Educação financeira

Veja como declarar a compra, venda e financiamento de imóveis no IRPF 2022

O prazo de entrega do Imposto de Renda deste ano está chegando ao fim, e muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre o que devem informar à Receita Federal. O comércio de imóveis é uma das informações obrigatórias no documento. Saiba mais sobre como declará-lo a seguir!

Anúncios

Todo imóvel adquirido, financiado ou vendido em 2021 precisa constar na declaração do Imposto de Renda deste ano. Confira como fazer!

Confira como declarar imóvel financiado no IRPF. Fonte: Adobe Stock.
Confira como declarar imóvel financiado no IRPF. Fonte: Adobe Stock.

Qualquer contribuinte que efetuou a compra, venda ou financiamento de um imóvel no ano base da declaração do Imposto de Renda deste ano deve indicar a transação no documento à Receita Federal. Quem ainda não preencheu o informe ou não sabe como fazê-lo, vamos mostrar um passo a passo de como comunicar a transação de compra e venda, e também como declarar imóvel financiado no IRPF.

Lembrando que o prazo para a entrega da declaração de 2022 é no dia 29 de abril, e quem ultrapassar a data limite deve pagar uma multa à Receita. 

Como declarar a compra de um imóvel no IRPF 2022?

Então, se o contribuinte adquiriu um imóvel de qualquer natureza no ano passado, para declará-lo é necessário abrir um novo item na ficha “Bens e Direitos”. No campo de valores, deve-se informar qual valor foi pago pela posse da propriedade até o dia 31 de dezembro de 2021. 

Também é necessário escolher o código conforme o imóvel comprado. Nesse sentido, casas, apartamentos, terrenos, fazendas, entre outros — todos possuem códigos diferentes para facilitar a análise do documento.

Na parte discriminatória, o cidadão deve inserir todas as informações pertinentes ao vendedor da propriedade, como nome completo e número do CPF/CNPJ. Além disso, é preciso informar se a compra foi à vista ou financiada. 

Como declarar imóvel financiado no IRPF 2022?

Já para financiamentos, é preciso informar qual a instituição financeira ou banco que conceceu o financiamento, além de quantas parcelas foram pagas e quantas ainda estão pendentes na discriminação do documento.

Então, no campo “situação em 31 de dezembro de 2021”, o contribuinte precisa informar todos os dados referentes aos pagamentos no ano passado. Como por exemplo, quantia paga pelo imóvel durante o ano, soma da entrada com o valor das parcelas e qualquer outro valor excedente. 

Caso o financiamento venha de anos anteriores, deve-se somar o montante declarado em 2020 com os pagamentos efetuados em 2021. 

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Como declarar imóvel vendido no IRPF 2022?

Por fim, quem vendeu uma propriedade no ano passado precisa preencher o GCAP (Programa de Ganhos de Capital) na plataforma da Receita Federal para só então declarar a alienação do bem no IRPF. Isso porque o GCAP efetua o cálculo sobre o imposto adquirido com o lucro na venda de um imóvel.

Através do próprio aplicativo pode-se fazer a importação dos dados para a declaração do Imposto. Ao finalizar esse processo, os valores serão incluídos de maneira automática na seção “Rendimentos Sujeitos à Tributação Definitiva”. 

No entanto, se o contribuinte efetuou uma venda isenta de contribuição, o montante deve aparecer em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Para preencher o documento corretamente, é necessário retirar a propriedade da seção “Bens e Direitos”. 

Na discriminação do documento, o cidadão precisa informar a venda do imóvel, além de apresentar o nome, CPF/CNPJ e quantia paga pelo comprador. 

E, se você tem um veículo financiado e não sabe como declará-lo no IRPF 2022, confira o conteúdo recomendado abaixo e veja como fazer. 

Veja como fazer o IR de seus investimentos.

Veja como declarar veículo financiado no IRPF 2022

Tire suas dúvidas sobre como declarar seu veículo financiado no Imposto de Renda deste ano.

Ofertas recomendadas

Cartão de crédito

Conta + cartão Next

Visa

Cartão sem anuidade e transações ilimitadas

Conta pré-aprovada

Empréstimo

Empréstimo SuperSim

Juros baixos

Empréstimo de R$ 2.500,00

Com garantia de celular

Cartão de crédito

Conta + cartão Santander SX

Visa

Cartão sem anuidade com limite mínimo de R$ 250

Conta pré-aprovada

Em Alta

content

Cartão Mastercard: confira as principais opções

Conheça aqui o cartão Mastercard e os seus principais tipos que oferecem diversos benefícios às suas finanças, como segurança e descontos.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Vivo Itaucard Cashback Platinum Visa: como funciona

O Vivo Itaucard Cashback Platinum Visa, além de cashback oferece descontos e parcelamentos especiais na Vivo. Saiba mais sobre ele aqui!

Continue lendo
content

Empréstimo Consignado BMG ou C6 Consig: qual o melhor?

Está pensando em contratar um empréstimo e não sabe qual escolher? Confira no post de hoje a comparação entre o empréstimo BMG consignado e o C6 Consig

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Comparação do cartão Superdigital a outras opções de forma detalhada

O Superdigital é isento de anuidade e possui boas vantagens, veja a comparação detalhada entre ele e outros similares: Santander SX e Nubank.

Continue lendo
content

O que é o cartão de crédito Méliuz Mastercard?

O cartão da Méliuz Mastercard te permite ganhar cashback em dobro utilizando a Ame também! Confira mais informações sobre ele aqui!

Continue lendo
content

6 cartões Visa em Portugal em 2022

Conheça 6 opções de cartões Visa em Portugal, suas principais características e dicas incríveis para escolher o melhor para você, confira!

Continue lendo