Empréstimo

Como usar o FGTS para fazer um empréstimo?

Além dos saques emergenciais, os valores depositados no Fundo de Garantia podem ser a porta de acesso para o financiamento de imóveis e empréstimos com garantia. Veja como funcionam os serviços a seguir!

Anúncios

Confira como utilizar os valores retidos no Fundo de Garantia para realizar financiamentos.

Veja como fazer empréstimo com FGTS. Fonte: Adobe Stock.
Veja como fazer empréstimo com FGTS. Fonte: Adobe Stock.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito concedido ao trabalhador em regime CLT e serve como uma espécie de poupança em caso de demissão sem justa causa. O acesso aos valores depositados é permitido em algumas situações específicas, como o financiamento de imóveis. Mas, desde 2017 também é possível solicitar a quantia como garantia de uma linha de crédito. Portanto, confira como fazer empréstimo com FGTS a seguir. 

card

Aplicativo

FGTS

Seguro Rápido

Autorize o saque-aniversário e encontre a instituição financeira ideal para sacar.

Você será redirecionado a outro site

Por auxiliar o governo em obras de saneamento, habitação e infraestrutura, os valores depositados no Fundo têm um rendimento de 3% ao ano + taxa referencial. Se comparado à inflação e a alta da Taxa Selic no país, a rentabilidade do FGTS tem uma performance bem abaixo das outras opções de investimentos no mercado financeiro. 

Sendo assim, o governo tem flexibilizado o resgate dos valores com mais frequência para diferentes fins. Além do financiamento de imóveis, existem os saques emergenciais, saques antecipados e utilização do FGTS como garantia em empréstimos consignados. 

Conseguir uma linha de crédito com o FGTS de garantia pode significar uma troca favorável entre um débito pendente de juros altos por uma tarifa mensal mais amena. Entretanto, deve-se avaliar com cautela quais os termos de contratação para ter certeza de que esta é a melhor opção para a sua saúde financeira a longo prazo. 

Financiamento de imóveis

Sem dúvida a modalidade mais conhecida, a Caixa Econômica Federal concede o resgate dos valores de contas ativas e inativas no caso de um financiamento imobiliário. No entanto, o banco escolhido para realizar o serviço através dos recursos do FGTS deve seguir regras que limitem as taxas de juros cobradas.

Para cotistas do Fundo de Garantia, as taxas de juros nominais não podem ultrapassar 8,66% ao ano. A projeção de valorização do imóvel faz com que o investimento valha a pena. Mesmo com a cobrança de encargos como o risco de crédito, seguro, entre outros. 

De acordo com Silvia Brunelli Machado, da Rosenberg Investimentos, o melhor uso de um bom valor retido no FGTS é o financiamento de imóveis. Isso porque o financiamento deve ser encarado como um investimento para quem deseja adquirir outro no futuro. 

Empréstimo consignado com FGTS como garantia

O crédito consignado com garantia de FGTS foi liberado em 2017 com condições especiais de contratação aos interessados. Nesse sentido, cerca de 10% do saldo do Fundo ficam retidos como garantia de pagamento, e as taxas de juros mensais não podem ultrapassar 3,5%. 

Em outros aspectos, ele funciona exatamente como um empréstimo consignado tradicional. Ou seja, com parcelas descontadas em folha e com valores que não podem, por lei, ultrapassar 30% da renda mensal do trabalhador. Caso ocorra uma demissão sem justa causa durante o período de pagamento, utiliza-se a multa rescisória e o saldo do Fundo para finalizar o empréstimo.

No entanto, devido à quantidade de taxas cobradas aos bancos privados para oferecer o serviço, hoje em dia é difícil encontrar alguma instituição além da Caixa que disponibilize o crédito. E mesmo assim, o empréstimo consignado com garantia de FGTS está suspenso e sem previsão de retorno desde meados de 2020 no banco. 

Portanto, se você deseja consultar o saldo do seu FGTS pelo CPF para ver se vale a pena pedir um empréstimo com o valor retido, confira o conteúdo recomendado abaixo! 

Como consultar FGTS pelo CPF

Confira o passo a passo de como consultar o saldo do seu FGTS pelo número do CPF.

Em Alta

content

Como abrir Conta Universitária Bradesco

Confira hoje como fazer para abrir a conta universitária do Bradesco, que dá acesso a cursos e serviços essenciais sem cobrar nada por isso.

Continue lendo
content

Quando começar a guardar dinheiro?

Para começar a guardar dinheiro você precisa montar um planejamento financeiro e aprender a economizar. Saiba como fazer isso agora.

Continue lendo
content

Conheça o curso de Gestão de Finanças Pessoais da Escola Virtual Gov

Domine suas finanças com o curso de Gestão de Finanças Pessoais. Aprenda a criar um orçamento, controlar gastos e investir com sabedoria.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Onde aceita cartão com bandeira Elo? Confira aqui

Descubra onde aceita cartão com bandeira Elo e quais são os benefícios da bandeira aceita em mais de 190 países. Confira e saiba mais!

Continue lendo
content

Cartão de crédito TD Double Up: como funciona

Quer um cartão de crédito com cashback e sem custos? Então, você precisa conhecer o cartão TD Double Up. Ademais, acompanhe este artigo e confira!

Continue lendo
content

Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela: quais as diferenças

Você sabe quais são as diferenças entre os programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde Amarela? Te contamos aqui. Clique e descubra!

Continue lendo