Cartões

Como economizar dinheiro usando o cashback?

Se você quer entender como funciona o programa de cashback e de que forma pode economizar dinheiro com ele, então está no lugar certo. Veja como fazer dinheiro com cashback!

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 07/04/2021

Economizar dinheiro com cashback

Descubra como economizar dinheiro usando o cashback. Foto: Pexels / Nataliya Vaitkevich
Descubra como economizar dinheiro usando o cashback. Foto: Pexels / Nataliya Vaitkevich

Você já ouviu falar em cashback? Sabia que é possível ganhar dinheiro e ainda economizar usando esses programas de recompensa? 

Pois é, o cashback tem se popularizado e, cada vez mais, existem programas que dão recompensas em dinheiro a cada compra que você faz. Para isso, você deve ter um cadastro num dos inúmeros programas e sempre fazer as compras por lá.

Mas, como vamos te mostrar ao longo deste artigo, é bem simples de abrir uma conta e começar a ganhar um dinheiro extra nas compras que faz. Ah, e vale lembrar que o dinheiro acumula tanto em compras feitas pela internet quanto em lojas físicas.

Ficou interessado? Então fique com a gente para saber mais.

Anúncios

Como economizar dinheiro usando o cashback?

Use os programas de cashback para ter dinheiro de volta. Foto: Unsplash / Linkedin Sales Solutions
Use os programas de cashback para ter dinheiro de volta. Foto: Unsplash / Linkedin Sales Solutions

Em suma, os programas de cashback são, na verdade, programas de recompensas. A cada compra que você faz, acumula uma porcentagem do valor gasto e, depois que tiver uma boa quantia, pode trocar por dinheiro.

É bem parecido com os programas de recompensas do cartão de crédito e de milhas aéreas. 

No entanto, a diferença está no fato de que com esses programas você acumula pontos para gastar em lugares específicos. Enquanto que, com o cashback, você acumula dinheiro para usar como quiser.

E, é nesse ponto que você economiza dinheiro. Afinal, ao juntar uma grana com o dinheiro que retorna, consegue comprar outras coisas sem mexer no que já tem.

Entenda o que é e como utilizá-lo a seu favor

Veja como esse programa de recompensas funciona. Foto: PExels / Jack Sparrow
Veja como esse programa de recompensas funciona. Foto: PExels / Jack Sparrow

Mesmo que já falamos que o cashback é um programa de recompensas, na prática, ele é uma grande estratégia de marketing. Calma, vamos explicar isso melhor, veja:

Com a popularização da internet, o espaço online ficou cada vez mais disputado. Dessa forma, para conseguir se destacar, as empresas precisam oferecer mais do que produtos.

Hoje em dia, o consumidor quer ser atendido rapidamente e perceber qual é a vantagem de comprar em um lugar e não em outro.

Assim sendo, os programas de cashback surgem para suprir essa necessidade e oferecer propostas atraentes aos clientes. É nesse processo que se torna uma estratégia de marketing que ajuda a atrair clientes.

Afinal, quem não quer comprar e ainda ganhar um dinheiro extra?

Aliás, há um tempo atrás fizemos um artigo sobre formas de ganhar dinheiro extra sem sair de casa, e o cashback é uma delas. Se você quiser conhecer outras maneiras, veja o artigo abaixo:

Anúncios

O que é cashback?

Com o cashback, parte do dinheiro que gastou retorna para você. Foto: Pixabay / Neha Kumani
Com o cashback, parte do dinheiro que gastou retorna para você. Foto: Pixabay / Neha Kumani

O cashback é o popular ‘dinheiro de volta’, pela tradução literal do inglês. Desse modo, parte do dinheiro que você gasta com uma compra retorna em forma de porcentagem.

Em suma, se trata de um programa de recompensa em que você ganha a cada vez que usa. A diferença para os programas mais tradicionais é que, com o cashback, você recebe dinheiro de volta que pode usar como bem quiser.

A cada compra que você fizer por meio do site ou cartão do programa que escolher (logo vamos dar algumas sugestões), você acumula pontos. 

