Auxílio Governo

Como solicitar o benefício Auxílio Reclusão 2022?

O Auxílio Reclusão ajuda milhares de famílias que precisam de renda para se sustentar enquanto o responsável está preso. Veja aqui como se inscrever para obter esse valor que pode fazer diferença no seu dia a dia.

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

04/09/2022 | Atualizado em 05/09/2022

Veja como aderir ao auxílio e aproveitar os seus benefícios

Veja como solicitar o benefício do Auxílio Reclusão. Fonte: Pexels.
Veja como solicitar o benefício do Auxílio Reclusão. Fonte: Pexels.

O Auxílio Reclusão é um benefício assegurado por lei desde 1991. Em resumo, para quem não conhece, o programa é oferecido pelo INSS e dá até um salário mínimo aos dependentes do contribuinte do INSS que foi preso.

Mas, para ter acesso ao programa, é necessário que o dependente cumpra com alguns pré-requisitos. Sendo assim, no post de hoje, falaremos quais são esses aspectos e como fazer para solicitar. 

Como se inscrever no Programa CadÚnico

O CadÚnico contribui para que famílias de baixa renda consigam se inscrever nos programas do governo. Veja aqui como se inscrever neste programa.

Aliás, ele está disponível apenas nos casos em que os detentos estejam em regime fechado. Dessa forma, caso esteja cumprindo pena em regime aberto ou semiaberto, não será possível conceder a solicitação aos seus familiares. 

Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais sobre o benefício!

Anúncios

O que é preciso para dar entrada no Auxílio Reclusão?

Confira quais são os documentos necessários para conseguir o benefício. Fonte: Adobe Stock.
Confira quais são os documentos necessários para conseguir o benefício. Fonte: Adobe Stock.

Assim como falamos anteriormente, o benefício do Auxílio Reclusão requer que tanto o requerente quanto o presidiário cumpram com alguns pré-requisitos. Por exemplo, o detento precisa possuir carteira de trabalho e os comprovantes de contribuição ao INSS. 

Além disso, é necessário que ele esteja cumprindo pena em regime fechado. Essa certidão, a declaração de cárcere, é feita pela unidade prisional em que o indivíduo está preso. 

Falando agora sobre o dependente, podemos dizer que existem 3 classes diferentes. Em outras palavras, o regulamento responsável pelo benefício estipula que a família deve ser dividida em níveis diferentes de proximidade. 

Sendo assim, a classe 1 é composta pelo cônjuge/companheiro e os filhos. Já a classe 2, são os pais do detento, ao passo que a 3 são os irmãos. Então, os que compõem a classe 1 são os únicos que não precisam comprovar ao INSS a dependência. 

Entretanto, caso o presidiário não tenha companheiro ou filhos, o benefício será concedido aos de classe 2. Porém, os pais só conseguirão o benefício caso consigam comprovar a incapacidade econômica. 

Por fim, os dependentes da classe 3 são os irmãos, que também só irão conseguir nos casos de comprovação. Aliás, é importante que todos os envolvidos sejam pessoas de baixa renda. 

Como se inscrever no Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil tem como principal objetivo ajudar famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza. Veja aqui como se inscrever no benefício.

Como receber o benefício?

Então, para fazer a solicitação do benefício do Auxílio Reclusão, o dependente poderá escolher uma das 3 formas disponíveis. São elas as descritas abaixo.

  • Telefone: deverá ligar para o número 135, no qual o tempo de espera é de aproximadamente 5 minutos;
  • Site: o usuário também poderá fazer a solicitação diretamente no portal do Meu INSS;
  • Aplicativo: a solicitação também pode ser feita por meio do aplicativo do Meu INSS. Esse, está disponível gratuitamente no Google Play e na Apple Store. 

Anúncios

Como sacar o Auxílio Reclusão?

E então, entendeu como fazer para conseguir o auxílio? Fonte: Adobe Stock.
E então, entendeu como fazer para conseguir o auxílio? Fonte: Adobe Stock.

Por fim, para conseguir sacar o benefício do Auxílio Reclusão, você precisará consultar a situação do seu processo. Em resumo, essa consulta pode ser feita em qualquer uma das três opções que falamos anteriormente. 

Caso seu pedido tenha sido aceito, é só ir até a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima e solicitar o serviço. 

Então, se você se interessou por esse conteúdo, confira o link abaixo. Neles ensinamos como fazer para se inscrever no Auxílio Gás.

Vem conferir!

Como se inscrever no Auxílio Gás

O Auxílio Gás serve para auxiliar as famílias de baixa renda a conseguirem comprar o produto. Veja como se inscrever!

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Qual banco digital tem cashback?

Descubra hoje qual banco digital tem cashback, suas características, principais vantagens e como escolher a melhor opção para você, confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Player’s Bank

O cartão Player’s Bank é ideal para o público gamer, pois oferece diversas vantagens, como cashback. Quer saber como solicitá-lo? Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Wayfair

Com o cartão Wayfair você pode comprar em lojas e até mesmo em sites. Para ver como solicitar direto do site, basta acompanhar aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Feriado do Ano Novo Lunar repercute no mercado de criptomoedas e faz com que o Bitcoin opere em queda no início de fevereiro

O mercado de criptomoedas operou com o Bitcoin em queda na manhã da última quarta-feira devido ao feriado do Ano Novo Lunar. Saiba mais aqui.

Continue lendo
content

Como se inscrever no Auxílio Brasil

Se enquadra nos requisitos necessários ao recebimento do Auxílio Brasil, mas não sabe como se inscrever? Leia este post e confira!

Continue lendo
content

Entenda o impacto da Lei Biden no mercado de criptomoedas

Após grande expectativa dos investidores de ativos, a Lei Biden deve ser apresentada na próxima semana. Veja o que isso significa.

Continue lendo