Dicas

Juros do crédito habitação: a prestação vai subir?

Os juros vão subir! E agora, como fica o meu crédito habitação? Criamos um conteúdo completo para que você saiba tudo sobre o assunto e se programe para a alta dos juros. Continue a leitura e saiba mais!

Anúncios

Saiba o que acontece com a prestação do crédito habitação em caso da alta dos juros

Antes de mais nada, veja aqui se a taxa de juros vai impactar no seu crédito habitação. Fonte: Freepik.
Antes de mais nada, veja aqui se a taxa de juros vai impactar no seu crédito habitação. Fonte: Freepik.

Se você possui um crédito habitação, provavelmente você ficou apreensivo com a notícia de que as taxas de juros irão subir. E sim, é possível que, nesse cenário, os juros do crédito habitação que está em vigência suba, sendo imprescindível se preparar para essa situação.

Mas, calma! Nem tudo está perdido. Hoje viemos com um review completo para te explicar tudo a respeito do assunto, para que você saiba de uma vez por todas se a sua prestação sofrerá alteração.

Como escolher o melhor crédito habitação?

Você sabe quais dicas levar em consideração na hora de escolher o melhor crédito habitação? É sobre isso que falamos aqui, continue a leitura e descubra!

Então, se você está com dúvidas sobre o assunto e quer saber mais sobre o juros do seu crédito habitação, é só continuar aqui conosco até o final. Vamos nessa?

Crédito Habitação Multifunções: como funciona

Saiba aqui tudo sobre o crédito habitação multifunções e fique por dentro de como ele poderá te ajudar na realização do sonho da casa própria!

Como funcionam os juros do crédito habitação?

Agora, veja aqui sobre o funcionamento dos juros no crédito habitação. Fonte: Freepik.
Agora, veja aqui sobre o funcionamento dos juros no crédito habitação. Fonte: Freepik.

Antes de mais nada, começamos o nosso artigo te explicando a respeito dos juros do crédito habitação. Pois bem, eles são definidos a partir da taxa Euribor, que impacta diretamente no valor das prestações.

Portanto, ao contratar um crédito habitação, você poderá escolher entre três tipos de taxas, sendo elas: taxa fixa, taxa variável e taxa mista.

Na primeira opção, as taxas de juros não sofrem alteração durante todo o seu contrato, independentemente se o juros subir ou cair. Assim, você não terá surpresas durante o processo.

No caso da taxa variável, o esquema é diferente. Isso é, enquanto o seu contrato estiver em vigência, você fica totalmente refém do valor da taxa de juros. Ou seja, se a taxa vier a subir, suas prestações subirão consequentemente.

E, por fim, temos a taxa mista. Nesse caso, os bancos costumam oferecer condições em que o cliente paga os primeiros anos utilizando a taxa fixa mas, depois de certo tempo, a taxa variável é a que passa a ser válida. Fique atento ao escolher essa opção, pois sabemos que o mais provável é que a taxa de juros suba ao decorrer dos anos, e não o caminho inverso.

O que acontece com a prestação do crédito se os juros continuam a subir?

Pois bem, se você tem dúvidas sobre o que irá acontecer com a prestação do seu crédito habitação no caso da alta dos juros, é importante que você saiba qual é o tipo de taxa praticada em seu contrato.

Afinal de contas, como foi dito antes, em caso de taxas fixas, você não terá impacto algum com o aumento dos juros. Para as taxas variáveis, o valor sofrerá alteração sempre que divulgarem subida na Euribor, como também poderá haver quedas (menos provável), que também implicaria no valor das prestações.

E, por fim, nas taxas variáveis, você precisará se informar se porventura você já passou do prazo de taxa fixa, ou se ainda não será necessário acompanhar a alta dos juros. Para isso, é importante conferir dentro do seu contrato de crédito habitacional.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Como calcular os juros do crédito habitação?

Por fim, descubra como fazer o cálculo dos juros em 2022. Fonte: Freepik.
Por fim, descubra como fazer o cálculo dos juros em 2022. Fonte: Freepik.

Agora, se o que você deseja saber é a respeito dos cálculos dos juros do crédito habitação, você precisará ficar de olho nas perspectivas do mercado financeiro do país.

No mais, é quase impossível não afirmar que os juros estão em ascendência, uma vez que acompanharão a inflação e a perspectiva é que dentro dos próximos anos, a taxa Euribor alcance a marca de, no mínimo, 2%.

Mas, pode ficar tranquilo, pois a mudança não virá de uma forma drástica, mas sim progressiva. De toda forma, a partir do momento que notar que os juros elevados estão impactando o orçamento familiar, talvez seja a hora de pensar em uma renegociação para continuar cumprindo com o seu compromisso.

Por fim, se lhe restam dúvidas a respeito dos juros do crédito habitação, não hesite em entrar em contato junto ao banco que fez o seu crédito, para esclarecimento de mais detalhes a respeito do contrato. 

E, se o seu objetivo é continuar de olho em mais dicas financeiras como essa, você já sabe, né?! Continue de olho no conteúdo recomendado abaixo e veja tudo que preparamos para você. Até breve!

Conheça o crédito habitação Bankinter

Dentre tantas opções de crédito habitação do mercado, o Bankinter se destaca bastante positivamente pelas suas características e vantagens, veja mais aqui!

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como abrir conta à ordem Millennium Serviços Mínimos

Com uma conta à ordem de Serviços Mínimos do Millennium BCP, você paga menos taxas e tem acesso a bons serviços bancários. Veja como aderir.

Continue lendo
content

Conheça o crédito consolidado Kreditiweb

Tem vários créditos pessoais e tem dificuldade para fazer a gestão? Então, conheça o crédito consolidado Kreditiweb que ajuda a consolidar créditos.

Continue lendo
content

Conheça a conta à ordem Banco Atlantico Europa

O Banco Atlantico Europa oferece uma conta digital com suporte humanizado e vários planos para contratar o serviço ideal para si. Saiba mais aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o Crédito Pessoal Unibanco

Saiba como solicitar o Crédito Pessoal Unibanco de forma online e consiga crédito de até 75.000€ para usar como quiser e pagar em 84 meses.

Continue lendo
content

Conheça a conta à ordem BBVA Base

Conheça aqui a conta à ordem BBVA Base, suas principais características, informações, vantagens, desvantagens e como abrir uma.

Continue lendo
content

Conheça o Crédito Pessoal ActivoBank

Conheça o Crédito Pessoal do ActivoBank que, entre outras vantagens, libera créditos de até 75.000€ com prazo de 84 meses para pagar.

Continue lendo