Esses pontos se transformam em dinheiro e depois que acumular uma quantia mínima, pode pedir ao site para depositar o valor em sua conta corrente, sem problemas.

Como ele funciona?

Para que funcione, você precisa fazer a compra pelo site do programa. Foto: Pexels / Polina Tankilevitch
Para que funcione, você precisa fazer a compra pelo site do programa. Foto: Pexels / Polina Tankilevitch

O cashback funciona devolvendo parte do valor que você gastou em uma compra. Para isso, você deve abrir uma conta num dos programas de recompensas que existem e usar o site desta empresa para as compras.

Em primeiro lugar, escolha o programa e depois faça seu cadastro. Sempre que precisar de algo da Amazon, por exemplo, lembre-se de entrar no site de seu programa e procurar o link que te direciona para a loja.

Assim, tanto a Amazon quanto a empresa de cashback conseguem saber que você é cadastrado e te devolver uma porcentagem do seu dinheiro.

Agora, para compras em lojas físicas, as regras são um pouco diferentes e você precisa usar o cartão de seu programa de recompensas para ter o cashback. Como cada um funciona de uma forma, não vamos nos ater nisso agora.

Qual a principal vantagem?

O cashcaback te dá retorno em dinheiro. Foto: Unsplash / Blake Wisz
O cashcaback te dá retorno em dinheiro. Foto: Unsplash / Blake Wisz

Muitas lojas possuem programas de recompensa em que você pode acumular pontos e depois trocar por produtos do lugar. Essa forma de fidelizar o cliente é bem conhecida.

No entanto, com o cashback funciona diferente. Você pode comprar em várias lojas diferentes pelo site, ganhar uma porcentagem do dinheiro de volta e acumular esses valores para trocar por dinheiro.

O dinheiro que ganhar pode ser usado como você quiser. Muita gente pede para o programa de cashback depositar o valor direto em sua conta corrente. É bastante simples e funciona.

E essa é a principal vantagem do cashback. Afinal, ele não te prende a uma loja específica e você recebe dinheiro ao invés de pontos, o que é ótimo.

Programas de cashback para economizar dinheiro

Existem vários programas de cashbck para você conhecer. Foto: Pexels / Anna Shvets
Existem vários programas de cashbck para você conhecer. Foto: Pexels / Anna Shvets

Existem inúmeros programas de recompensa. Por isso, veja algumas opções e depois decida qual faz mais sentido para você.

Cashback AME Digital

AME Digital
AME Digital

Com o cashback AME Digital você consegue acumular dinheiro para ser trocado em compras de sites como Americanas, Shoptime, Submarino e Sou Barato, por exemplo.

Para fazer o cadastro, basta baixar o aplicativo do programa e já sair usando. A cada compra feita num dos sites parceiros você acumula dinheiro para gastar em compras futuras nestes lugares.

Quando comprar pelo celular, automaticamente o app é ativado e você pode escolher pagar com cartão ou com AME. Pelo site, gera-se um QR Code que direciona o pagamento com cashback.

Apesar de dar retornos de até 100% em promoções específicas, o AME não deposita o dinheiro na sua conta corrente. Por isso, ele serve apenas para as lojas parceiras.

Cashback Méliuz

Méliuz
Méliuz

O Méliuz é, sem dúvida, um dos programas de cashback mais conhecidos e você ganha seu dinheiro de volta de diversas maneiras.

Em primeiro lugar, tem o jeito tradicional, ao comprar pelo site do Méliuz ou então pelo aplicativo do seu celular. Você acessa o Méliuz e compra das lojas parceiras.

Para compras em mercados e farmácias parceiras, basta informar o número de celular cadastrado no site e aguardar a confirmação da compra.

Agora, para outros lugares, procure por máquinas de cartão de crédito da Cielo. Ao fazer a compra com o cartão que cadastrou no site ou app, já recebe o dinheiro de volta. Maravilhoso, né?

Por fim, recentemente a empresa lançou um cartão de crédito que pode ser usado em qualquer lugar. Com esse cartão, você ganha cashback em qualquer compra que fizer.

