Empréstimo

Como encontrar o melhor empréstimo em 2022?

Hoje em dia, cada vez mais opções de empréstimo estão disponíveis no mercado. Desse modo, a decisão torna-se cada vez mais difícil. Por isso, avaliar as condições e características é fundamental. Ficou interessado? Continue a leitura

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 11/05/2022

Falta pouco para você encontrar o empréstimo ideal! 

Confira já como encontrar o melhor empréstimo para você! Fonte: Adobe Stock
Confira já como encontrar o melhor empréstimo para você! Fonte: Adobe Stock

Se você está procurando por um empréstimo, provavelmente já percebeu que decidir qual é o melhor se tornou cada vez mais difícil. Isso porque a cada dia que passa, diversas novas opções surgem no mercado. Desse modo, é importante que o usuário avalie bem todas as condições e taxas de contratação.

Além disso, existem algumas formas de identificar qual é a melhor opção. Elas envolvem a observação dos modelos disponíveis no mercado, a comparação entre as taxas e etc. Ademais, é importante também conhecer bem as suas possibilidades. 

Isso porque existem alguns empréstimos focados para aposentados, para quem possui carro ou casa -que é o caso dos com garantia- e muito mais. Sendo assim, falaremos hoje como fazer para encontrar o melhor tipo de empréstimo para o seu perfil!

Ficou interessado? Continue a leitura!

Anúncios

Como encontrar o melhor empréstimo para você?

Encontrar o melhor empréstimo para o seu perfil nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque saber onde procurar é essencial para obter o sucesso. Nesse sentido, daremos algumas dicas para auxiliar na busca.

A primeira delas é de que o usuário busque em primeiro lugar conhecer as opções disponíveis no banco em que ele já tenha algum relacionamento. Isso pode ser interessante, porque caso a relação seja boa, as condições podem ser melhores. 

Além dos bancos e instituições tradicionais, pesquisar as condições nas cooperativas de crédito pode resultar em bons frutos. Essas, geralmente têm como principal objetivo beneficiar todos os seus cooperados. 

Em resumo, elas costumam cobrar taxas bem menores do que os bancos. Por todos serem associados, a relação de confiança e segurança é maior, o que faz com que o crédito seja liberado mais rapidamente.

Caso você seja servidor público, aposentado ou pensionista do INSS, uma opção interessante são os empréstimos consignados. Para quem não sabe, nessa modalidade, as taxas costumam ser bem mais baixas.

Isso porque o pagamento das parcelas é descontado diretamente do benefício. Portanto, as chances de inadimplência são muito menores. Entretanto, o valor das parcelas não pode comprometer mais do que 30% do salário. 

Por fim, para aqueles que possuem um imóvel ou automóvel, conferir os empréstimos com garantia também é uma prática positiva. Assim como o consignado, as taxas costumam ser menores e o prazo de pagamento maior.

Isso porque ao utilizar um bem próprio como forma de garantia, o usuário mostra ao banco que está comprometido em realizar o pagamento. Desse modo, as chances de inadimplência se tornam menores. 

Como escolher o melhor tipo de empréstimo?

Empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma ótima opção! Fonte: Adobe Stock
Empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma ótima opção! Fonte: Adobe Stock

Agora que você já sabe como procurar o melhor empréstimo, daremos algumas dicas de como fazer para escolher dentre eles. 

A primeira delas é que você estude e avalie bem todas as opções que estão disponíveis para seu perfil. Ou seja, ver se consegue aderir ao modelo consignado, com garantia ou até mesmo se associar a uma cooperativa de crédito.

Depois que tiver escolhido qual modalidade aderir, é a hora de procurar todas as instituições que oferecem o produto. Nessa hora, é importante avaliar os custos, os prazos, os juros e etc.

Aliás, observar apenas os juros se torna inútil. Isso porque o valor final de um produto é composto por diversos outros fatores. Em outras palavras, é necessário ficar de olho no famoso CET.

Esse, para quem não conhece, é o custo efetivo total. Um empréstimo é composto pelos juros e por outros encargos e taxas. Portanto, o CET consiste no valor real que você pagará pelo empréstimo.

