Empréstimo

Como funciona empréstimo débito em conta?

O empréstimo com débito em conta é ideal para quem quer mais comodidade. Isso porque o seu pagamento é feito de forma automática. Ficou interessado? Continue a leitura e confira mais informações!

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 09/06/2022

Entenda o que é o empréstimo débito em conta

Confira como funciona o empréstimo com débito em conta. Fonte: Adobe Stock
Confira como funciona o empréstimo com débito em conta. Fonte: Adobe Stock

Hoje em dia cada vez mais pessoas estão buscando fazer um empréstimo pessoal. Nesse sentido, muitas opções novas vêm surgindo e uma delas é o empréstimo débito em conta. A modalidade se mostra ideal para quem busca ter mais conforto na hora do pagamento. Isso porque ele é feito com débito automático, o que evita atrasos. 

Além disso, a modalidade oferecida por diversas instituições diferentes. Cada uma delas possui taxas diferentes.

Quer saber mais sobre o empréstimo débito em conta? Continue a leitura e confira!

Anúncios

O que é empréstimo débito em conta?

Antes de mais nada, podemos dizer que o empréstimo débito em conta se trata de um empréstimo pessoal. A única coisa que diferencia as duas modalidades é que o pagamento do primeiro é feito com débito automático. Desse modo, o usuário não precisará se lembrar de efetuar o pagamento. 

Em resumo, todos os meses, na data combinada, será descontada uma quantia da conta corrente. Essa quantia corresponde ao valor estipulado na parcela do produto. 

Como funciona o empréstimo com débito em conta?

Assim como falamos anteriormente, o empréstimo com débito em conta funciona de maneira muito parecida com o pessoal. Nesse sentido, a grande diferença é com relação ao pagamento, que é feito com débito automático. 

Por exemplo, se na hora da contratação o valor ficou em R$500, significa que todo mês no mesmo dia será descontado R$500 da sua conta. Aliás, é importante estar atento em como essa cobrança aparecerá em sua fatura. 

Além disso, o proponente deverá declarar no acordo se permite a cobrança no crédito nos meses em que não houver saldo. Isso porque ao aceitar, nos meses em que isso acontecer, o nome irá parar no cheque especial.

Ademais, essa modalidade está disponível para todas as pessoas. Entretanto, a prática é mais comum entre aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores CLT.

Anúncios

Quais as vantagens dessa modalidade de crédito?

Confira as principais vantagens da modalidade. Fonte: Pexels
Confira as principais vantagens da modalidade. Fonte: Pexels

Então, por se tratar de uma modalidade de crédito como qualquer outra, o empréstimo de débito em conta deve passar por uma avaliação antes de sua solicitação. Sendo assim, podemos dizer que o produto possui algumas vantagens. 

A primeira delas é o fato de o pagamento ser descontado de maneira automática. Desse modo, o usuário não precisará se lembrar de pagar, portanto, não terá atrasos. Entretanto, como nada é completamente perfeito, caso você não tenha o saldo na conta, poderá cair no cheque especial. 

Como fazer empréstimo débito em conta: passo a passo

Para solicitar o empréstimo débito em conta é bem simples. O primeiro passo é encontrar uma instituição que ofereça o serviço e fazer a simulação para conferir as taxas e o prazo de pagamento. 

Em seguida, é provável que a instituição faça uma análise de crédito do seu perfil. Nessa hora, elas irão conferir o seu histórico de pagamento, o score de crédito e todos os dados pessoais. Então, caso você passe na avaliação, o dinheiro será depositado em sua conta. 

Se você estiver com o nome sujo, não se preocupe. Existem muitas empresas que oferecem crédito sem a consulta dos órgãos de proteção.

Além disso, as taxas de juros também costumam variar bastante, tanto de banco para banco quanto de pessoa para pessoa. Portanto, é bem importante que você avalie bem as taxas de todas as instituições. 

Ademais, geralmente as menores taxas são concedidas às pessoas que possuem um bom score. Isso porque o banco enxerga a informação como uma menor chance de inadimplência. 

Qual a diferença entre empréstimo com débito em conta e consignado?

Muitas pessoas confundem o empréstimo com débito em conta e a modalidade consignada. Contudo, os dois modelos possuem muitas diferenças. A primeira delas é com relação ao pagamento. Assim como falamos anteriormente, o pagamento do primeiro acontece com débito em conta, ao passo que o consignado é descontado diretamente da folha de pagamento. 

Além disso, o débito em conta está disponível para o público em geral, pois se trata de um empréstimo pessoal. Já o consignado tem como público exclusivo os aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos, militares ou trabalhadores CLT cuja empresa é conveniada. 

Outra característica diferente é que o valor máximo da parcela do consignado é de 30% do benefício recebido. Ademais, as taxas de juros dele também costumam ser menores do que as do outro. 

O empréstimo débito em conta vale a pena?

E então, a modalidade vale a pena para você? Fonte: Pexels
E então, a modalidade vale a pena para você? Fonte: Pexels

Agora que você já conhece melhor o empréstimo com débito em conta, ficou mais fácil de ver se ele vale a pena ou não. Por se tratar de um empréstimo como qualquer outro, você deve ficar muito atento às suas taxas e cobranças. 

Nesse sentido, a atenção nessa modalidade deve ser em dobro. Isso porque o seu pagamento é feito de maneira automática, diretamente da conta corrente. Assim, não será possível atrasar suas parcelas. Mesmo que você não tenha saldo, o valor será descontado no crédito, o que fará com que você entre no cheque especial. 

Portanto, é bem importante que você faça um bom planejamento financeiro antes da solicitação. Desse modo, será possível verificar qual é a verdadeira quantia que você precisa. Aliás, pode ser legal fazer alguns cortes nos gastos, pois assim você conseguirá economizar. 

Em conclusão, as taxas costumam variar bastante de instituição para instituição. Por isso, reforçamos a importância de pesquisar e comparar os valores. Por ser um empréstimo com garantia, é provável que as taxas sejam bem altas. Então, recomendamos que conheça outras modalidades para ver se ela realmente combina com você. 

Confira como solicitar o empréstimo para bancário

Atualmente existem opções para quase todas as profissões. Será que existe um empréstimo para bancários? Confira!

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Senac oferece curso inédito em Gestão de Hospitalidade

Senac lança curso na área de saúde para ensinar a gestão de produtos e serviços através dos elementos de hospitalidade. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Descubra como ganhar dinheiro com o Itimania

Confira como ganhar dinheiro com Itimania, o programa de recompensas da carteira digital Iti do Itaú. Realize missões e ganhe cashback!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Magalu

Veja aqui como solicitar o cartão Magalu e ter para si um cartão sem anuidade, com cashback e ótimo para fazer as compras do dia-a-dia.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Modelo da nova CNH deve entrar em vigor em junho

Após a atualização do RG, é a vez do Governo Federal em parceria com o Contran lançar a nova CNH. Confira agora mesmo o que muda!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Ipiranga

cartão de crédito Ipiranga pode ser uma boa escolha para você! Confira nosso artigo com todas as informações e benefícios do cartão Ipiranga

Continue lendo
content

Reserva de emergência: onde investir dinheiro em 2021

A reserva de emergência é como se fosse um cofrinho que você pode usar quando surgir uma urgência que demande dinheiro. Saiba onde investir.

Continue lendo