Finanças

Veja como ter acesso ao crédito pessoal com a modalidade PIX parcelado

Para os adeptos ao PIX, chegou uma novidade que pode beneficiar muitas pessoas. Disponível em alguns bancos e instituições de pagamento, o PIX parcelado oferece crédito ao consumidor que não tem acesso ao cartão. Saiba mais a seguir!

Anúncios

Recurso possibilita parcelamento de compras em até 24 vezes com juros.

Veja como conseguir crédito pessoal com o Pix Parcelado. Fonte: Adobe Stock.
Veja como conseguir crédito pessoal com o Pix Parcelado. Fonte: Adobe Stock.

Desde seu anúncio, em 2020, o PIX se tornou a forma de pagamento preferida de grande parte dos brasileiros. Isso porque, além de ser instantâneo, não existem taxas para pessoas físicas. Agora, para facilitar ainda mais a vida de quem utiliza a ferramenta, é possível conseguir crédito pessoal com o PIX parcelado.

O que acontece é que desde que o Banco Central anunciou o possível lançamento do PIX Garantido – modalidade de parcelamento oficial do serviço –  diversas instituições financeiras e instituições digitais de pagamento passaram a oferecer o recurso para os seus clientes. 

Sendo assim, quem não tem acesso a um cartão de crédito acaba se beneficiando com a novidade. Ou seja, podem parcelar suas compras em diversas vezes sem se preocupar com limite ou fatura de cartão. 

Como funciona o crédito pessoal com o PIX parcelado?

Antes de mais nada, a funcionalidade é muito parecida com a de uma linha de crédito proporcionada pelo cartão. A diferença é que desconta-se os valores mensalmente em débito automático da conta do contratante. Assim, quem não tem acesso a um cartão de crédito pode utilizar a ferramenta e parcelar suas compras em até 24 vezes com juros.

E essa é uma parte importante que as pessoas devem se atentar: os juros. Enquanto grande parte dos comerciantes não cobram encargos em parcelamentos no cartão, as taxas mensais incidem sobre o PIX parcelado. Elas não são pré-fixadas e variam conforme o perfil financeiro do cliente.

Apesar de não ser um recurso regulamentado pelo Banco Central, ele está liberado para uso caso alguma instituição financeira ou de pagamento deseje adotá-lo. Em nota, o BC afirmou que o PIX Garantido – ferramenta que autoriza o parcelamento das compras via PIX – não tem previsão de lançamento. No entanto, não existe nenhum impedimento para que os bancos ofereçam o serviço aos seus clientes. 

Uma das instituições que já disponibiliza o parcelamento aos usuários é o Santander. Por lá, é possível parcelar compras em 24 vezes, com taxas mensais de 1,59% e valor mínimo de R$100,00. Para atrair a atenção dos clientes para a modalidade, o banco ainda oferece um prazo de 59 dias para o desconto da primeira parcela em débito automático. 

Entre as fintechs, quem oferece o serviço é o Mercado Pago. Por lá, o cliente pode parcelar suas compras em até 12 vezes, com juros mensais a partir de 2,5% e valor mínimo de R$15,00. 

Apesar de parecer uma ótima saída, é preciso utilizar o recurso com cautela para não acabar endividado. Confira abaixo algumas dicas para acabar não gastando mais do que deveria com o PIX parcelado. 

PIX parcelado: veja como se prevenir de dívidas

Confira quais cuidados tomar ao utilizar a nova funcionalidade para não acabar endividado!

Sobre o autor  /  Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Tudo sobre Minha Casa Minha Vida: entenda o programa

Você conhece o Minha Casa Minha Vida? Esclarecemos aqui as principais dúvidas sobre o programa para que você entenda-o de vez. Veja!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Digimais

Conheça todas as características gerais e vantagens do cartão de crédito Digimais. E assim descubra se é o cartão ideal para você e sua necessidade.

Continue lendo
content

Alta da Selic tem efeito positivo nos rendimentos em CDI do Nubank

Com o aumento da taxa básica de juros nacional, a Taxa da Selic no rendimento do Nubank também chega a casa dos dois dígitos. Veja mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Binance autoriza a compra de mais 15 criptomoedas com cartão de crédito

A exchange Binance liberou a compra de criptomoedas com cartão de crédito e débito em reais para investidores brasileiros.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Bradesco Elo Mais

Tudo o que você buscava em um cartão, encontra no cartão Bradesco Elo Mais! Venha saber mais sobre essa opção e como solicitar o seu.

Continue lendo
content

Como Negociar Santander dívidas: passo a passo

Se você é cliente do Santander e quer saber como negociar suas dívidas, leia o post de hoje! Nele falaremos detalhadamente como funciona o processo.

Continue lendo