Além disso, para aqueles que possuem alguma dívida, pegar um empréstimo para quitá-la pode ser interessante. Isso porque muitas vezes os juros do produto são menores do que os cobrados na dívida. 

Contudo, é preciso avaliar bem todos os pontos antes da solicitação. Não adianta nada contrair um novo crédito no qual você não conseguirá pagar. 

Sendo assim, a atitude mais indicada é que você organize bem todas as suas finanças e confira o valor total que falta quitar. Assim, é válido buscar outras alternativas, como tentar uma renegociação e etc.

Por fim, para escolher o melhor empréstimo é preciso estar bastante atento aos modelos disponíveis no mercado. Outro ponto importante é saber qual é o valor mensal que você poderá comprometer para pagar as parcelas. 

Empréstimo com até 240 meses para pagar

Fazer um empréstimo com maior prazo para pagar é ideal quando o valor é alto. Sendo assim, confira as melhores opções do produto!

Anúncios

Como comparar empréstimos de forma simples

E então, qual modelo combina mais com seu perfil? Fonte: Adobe Stock
E então, qual modelo combina mais com seu perfil? Fonte: Adobe Stock

Primeiramente, para decidir qual é o melhor empréstimo, é interessante compará-los. Desse modo, alguns pontos devem passar por uma consideração. Por exemplo, não faz sentido nenhum você comparar um modelo cujo prazo de pagamento seja de 36 meses com um de 24 meses.

Isso porque o custo de um empréstimo vai depender de alguns fatores e o prazo é um deles. Então, muito provavelmente um produto com menos prazo será mais barato do que um com maior. 

Além disso, alguns fatores devem ser observados. Algumas empresas oferecem empréstimos com a mesma taxa de juros. Entretanto, o que realmente importa na hora do pagamento é o famoso CET.

Esse, nada mais é do que o custo efetivo total. Ou seja, é ele quem dirá quanto o cliente realmente pagará. Ademais, ele é composto pela soma de todas as parcelas e leva em consideração não apenas as taxas de juros, mas também os outros custos envolvidos.

Em conclusão, falaremos agora sobre uma maneira mais fácil de encontrar o empréstimo para o seu perfil. Essa, utilizará como ferramenta o Serasa eCred. 

Para quem não conhece, a plataforma funciona como uma espécie de simulador. Ou seja, o usuário preenche os campos da simulação com o valor que deseja juntamente com o prazo. Aliás, pode ser interessante informar também qual modalidade você busca. Por exemplo, com ou sem garantia e etc.

Em seguida, a plataforma mostrará quais são as opções que mais combinam com o seu perfil. Essa ferramenta pode ser bastante interessante, tendo em vista que ela compara produtos similares.

Por fim, com ela você conseguirá encontrar opções semelhantes e decidir entre a que tiver as condições mais atrativas. 

Empréstimo com menor taxa de juros

Na hora de fazer um empréstimo olhar suas taxas de juros é muito importante, tendo em vista que elas influenciam diretamente no custo do produto!

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça a corretora Nu Invest

Descubra todas as vantagens da corretora Nu Invest, como corretagem zero, conta gratuita e mais de mil opções de investimento. Saiba mais!

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo online Noverde

Você conhece o empréstimo online Noverde? Ele é ideal para quem deseja praticidade na hora de solicitar um crédito. Leia este post e confira!

Continue lendo
content

Quais as vantagens da conta digital e do cartão ModalMais?

Conheça as características e vantagens da conta digital e do cartão de crédito ModalMais e saiba se vale a pena solicitá-lo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como evitar o superendividamento

superendividamento pode ser uma situação muito estressante e complicada. Mas é possível sair dessa! Então confira nossas dicas e informações

Continue lendo
content

Cartão Renner ou Riachuelo: qual o melhor cartão?

Se está na dúvida entre cartão Renner ou Riachuelo, saiba que ambos oferecem descontos exclusivos e várias opções de bandeiras. Entenda mais!

Continue lendo
content

Review cartão Méliuz Internacional 2021

Confira o review cartão Méliuz Internacional e saiba mais sobre seus benefícios, como programa de cashback, bandeira Mastercard e mais!

Continue lendo