Além disso, atingindo objetivos de gastos com a Méliuz, a recompensa fica cada vez maior.

Como solicitar cartão Méliuz

Você já conheceu o cartão Méliuz? Solicite o seu online ou pelo app e consiga até 1,8% de cashback . Nada de milhas aéreas, o valor cai direto na sua conta bancária!

Cashback Beblüe

Beblüe
Beblüe

Outra opção de programa de cashback é o Beblüe. Ao fazer compras nas milhares de lojas parceiras você recebe dinheiro de volta.

Para usar as recompensas do Beblüe, você precisa baixar o app e fazer um cadastro simples. Ali também é possível ativar a sua localização.

Isso ajuda a localizar os estabelecimentos parceiros perto de onde você está e, assim, facilitar a compra.

No Beblüe você paga uma taxa inicial única de R$1,99 para ter acesso aos benefícios do cashback e poder comprar nas lojas parceiras. 

Quando identificar um parceiro, basta pedir para pagar com cartão de crédito na maquininha do programa de recompensa.

Além disso, esse cashback também é uma conta de pagamentos digital e, a cada aporte que você faz, recebe 3% de retorno.

Cashback PicPay

PicPay
PicPay

O PicPay é uma rede social para pagar e receber dinheiro que se popularizou. Para fazer ou receber pagamentos basta localizar o perfil da outra pessoa e realizar a transação financeira desejada.

Além disso, ele tem um programa de cashback em que é possível ganhar até 5% nas compras nos sites parceiros. Também vale a pena ficar atento a promoções exclusivas que rendem mais dinheiro de volta.

O dinheiro que volta fica em sua conta PicPay e você pode usá-lo para continuar comprando pelo app ou site da empresa.

Ademais, atualmente, o dinheiro que fica na sua conta rende juros de até 150% do CDI. Ou seja, é um bom negócio deixar o dinheiro do cashback rendendo juros pelo PicPay.

Como solicitar o cartão PicPay

Além de cashback de 5%, com o cartão PicPay você também pode participar do Programa Mastercard Surpreenda e ter acesso a diversos descontos e benefícios.

Cashback Trigg

Trigg
Trigg

A Trigg é uma conta digital em que o retorno do dinheiro se dá por meio do uso de um cartão de crédito. Em outras palavras, você precisa fazer um cartão da empresa e usá-lo para fazer compras.

O cashback varia de acordo com a sua fatura mensal e o mais bacana é que você pode simular quanto dinheiro vai receber de volta pelo site da empresa.

A porcentagem de retorno pode ser entre 0,25% e 1,30%. Assim sendo, quanto mais usar o cartão, mais dinheiro irá receber.

Uma diferença da Trigg para outros programas de recompensa é que ela apoia projetos sociais e você pode usar o dinheiro do cashback para contribuir para essas causas.

Além disso, para solicitar seu cartão, basta baixar o app disponível nas lojas de aplicativos, fazer o cadastro, aguardar a análise e pronto. No momento em que o cadastro é aprovado, você já pode usar o cartão virtual.

Como solicitar cartão de crédito Trigg

Aprenda a solicitar o cartão de crédito da Trigg de forma fácil e rápida. E conheça as três formas de fazer pagamentos sem precisar do seu cartão de plástico. Confira!

Cashback Next

Next
Next

O Next é uma conta digital que além de oferecer um programa de fidelidade para seus clientes, também conta com cashback.

Para ter acesso a até 50% de cashback em períodos de promoção, você precisa fazer um cadastro no site da Next Getmore (a Getmore é parceira do banco no programa de recompensa).

Feito o cadastro, você deve usar seu cartão de crédito do Next para fazer comprar por meio do site. Importante lembrar que o cashback é válido para compras feitas pelo link do site e nas lojas parceiras da Getmore.

No entanto, a vantagem é que o dinheiro que você recebe de volta vai para a sua conta corrente e pode gastar como quiser. Apenas lembre-se que demora entre 30 e 90 dias para ter o dinheiro de volta.

Como solicitar cartão de crédito Next

Saiba como solicitar o cartão de crédito Next Visa. Siga os passos descritos nesse artigo para aplicar para o seu!

