios do cartão VerdeCard para as suas finanças? Descubra aqui como solicitar e receber o cartão físico na sua casa.
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o Cartão de crédito Cartão Inter Mastercard Black
Conheça o cartão de crédito Inter Mastercard Black, entenda como funciona, descubra todas as vantagens e desvantagens e veja como solicitar.
Continue lendoCartão virtual Google para Android e Chrome: como será?
Conheça hoje o cartão virtual Google para Android e Chrome, novidade que chegou para tornar suas compras virtuais mais seguras, confira!
Continue lendoConheça os filmes brasileiros na Netflix que vão te conquistar nessas férias!
Confira a nossa lista com sugestões de filmes brasileiros na Netflix para você se divertir nas suas férias e prestigiar o cinema nacional de qualidade!
Continue lendo