Auxílio Governo

Todos os benefícios que os brasileiros têm direito

Se você quer saber mais sobre os benefícios a que os brasileiros têm direito e quais são as suas características, você está no lugar certo. Ao conhecer para qual público cada um deles é destinado, ficará mais fácil recorrer a ajuda quando precisar. Para saber mais sobre cada um destes programas, é só continuar com a gente ao longo do post!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 09/06/2022

Conheça os benefícios sociais que todo brasileiro têm direito em 2022

Antes de mais nada, conheça quais são os benefícios que os brasileiros têm direito aqui. Imagem: Freepik
Antes de mais nada, conheça quais são os benefícios que os brasileiros têm direito aqui. Imagem: Freepik

A vida tem muitos altos e baixos ao longo do tempo. Com isso, muitas vezes precisamos contar com recursos e ajuda para manter a nossa casa, alimentação e outras necessidades básicas que não podem ser ignoradas. Mas afinal, você sabe quais são os benefícios que os brasileiros têm direito?

É isso mesmo, o Governo Federal tem uma série de benefícios que todo brasileiro deve conhecer e saber quais são os requisitos. 

Como se inscrever no programa CadÚnico

Com o programa CadÚnico, ter acesso aos benefícios do governo é mais fácil. Veja aqui como fazer sua inscrição.

Dessa forma, caso um dia precisem ou conheçam alguém que também esteja em vulnerabilidade social, poderá escolher qual é o programa mais indicado.

Está interessado em saber um pouco mais sobre cada um desses programas que os brasileiros têm direito, suas características e quem pode recebê-los? Então, vem com a gente!

Banner de Auxílio Brasil.

Conheça o benefício Auxílio Brasil, Luz e Gás

Afinal de contas, você sabe quais são os benefícios governamentais que você pode ter direito? Te apresentamos aqui o Auxílio Brasil, Luz e Gás. Confira!

Anúncios

Todos os benefícios que os brasileiros têm direito em 2022

Lista dos benefícios que os brasileiros têm direito em 2022. Imagem: Freepik
Lista dos benefícios que os brasileiros têm direito em 2022. Imagem: Freepik

O Governo Federal disponibiliza uma série de benefícios aos brasileiros. Contudo, muitas pessoas não sabem da existência dos programas, sendo que poderiam estar aproveitando os valores e tendo uma vida mais tranquila. Quer saber quais são esses benefícios que o brasileiro têm direito em 2022? Continue lendo o post!

Auxílio Brasil

Inicialmente, o auxílio Brasil é um auxílio do governo brasileiro que integra em apenas um valor. Esse auxílio conta com assistência social, educação, emprego, renda e saúde. É destinado às famílias em pobreza a situação de extrema pobreza. 

Além disso, o Auxílio Brasil garante todos os meses uma cesta básica a cada família, para que superem a vulnerabilidade social com maior conforto. O pagamento é feito pelo Ministério da Cidadania, que envia os recursos para pagamento todos os meses.

Como se inscrever no auxílio Brasil

O auxílio Brasil é um dos principais benefícios voltados para as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país. Veja como realizar sua inscrição aqui.

Anúncios

Tarifa Social de Energia Elétrica

Este benefício não é muito conhecido, mas existe para ajudar as famílias ao redor do país, principalmente as que estão em vulnerabilidade social. A Tarifa Social de Energia Elétrica foi criada para as famílias de baixa renda a reduzirem o valor de pagamento da sua conta de luz em até 65%. Famílias indígenas e quilombolas podem obter a isenção dos valores.

Para conseguir o benefício, as famílias devem estar regularizadas e inscritas no Cadastro Único e no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), e com isso, gerar o seu NIS (número de identificação social), com renda familiar mensal menor ou igual a um salário mínimo. 

Ou ainda, famílias que tenham idosos ou deficientes que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social) também podem se candidatar ao benefício.

