Finanzielle Bildung
Schauen Sie sich die größten Schuldenschurken dieses Jahres an!
Em meio a crise econômica que assola o país, a Proteste fez uma pesquisa com consumidores de São Paulo e do Rio de Janeiro para entender quais são os motivos por trás da taxa de endividamento no Brasil. Confira!
WERBUNG
Uma nova pesquisa da Proteste informou que cerca de 70% dos brasileiros estão com dificuldades em pagar seus débitos. Entenda.
Pois bem, se você sente que acumulou mais dívidas este ano que que em 2021, saiba que você não é o único! Uma pesquisa da Proteste – órgão de defesa ao consumidor – trouxe à tona quais são os vilões do endividamento, e mostrou que grande parte da população brasileira ainda sofre com a falta de dinheiro para pagar suas contas.
De acordo com o estudo, 23% dos entrevistados afirmaram estar muito endividados, 47% das pessoas dizem estar um pouco endividadas e 30% afirmam que não estão envididadas. No ano passado, esses números eram 18%, 54% e 27%, respectivamente.
Assim, somando os cidadãos que se sentem muito endividados com os que tem algum tipo de débito em aberto, 70% dos participantes da pesquisa estão entre os brasileiros com dívidas pendentes de regularização.
O Estudo, feito nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, demonstrou que os moradores da Cidade Maravilhosa compreendem melhor a própria situação. Dos entrevistados, 26% consideram-se muito endividados. Em São Paulo, essa margem cai para 21%. Entretanto, em 2021, a porcentagem dos paulistas muito individados era de apenas 11%.
Ainda segundo a pesquisa da Proteste, 36% dos cidadãos interrogados tem ao menos um débito em atraso. 45% informaram possuir dívidas, mas sem atraso, e 19% disseram não possuir nenhuma dívida.
Além disso, 92% dos consumidores com débitos em aberto informaram que a intensidade das cobranças por seus credores aumentou intensamente em 2022. Em 2021, essa margem estava na casa dos 90%.
Qual diferença entre endividamento e inadimplência
Confira agora mesmo quais as principais diferenças entre esses dois conceitos!
Sie werden auf eine andere Website weitergeleitet
Os grandes vilões do endividamento
Então, a principal causa da maioria dos endividamentos continua sendo o cartão de crédito. Porém, o número é menor em comparação à 2021. Este ano, 72% dos entrevistados citaram o plástico como principal motivo de dívidas em aberto contra 81% no ano passado.
Em segundo lugar vem o desemprego como um dos principais motivos, com citação de 44% dos consumidores. Em 2021, esse número chegou a impressionantes 65%. Nesse sentido, a medalha de bronze vai para o temido cheque especial. Em 2022, 42% dos entrevistados estão com o limite de crédito defasado contra 17% no ano anterior.
Por fim, o empréstimo pessoal faz sua estréia na lista de vilões do endividamento, com 36% dos entrevistados informando que recorreram à linha de crédito para auxiliá-los com suas dívidas.
Débitos em aberto e hábitos de consumo
De acordo com a pesquisa, o principal débito em atraso é a conta de telefone, citado por 32% dos entrevistados. Em segundo lugar está a conta de luz, com 30%. Já a internet aparece em terceiro lugar com 29%. O IPTU figura o quarto lugar da lista, com 23%, e em quinto lugar está o empréstimo pessoal, com 22%.
De todos os entrevistados, 65% informaram que estão consumindo menos em 2022, e desses 65%, 41% ainda disseram que seus hábitos de consumo este ano estão muito menores do que no ano passado.
No entanto, 28% dos consumidores disseram que o consumo este ano está ainda maior. Em 2021, esse número era de 64%.
TREND-THEMEN
Mastercard Platinum Card oder Visa Platinum Card: Was ist besser?
Entdecken Sie hier die Mastercard Platinum-Karte oder Visa Platinum-Karte und ihre wichtigsten Vorteile, wie z. B. internationale Deckung und Reiseversicherung.
Weiter lesenEntdecken Sie den Getnet-Kartenautomaten
Entdecken Sie den Getnet-Kartenautomaten und lassen Sie sich von seinen Unterschieden wie Online-Antrag, niedrigeren Gebühren usw. überraschen. Mehr wissen!
Weiter lesenEntdecken Sie den Privatkredit von Caixa Consignado
Für den Privatkredit Caixa consignado ist kein Bürge erforderlich und der Zinssatz ist reduziert. Möchten Sie mehr über ihn erfahren? Lesen Sie also diesen Beitrag und schauen Sie sich das an!
Weiter lesenSIE KÖNNEN AUCH MÖGEN
So beantragen Sie die N-Karte
Wie wäre es mit der Netshoes N Card? Es bietet exklusive Vorteile für diejenigen, die Sportartikel mögen. Lesen Sie den Beitrag und erfahren Sie mehr!
Weiter lesenEntdecken Sie das Fremdwährungs-Girokonto von Santander
Entdecken Sie das Santander-Fremdwährungskonto, das denjenigen, die Geld aus dem Ausland senden und empfangen, das Leben einfacher macht. Mehr wissen.
Weiter lesenWas ist die beste BTG-Karte? Hier herausfinden
Entdecken Sie die beste BTG-Karte und ihre drei Modalitäten: Basic, Advanced und Black, und lassen Sie sich von den Unterschieden überraschen. Schauen Sie es sich hier an!
Weiter lesen