Cashback Mooba

Mooba
Mooba

O Mooba é um programa de cashback que pode te dar até 7% de dinheiro de volta em compras feitas nas lojas parceiras.

Este programa tem mais de 300 parceiros como, por exemplo: Natura, Centauro, Shein, Cobasi, Renner, Polishop e Casas Bahia.

A empresa pertence ao Reclame Aqui e tem várias vantagens para quem o utiliza. Entre elas está o fato do dinheiro do cashback ser depositado na sua conta corrente.

O valor mínimo para isso é de R$30 e, depois que você pedir pelo dinheiro, ele cai na conta até o 15º dia do mês seguinte. No entanto, apesar dessas limitações, toda vez que você faz uma compra, o cashback já entra na sua conta Mooba automaticamente.

Outra vantagens desse programa é que você pode instalar um plugin do seu navegador e, com isso, não precisa acessar o site da Mooba para fazer suas compras. 

Basta acessar normalmente o site da empresa parceira e, no momento de finalizar, você será informado do cashback. Só não se esqueça de ativar o cashback!

Como solicitar cartão de crédito Mooba

O Banco Pan e o plugin Mooba se uniram para lançar o cartão Mooba. Com ele, você consegue até 26% de cashback comprando em lojas parceiras da rede. Dentre diversos outros

Cuidados ao utilizar o cashback

Tenha cuidado para não gastar dinheiro a toa. Foto: PExels / Karolina Grabowska
Tenha cuidado para não gastar dinheiro a toa. Foto: PExels / Karolina Grabowska

Mesmo que os programas de cashback ofereçam um retorno seguro e garantido, você precisa ter alguns cuidados para conseguir economizar dinheiro de fato.

Em primeiro lugar, cuide para estar comprando de acordo com as regras do programa que escolher. Se escolher o Mooba, instale o plugin antes de comprar. Se usar o Méliuz, sempre lembre de acessar o site do programa e comprar por lá.

Em segundo lugar, evite comprar por impulso. Por mais que tenha o retorno de parte do dinheiro, não compre nada que não esteja realmente precisando.

Comprar simplesmente porque tem alguma promoção ou cashback maior não ajuda em nada a manter as contas e o planejamento financeiro em dia. Por isso, tenha atenção para não gastar além do que pode pagar.

Por fim, vale a pena conhecer outros aplicativos para ganhar dinheiro sem sair de casa. Veja a lista que preparei para você e escolha os melhores de acordo com seu estilo.

25 aplicativos para ganhar dinheiro

Confira a lista com 25 aplicativos para ganhar dinheiro rápido. Você pode escrever para sites, criar infoprodutos, abrir uma lojinha virtual e mais um monte de coisas!

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar cartão para negativado

Conheça as opções de cartão para negativado em 2021 e comece esse ano com maior autonomia financeira e facilidades na hora de usar seu dinheiro.

Continue lendo
content

Como se inscrever no Auxílio Brasil, Luz e Gás

O Auxílio Brasil, Luz e Gás é uma excelente alternativa para famílias de baixa renda ter maior qualidade de vida. Veja aqui como se cadastrar.

Continue lendo
content

Conheça a corretora CM Capital

A CM Capital é uma corretora tradicional que possui mais de 500 opções para você investir em renda fixa e variável. Veja mais sobre ela aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

8 cartões que podem ser cadastrados no PayPal

Se você quer saber quais cartões podem ser adicionados no PayPal, é só clicar aqui e ler esse artigo! O PayPal permite diferentes bandeiras de cartão.

Continue lendo
content

O que é CDB e CDI: qual a diferença entre eles?

O que é CDB, CDI e qual a diferença entre eles? Pois esses são tipos de ativos de investimento da renda fixa, e trazem menores riscos. Entenda

Continue lendo
content

Melhor máquina de cartão sem aluguel em 2022

A lista de melhor máquina de cartão sem aluguel conta com opções como: Mercado Pago, SumUp, PagSeguro e outras. Confira todas as opções aqui.

Continue lendo