Finanças
PL propõe valor máximo de 10% de entrada para financiamentos do Casa Verde e Amarela
Deputado Zé Vitor defende a diminuição da porcentagem exigida como entrada nos financiamentos do programa Casa Verde e Amarela e busca instituir um teto acessível para ainda mais famílias brasileiras. Confira!
Anúncios
O objetivo é promover a inclusão de mais famílias no programa de habitação. Entenda.
Um novo projeto de lei está tramitando nos bastidores da Câmara dos Deputados. Proposto pelo deputado Zé Vitor (PL-MG), o documento visa auxiliar os brasileiros em busca de moradia e pretende diminuir de 20% para até 10% a entrada do Casa Verde e Amarela.
O programa social de habitação do Governo Federal, sancionado em janeiro de 2021, substituiu o aclamado Minha Casa Minha Vida. Com ele, cidadãos de baixa renda têm acesso à compra de imóveis através de financiamentos com condições especiais. Isso acontece graças às parcerias do governo com a Caixa Econômica Federal e diversas construtoras pelo Brasil.
No entanto, o valor exigido para a entrada no sonho da casa própria faz com que grande parte das pessoas que não possuem condições financeiras o suficiente fiquem de fora do programa, que foi criado justamente para diminuir o déficit habitacional no país.
Então, para solucionar esse problema, o PL 181/22 apresentado por Zé Vitor busca instituir um valor de entrada consideravelmente menor ao cobrado atualmente. Nesse sentido, o valor deixa a casa dos 20% e passa a ser baseado na renda familiar do solicitante, entre 5% e 10%.
Como funciona Casa Verde e Amarela
Veja como funciona o programa social de habitação do Governo Federal e quais são os requisitos para participar!
Segundo Vitor, a modalidade Parcerias – apresentada pelo governo para diminuir o valor da entrada dos imóveis – não é o suficiente para incluir uma boa parcela da população que busca adquirir a moradia através do programa.
Apesar de bem recebido, o projeto ainda está em curso e precisa de aprovação das comissões do Desenvolvimento Urbano, Finanças e Tributos e Constituição e Justiça. Se aprovado, o PL deve ir à votação no Congresso Nacional.
Assistência para o Casa Verde e Amarela
Pois bem, a modalidade Parcerias ao qual o deputado Zé Vitor se refere existe desde setembro do ano passado. Com ela, pode-se zerar o valor de entrada do financiamento com o auxílio do Estado ou município, que subsidiam os 20% do valor do imóvel exigidos pelo programa. Entretanto, essa modalidade só está disponível para famílias com renda mensal de até R$4 mil reais.
Ademais, o Governo Federal também oferece um auxílio de 20% para reduzir o valor total do imóvel e, por consequência, da entrada do financiamento. Além disso, duas faixas de renda do programa passaram por reduções nas taxas de juros. A faixa 1 conta com encargos fixados em 4,25% no Norte e Nordeste do país e em 4,5% em demais localidades. Já a faixa 3, sofreu redução de 0,5% nos juros com validade até o fim deste ano.
Em Alta
Aplicativo Embarca.ai: veja como economizar nas passagens de ônibus
Que tal economizar nas suas passagens de ônibus? Te apresentamos o app Embarca.ai aqui no artigo, continue a leitura e saiba mais.
Continue lendoQual o melhor cartão de crédito da Caixa?
Quer saber qual o melhor cartão de crédito da Caixa? Leia o post e confira o conteúdo super completo que preparamos para você!
Continue lendoComo investir em ações no exterior
Você já pensou em investir em ações no exterior? Nesse post te contaremos tudo a respeito do assunto para você ficar por dentro. Descubra!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como solicitar o Crédito Pessoal Credistar
Confira como aderir ao Crédito Pessoal Credistar em que você contrata online, mas assina o papel em sua casa e solicita montantes a partir de 500€.
Continue lendoConheça o empréstimo Postalis
Conheça hoje o empréstimo Postalis, ideal para organizar a sua vida financeira com juros e valores personalizados e pedido online. Veja!
Continue lendoComo conseguir cartão de crédito em Portugal
Para conseguir fazer um cartão de crédito em Portugal você precisa residir no país e ter mais de 18 anos. Confira aqui onde fazer o seu cartão!
Continue lendo