Auxílio Governo
Conheça o benefício Auxílio Mãe Solteira
Se você é mãe solteira, tem filho ou dependentes menores de 18 anos e cumpre com alguns outros requisitos descritos no texto abaixo, é possível que seja elegível ao recebimento do Auxílio Mãe Solteira. Leia o post e entenda mais sobre o assunto.
Anúncios
Benefício Auxílio Mãe Solteira: veja como o projeto pode contribuir com mulheres chefes de famílias monoparentais
Você sabia que existe um projeto a ser aprovado, denominado benefício Auxílio Mãe Solteira, cujo intuito é fornecer amparo financeiro as chefes de família monoparentais?
Como se inscrever no Auxílio Mãe Solteira
Se você acha que o auxílio pode ser uma boa opção para a sua família, leia o post e veja como é o processo para se inscrever.
Apesar de ainda contar com algumas pendências relativas a aprovações, se confirmado, o benefício dará melhores condições de vida a inúmeras famílias do país. Confira as informações abaixo e entenda mais sobre o assunto.
O que é o Auxílio Mãe Solteira?
O benefício Auxílio Mãe Solteira origina-se do Projeto de Lei n° 2099/20 e prevê ajuda permanente às mulheres provedoras de famílias monoparentais. Ou seja, às mães solteiras sem emprego formal que possuem filhos ou dependentes menores de 18 anos sob seus cuidados.
Um dos grandes pontos que levou ao desenvolvimento deste projeto foi a situação lamentável de muitas famílias monoparentais, em decorrência da crise econômica causada pelo Covid-19.
Muitas mães, que sustentam sozinhas suas famílias, viram seus filhos saírem das creches e escolas e precisaram se adaptar rapidamente a uma nova rotina. Sem ter com quem deixar seus pequenos essas provedoras, muitas vezes, precisaram abandonar seus empregos e viram sua situação financeira ficar cada vez mais complicada.
Nesse contexto é bom lembrar que o projeto ainda pendente de aprovação, não possui data de início de pagamento, mas tende a ser benéfico para muitas mães. Continue a leitura e veja por quê.
Você será redirecionado a outro site
Quais os benefícios do Auxílio Mãe Solteira?
O benefício Auxílio Mãe Solteira presume o recebimento do valor de R$1.200,00, para a ajuda na sobrevivência das famílias que dependem somente da figura materna para sustentá-las. Diante disso, o dinheiro deve ser usado para comprar alimentos, itens de higiene, remédios e demais itens necessários à família.
Vale ressaltar também, que em meio ao cenário de muita incerteza que o coronavírus ainda proporciona, este auxílio promove certa garantia de subsistência às mães e seus familiares, que não podem contar com empregos formais.
Ou seja, se as chefes de família trabalharem em empregos informais, que forem suspensos com o fechamento do comércio, o valor do benefício garantirá o mínimo para cuidar dos seus dependentes durante um período de tempo.
Além disso, outra vantagem relacionada ao Auxílio Mãe Solteira é a redução nos casos de desamparo ao menor. Isso porque, muitas mulheres provedoras de famílias monoparentais, quando estão em situação de desespero, acabam deixando seus filhos pequenos sozinhos em casa, para correr atrás de oportunidades emprego.
Essa situação, por sua vez, os deixa vulneráveis e suscetíveis a possíveis acidentes domésticos, que ocorrem pela falta da supervisão de um adulto. Agora que você já sabe quais os benefícios do auxílio, veja abaixo quais são as pessoas que têm direito a ele.
Quem tem direito ao auxílio?
Para ter direito ao benefício Auxílio Mãe Solteira, é preciso que a mulher se encaixe aos seguintes pré-requisitos:
- Ter 18 anos completos ou mais;
- Ser chefe de família monoparental (ou seja, em ser líder de uma família em que apenas ela se responsabiliza pelos filhos);
- Ter pelo menos um filho ou dependente menor de 18 anos de idade;
- Não ser contemplada por benefício assistencial ou previdenciário;
- Não possuir um emprego formal;
- Dispor de renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou total de até três salários mínimos;
- Ser inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Como saber se você receberá o Auxílio Mãe Solteira?
Bom, como os pagamentos do benefício Auxílio Mãe Solteira ainda não estão sendo realizados, existem informações ainda pendentes sobre o assunto. Nesse sentido, quando o tema é a aprovação e o provável recebimento do auxílio, nós podemos entender que:
Em primeiro lugar, só receberá o Auxílio Mãe Solteira aquela pessoa que se encaixar em todos os pré-requisitos pontuados pelo projeto. Afinal de contas, se não fossem importantes, essas condições não existiriam, não é mesmo?
Além disso, em segundo lugar, vale mencionar que o pagamento será feito igual ao Auxílio Emergencial. Ou seja, os mil e duzentos reais serão creditados em Conta Poupança Social Digital.
Diante disso, o mais esperado é que se você se encaixar nos requisitos necessários, basta aguardar a data de pagamento para saber se você será contemplada com o auxílio.
Por fim, se você se interessou verdadeiramente pelo benefício citado acima e quer saber como se inscrever no Auxílio Mãe Solteira, clique no post abaixo e saiba mais.
Como se inscrever no Auxílio Mãe Solteira
Se você acha que o auxílio pode ser uma boa opção para a sua família, leia o post e veja como é o processo para se inscrever.
Sobre o autor / Maria Luísa Barbosa
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Faça seu dinheiro render com os aplicativos de finanças pessoais e transforme seus sonhos em realidade
Descubra aqui como controlar suas finanças e alcançar suas metas financeiras com os aplicativos de finanças pessoais.
Continue lendoComo funciona investir com a corretora Rico
Quer saber quais as vantagens e os custos de investir com a corretora Rico? Confira aqui neste post as principais informações!
Continue lendoCartão de crédito Kabum: o que é o Kabum?
Com o cartão de crédito Kabum você consegue parcelar suas compras em até 24x e, ainda, não precisa pagar anuidade. Leia o post e saiba mais!
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o cartão de crédito BMG
O cartão de crédito BMG é vinculado a conta digital do banco. Isso é uma vantagem? Leia este post e descubra essa resposta.
Continue lendoComo abrir conta à ordem BBVA Base
Saiba como abrir a sua conta à ordem BBVA Base e aproveite todos os seus benefícios, como cartão de débito, transferências e home banking.
Continue lendo