Finanças

PL propõe valor máximo de 10% de entrada para financiamentos do Casa Verde e Amarela

Deputado Zé Vitor defende a diminuição da porcentagem exigida como entrada nos financiamentos do programa Casa Verde e Amarela e busca instituir um teto acessível para ainda mais famílias brasileiras. Confira!

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 09/03/2022

O objetivo é promover a inclusão de mais famílias no programa de habitação. Entenda.

PL visa reduzir o valor de entrada do Casa Verde e Amarela Fonte: Governo Federal.
PL visa reduzir o valor de entrada do Casa Verde e Amarela Fonte: Governo Federal.

Um novo projeto de lei está tramitando nos bastidores da Câmara dos Deputados. Proposto pelo deputado Zé Vitor (PL-MG), o documento visa auxiliar os brasileiros em busca de moradia e pretende diminuir de 20% para até 10% a entrada do Casa Verde e Amarela. 

O programa social de habitação do Governo Federal, sancionado em janeiro de 2021, substituiu o aclamado Minha Casa Minha Vida. Com ele, cidadãos de baixa renda têm acesso à compra de imóveis através de financiamentos com condições especiais. Isso acontece graças às parcerias do governo com a Caixa Econômica Federal e diversas construtoras pelo Brasil.

No entanto, o valor exigido para a entrada no sonho da casa própria faz com que grande parte das pessoas que não possuem condições financeiras o suficiente fiquem de fora do programa, que foi criado justamente para diminuir o déficit habitacional no país.

Então, para solucionar esse problema, o PL 181/22 apresentado por Zé Vitor busca instituir um valor de entrada consideravelmente menor ao cobrado atualmente. Nesse sentido, o valor deixa a casa dos 20% e passa a ser baseado na renda familiar do solicitante, entre 5% e 10%.

Como funciona Casa Verde e Amarela

Veja como funciona o programa social de habitação do Governo Federal e quais são os requisitos para participar!

Segundo Vitor, a modalidade Parcerias – apresentada pelo governo para diminuir o valor da entrada dos imóveis – não é o suficiente para incluir uma boa parcela da população que busca adquirir a moradia através do programa.

Apesar de bem recebido, o projeto ainda está em curso e precisa de aprovação das comissões do Desenvolvimento Urbano, Finanças e Tributos e Constituição e Justiça. Se aprovado, o PL deve ir à votação no Congresso Nacional. 

Anúncios

Assistência para o Casa Verde e Amarela

Pois bem, a modalidade Parcerias ao qual o deputado Zé Vitor se refere existe desde setembro do ano passado. Com ela, pode-se zerar o valor de entrada do financiamento com o auxílio do Estado ou município, que subsidiam os 20% do valor do imóvel exigidos pelo programa. Entretanto, essa modalidade só está disponível para famílias com renda mensal de até R$4 mil reais. 

Ademais, o Governo Federal também oferece um auxílio de 20% para reduzir o valor total do imóvel e, por consequência, da entrada do financiamento. Além disso, duas faixas de renda do programa passaram por reduções nas taxas de juros. A faixa 1 conta com encargos fixados em 4,25% no Norte e Nordeste do país e em 4,5% em demais localidades. Já a faixa 3, sofreu redução de 0,5% nos juros com validade até o fim deste ano.

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Bitfy é confiável?

Você é investidor de criptomoedas e está procurando por uma carteira digital? No post de hoje falaremos se a Bitfy é confiável.

Continue lendo
content

Decolar ou Smiles: com qual cartão viajar?

Se você está procurando um cartão com programa de milhas, que tal conhecer o Decolar ou Smiles? Leia este post e confira!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Latam Pass Itaucard Black

Você conhece o cartão de crédito Latam Pass Itaucard Black? Ele oferece muitas vantagens para quem gosta de viajar. Leia este post e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Guiabolso é confiável?

Está com problemas em organizar a sua vida financeira? Confira no post de hoje o aplicativo Guiabolso e veja se ele é confiável ou não!

Continue lendo
content

Como solicitar o consórcio imobiliário Bradesco

Ter acesso ao consórcio imobiliário Bradesco é mais fácil do que você imagina! Então, confira aqui o que fazer e peça já o seu!

Continue lendo
content

Golpe da máquina de cartão de crédito volta a aumentar em Alagoas

O golpe da maquineta de cartão de crédito com visor danificado continua fazendo vítimas em Alagoas. Veja como evitar a armadilha agora mesmo!

Continue lendo