Finanças
Recebeu restituição do IR em 2021? Veja como declará-la no IR deste ano
Quem recebeu a restituição do Imposto de Renda no ano passado tem obrigação de declarar o valor no IR de 2022 para não correr o risco de cair na malha fina! Confira o passo a passo para preencher o documento.
Anúncios
A declaração é obrigatória e deve conter o valor acrescido de juros. Veja como fazer!
Pois bem, você recebeu a restituição de 2021 do Imposto de Renda? Se a resposta é sim, então você deve declarar o valor à Receita este ano. Mesmo com o valor isento da cobrança de impostos, qualquer importância recebida no período deve fazer parte na declaração de 2022.
Já quem precisou pagar as cotas na declaração de 2021, não há necessidade de informar a quantia referente à quitação, tendo em vista que não existe um campo específico para o preenchimento desses dados no documento de 2022.
Os contribuintes que tiveram suas restituições de anos anteriores retidas pela Receita e conseguiram a liberação dos valores em 2021 também devem declarar a quantia. Sendo assim, somam-se os valores recebidos acrescidos dos juros do período.
A declaração dos valores somados também vale para casais que declararam seus bens individualmente em 2021, mas decidiram fazer uma só declaração este ano. Se ambos tiveram direito à restituição ano passado, devem somar os valores para a declaração de 2022.
Iniciado o prazo para declarar IR em 2022
Confira tudo o que você precisa para declarar o Imposto de Renda este ano!
Informe apenas o valor recebido na restituição de 2021
Todos os anos, os valores pagos na restituição do IR são acrescidos de juros proporcionais à Taxa Selic, e engloba desde o prazo limite para a entrega do documento até o dia do ressarcimento.
Sendo assim, o valor recebido é geralmente maior do que o que foi informado na declaração do IR de 2021. Este ano, o valor declarado é o corrigido pelo acréscimo dos juros.
Se você não tem acesso a esse número, pode descobrí-lo atraves do extrato bancário da instituição em que você recebeu o montante, ou pela plataforma e-CAC, da Receita Federal.
Caso prefira utilizar o e-CAC, basta acessar sua conta Gov.br e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” no menu principal, que fica do lado esquero da tela. Após ser redirecionado para uma nova tela, localize a alternativa “processamento”. Depois, vá em “extrato do processamento”.
Então, selecione o ano que deseja consultar — no caso, 2021 — e uma nova tela com todos os detalhes da sua declaração do ano passado deve aparecer logo em seguida. O valor da restituição fica na parte inferior da tela, logo após a frase “imposto a restituir acrescido de juros”. Essa é a quantia que você deve informar na sua declaração de 2022.
Você será redirecionado a outro site
Aonde deve-se informar a restituição de 2021 no IR deste ano?
Pois bem, se você vai utilizar o programa lançado pela Receita Federal para o preenchimento online do documento este ano, a restituição deve ser informada na aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
Para localizá-la, basta acessar o menu no lado esquerdo da tela. Após abrir uma nova aba, escolha o código 25 que diz “restituição do IR sobre renda dos calendários anteriores” e informe o valor recebido. Por fim, clique em “OK” para finalizar o processo.
Em Alta
Cartão Digio ou Cartão Will Bank: qual o melhor?
Cartão Digio ou cartão Will Bank: confira mais informações sobre os dois cartões, ambos se anuidade, com app intuitivo e outros benefícios.
Continue lendoGoverno Federal e Caixa liberam saque FGTS para vítimas de enchente
Em parceria com a Caixa, o Governo Federal liberou o saque do FGTS para as vítimas dos municípios que declararam calamidade pública.
Continue lendoConheça a conta à ordem ActivoBank Premium
A conta ActivoBank Premium permite adesão à cartões de crédito, investimentos e seguros com comissões isentas. Conheça mais sobre ela aqui.
Continue lendoVocê também pode gostar
BanQI: conta digital grátis e sem anuidade
Conheça a BanQI, conta digital da Via Varejo. Uma nova fintech com cartão virtual de bandeira Mastercard para quem está negativado. Confira!
Continue lendoConheça a conta Digital Trigg: lançamento em 2021
Conheça a conta digital Trigg, nova plataforma digital que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2021 e saiba como se preparar para novidade.
Continue lendoCorretora Easynvest: o que é e como funciona?
A Easynvest é uma corretora digital que busca descomplicar a vida do investidor. Confira aqui suas principais vantagens e características!
Continue lendo