Dicas

Conheça o benefício Auxílio Gás

Se a sua família recebe um valor inferior a meio salário mínimo por pessoa e tem cadastro na plataforma CadÚnico, o benefício Auxílio Gás pode ser para você. Saiba mais aqui.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 31/01/2022

Benefício Auxílio Gás: receba uma ajuda do governo para comprar botijão de gás para sua casa

Em síntese, saiba do que se trata e como solicitar o benefício Auxílio Gás. Fonte: GOV.
Em síntese, saiba do que se trata e como solicitar o benefício Auxílio Gás. Fonte: GOV.

Inicialmente, é impossível não perceber o quão caro estão as contas fixas de uma casa. Afinal, você já parou para fazer as contas do quanto você gasta com luz, água, alimentação e, sobretudo, com o gás? Pensando nisso, viemos apresentar para você o benefício Auxílio Gás, e como ele pode contribuir para aliviar suas contas mensais.

Em suma, este é um benefício do governo que visa auxiliar famílias de baixa renda, com uma quantia destinada à compra do gás. As famílias passam por uma avaliação prévia e, se aprovadas, recebem o benefício, gerido pelo Ministério da Cidadania.

Entretanto, caso você tenha se interessado no benefício Auxílio Gás, basta ficar conosco aqui neste artigo para entender, de uma vez por todas, como ele funciona. Vamos nessa?

Anúncios

O que é o Auxílio Gás?

Antes de mais nada, o Auxílio Gás é um benefício criado pelo Ministério da Cidadania que tem como finalidade contribuir para que famílias de baixa renda consigam comprar o gás de cozinha para suas residências.

Para isso, a Caixa Econômica Federal, em parceria com o Ministério da Cidadania, realiza o pagamento para as famílias selecionadas. Este pagamento é correspondente ao valor médio de 50% de um botijão de gás, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo. Tal pagamento ocorre a cada dois meses, através da poupança de um responsável ou por meio da Plataforma Social. Veja mais sobre isso abaixo.

Quais os benefícios do Auxílio Gás?

Em síntese, veja quais os benefícios do programa Auxílio Gás. Fonte: Pexels.
Em síntese, veja quais os benefícios do programa Auxílio Gás. Fonte: Pexels.

Em suma, se a sua dúvida é referente aos benefícios do Auxílio Gás, não podemos deixar de ressaltar que essa é uma forma para que as famílias de baixa renda consigam comprar o gás, para garantir as refeições diárias.

Entretanto, o seu benefício então está diretamente relacionado à economia e praticidade que o programa irá proporcionar.

Anúncios

Quem tem direito ao auxílio?

Como foi apresentado até aqui, o benefício Auxílio Gás parece bastante atrativo, certo? Porém, é necessário dizer que para ter direito ao benefício, a família precisa seguir alguns requisitos básicos.

Sobre estes requisitos, é necessário que sua família tenha uma renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, além de possuir cadastro no CadÚnico.

Entretanto, podemos dizer ainda que, famílias com mulheres vítimas de violência doméstica, que estejam sendo monitoradas pela prevenção protetiva, possuem prioridade no programa de benefício Auxílio Gás.

Como saber se você receberá o Auxílio Gás?

Por fim, no tópico anterior te contamos quem tem direito para usufruir do benefício Auxílio Gás. Entretanto, se enquadrar em todos os requisitos não é o suficiente para recebimento do benefício.

Para que você possa usufruir do Auxílio Gás, ainda que seja essencial que sua família possua baixa renda comprovada, bem como tenha o cadastro no CadÚnico, você precisará passar por uma aprovação por parte dos órgãos responsáveis. Sendo assim, a sua inclusão imediata pode não acontecer.

Essa seleção então ocorre a cada dois meses, para serem incluídas as famílias que correspondam aos requisitos, mas que, de todo modo, sigam os critérios selecionados pelo Ministério da Cidadania.

Por outro lado, caso você queira consultar se a sua solicitação foi aceita para começar a receber o benefício, você pode acessar os aplicativos Auxílio Brasil ou Caixa Tem, ou através do contato telefônico com o Ministério da Cidadania. Para isso, ligue no número 121 e esclareça as suas dúvidas.

Em suma, conseguiu esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto? Agora, caso você queira saber detalhadamente como se inscrever no benefício Auxílio Gás, basta dar uma olhada no artigo recomendado abaixo. Esperamos ter te ajudado!

Como se inscrever no Auxílio Gás

Para ter acesso ao Auxílio Gás, você deve comprovar renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, bem como realizar o cadastro pela plataforma CadÚnico. Veja!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o consórcio imobiliário BB

O consórcio imobiliário BB te ajuda na realização do sonho da casa própria! Então, descubra aqui o que fazer para solicitá-lo.

Continue lendo
content

Cartão Nubank Ultravioleta ou Cartão Vooz: qual o melhor?

Você está procurando um cartão para chamar de seu. Então, descubra aqui qual é o melhor entre as duas opções: cartão Nubank Ultravioleta ou cartão Vooz.

Continue lendo
content

Como se inscrever no Auxílio Acidente

Quer saber qual é o passo a passo para ter acesso ao Auxílio Acidente? Leia o post e veja como solicitar e receber esse benefício!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Qual o melhor seguro para celular em 2021?

Você já ouviu falar em seguro para celular? Temos uma lista com a melhores opções de seguro do mercado para te ajudar na escolha. Confira!

Continue lendo
content

16 melhores contas digitais de 2021

Fizemos uma lista com as 16 melhores contas digitais disponíveis no mercado especialmente para você! Quer saber quais? Confira aqui!

Continue lendo
content

6 vantagens do cartão Lojas Americanas

Conheça 6 vantagens do cartão Lojas Americanas e saiba se é o ideal para suas necessidades e como você faz para solicitar agora mesmo.

Continue lendo