Auxílio Governo
Conheça a Prestação Social para a Inclusão
Se você tem alguma deficiência comprovada da saúde, considerada incapacitante, você pode ter direito a Prestação Social para a Inclusão. Com esse benefício, você melhora a sua qualidade de vida e cobre custos com tratamento. Vamos te mostrar mais informações no artigo.
Anúncios
por Maria Luísa Barbosa
Melhore suas condições de vida com esse benefício
Em alguns momentos da vida, principalmente por motivos de saúde, precisamos dar uma pausa no trabalho. Às vezes, essa pausa pode ser permanente, e com isso, precisamos de auxílio financeiro para melhorar a qualidade de vida. Com a Prestação Social para a Inclusão, você tem mais segurança e amparo para os cuidados com a sua saúde.
Com ele, você compensa os encargos de tratamento de saúde e faz as compras de mantimentos para o seu agregado familiar.
Mas, antes de solicitar o benefício e usufruir das suas vantagens, é preciso entender como ele funciona e quais são as condições de atribuição.
Quer saber como o benefício funciona e como ele pode ser solicitado no Governo? Acompanhe o artigo e saiba mais ao longo da leitura.
O que é a Prestação Social para a Inclusão?
O auxílio de Prestação Social para a Inclusão é um benefício do Governo de Portugal que funciona diferente dos demais.
A primeira parte é o componente base, que ajuda a diminuir os prejuízos financeiros causados pela incapacidade de trabalhar e pela deficiência física. Além disso, promove inclusão social.
O complemento ajuda a melhorar os rendimentos mensais de pessoas em situação de carência e deficientes. Por fim, a majoração cobre o custo de vida ou tratamentos específicos de uma pessoa portadora de deficiência.
Anúncios
Você será redirecionado a outro site
Como funciona o benefício?
A Prestação Social de Inclusão funciona nas três instâncias citadas no tópico acima. Cada uma delas é liberada para os perfis que se enquadram nos pré-requisitos.
Os valores podem ser usados para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.
Anúncios
Quais são as vantagens deste benefício do governo?
O benefício ajuda na sua qualidade de vida e muito mais, como:
- Possibilidade de renovação do benefício;
- O governo não exige prestação de contas do uso do dinheiro;
- Possibilidade de solicitar de forma simples pela Segurança Social;
- etc.
Quem tem direito a Prestação Social para a Inclusão?
O Governo exige os seguintes requisitos para o benefício:
- Componente base e majoração: ser cidadão de Portugal com residência fixa e deficiência com grau de incapacidade comprovada de 60 a 80%. Se maior de 55 anos, deve seguir a regra de deficiência citada ou ser beneficiário da pensão de invalidez;
- Para complemento: ser maior de 18 anos, estar em situação de insuficiência de renda;
- Etc.
Qual é o valor e a duração da Prestação Social para a Inclusão?
Se o benefício for aprovado, é disponibilizado ao requerente no mês seguinte à solicitação. Depois de 12 meses do requerimento, será solicitada a reavaliação do beneficiário, para saber se o mesmo continua apto a receber o benefício.
O valor depende da etapa do benefício. A primeira etapa do benefício é de 149,21 euros e o valor é de 298,42 euros para pessoas até 18 anos. Por fim, na etapa do complemento, o valor é de 488,22 euros por família.
Como obter a Prestação Social para a Inclusão?
Se você tem todos os pré-requisitos da Prestação Social de Inclusão, poderá dar início a solicitação. O requerimento do auxílio está disponível na Segurança Social, no Serviço Direto.
Essa é a forma mais rápida de conseguir o benefício. Ou, se preferir, preencha o formulário com os seus dados e envie pelos correios ou entregue presencialmente na Segurança Social.
Caso queira conferir com mais detalhes como garantir o auxílio financeiro, clique no link abaixo e saiba mais.
Maria Luísa Barbosa
Tathiane Mantovani
Editor(a) sênior
Em Alta
Crédito Pessoal Montepio: o que é?
Veja o que é e quais as vantagens do Crédito Pessoal Montepio que está disponível online e nos balcões com valores que chegam a 75.000€.
Continue lendoConheça a conta à ordem BIG Júnior
A BIG Júnior é uma conta à ordem especial para menores de idade que não cobra pela manutenção e dá acesso a um cartão de débito. Saiba mais.
Continue lendoCartão BPI Gold ou Cartão BPI Zoom: qual o melhor?
O cartão BPI Gold tem pacote de seguros e bandeira Visa, enquanto o BPI Zoom tem faturas fixas e bandeira Mastercard. Saiba qual escolher.
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça a conta à ordem BK Mini
A BK Mini é uma conta para quem tem entre 0 e 17 anos, não quer pagar taxa de manutenção e quer acesso a serviços bancários. Veja mais.
Continue lendoConheça a conta à ordem do BIG
No banco BIG você abre sua conta e pode fazer investimentos mais precisos pela app, além de ter acesso a todos os serviços bancários. Confira!
Continue lendoConheça o crédito para obras BPI
Com um empurrão do BPI você consegue deixar sua casa como sempre sonhou por meio do crédito pessoal para obras. Saiba aqui como funciona.
Continue lendo