Como se inscrever no auxílio Tarifa Social de Água

Faça a sua inscrição no Tarifa Social de Água e obtenha desconto de até 65% no valor da sua conta de água. Veja aqui como se inscrever!

Vale-Gás

O benefício Vale Gás é destinado às famílias inscritas no CadÚnico (cadastro único) dos programas sociais do Governo. O foco desse benefício são as famílias que possuem renda mensal per igual ou menor a um salário mínimo.

Famílias com pessoas que estejam cadastradas nos benefícios BPC (Benefício de Prestação Continuada) e mulheres que estão sob medidas protetivas, vítimas de violência doméstica, também podem pedir este benefício junto ao governo.

Mão segurando botijão de gás.

Como se inscrever no Auxílio Gás

Saiba aqui como realizar a inscrição para receber o benefício do governo Auxílio Gás através do seu cadastro no CadÚnico.

Benefício de Composição Gestante (BCG)

O BCG (Benefício de Composição Gestante) é um benefício concedido às gestantes de R$65,00 adicionais a outros benefícios que possam estar recebendo, com a duração de nove meses. O Governo Federal tem como objetivo integrar este pagamento às pessoas que já fazem parte do Auxílio Brasil.

Em contrapartida, nesse benefício, não há limite de repasses para a mesma família. Logo, se houverem duas mulheres grávidas, as duas poderão receber o auxílio. O Ministério da Cidadania deixa claro que, se em um período de 12 meses após a última gestação, a requerente fique grávida novamente, a mesma poderá receber o benefício novamente.

Auxílio Creche

O Auxílio Creche é um direito trabalhista previsto em lei, que é direito de todas as mães de bebês com até 6 meses de vida, de ter um local para deixar os seus filhos enquanto trabalham. Caso a empresa não disponibilize um espaço para cuidar do seu filho na própria sede, deverá pagar para que a funcionária contrate uma creche perto do local de trabalho.

O valor a ser pago não pode ser descontado do salário ou benefícios da trabalhadora. Não é considerado um benefício, e não pode ser adiantado ou atrasado, pois é considerado um direito trabalhista.

Auxílio Maternidade

Por fim, saiba mais sobre o benefício Auxílio Maternidade aqui. Imagem: Freepik
Por fim, saiba mais sobre o benefício Auxílio Maternidade aqui. Imagem: Freepik

O Auxílio Maternidade é um benefício do Governo Federal repassado para a mãe que precisa se afastar do trabalho no nascimento do bebê, em caso de adoção recente, aborto não criminoso, ou guarda judicial para participar das ações de crianças não adotantes. Esse benefício abrange dois tipos diferentes, o salário maternidade e a licença maternidade.

Apesar de ser direcionado às mulheres gestantes ou adotantes, o Auxílio Maternidade também pode ser solicitado por homens em caso de adoção homoafetiva ou falecimento da mãe do bebê.

O principal objetivo do benefício é trazer mais seguranças às trabalhadoras. Assim, podem exercer a maternidade com menos preocupações, principalmente sobre as questões financeiras, e possam aproveitar os primeiros meses após a chegada do bebê. Além disso, ajudará na subsistência da família e na compra de produtos para o cuidado da criança.

Todos os benefícios citados são direitos dos brasileiros. É só verificar os requisitos, verificar se você ou sua família se encaixam e procurar as formas de fazer a solicitação!

Por fim, agora que você já sabe quais são os benefícios que os brasileiros têm direito, conta pra gente: quais benefícios dessa lista você já conhecia? E mais, quais deles você vai se inscrever? Ademais, esperamos que nosso conteúdo tenha conseguido te explicar tudo que você precisa saber do assunto.

Portanto, se você ainda quer obter mais informações a respeito dos benefícios do governo, não deixe de ficar por aqui e conferir o artigo recomendado que separamos para você logo abaixo. Então, te esperamos por lá!

Figura feita de papel de mãe, pai e dois filhos.

Como fazer consulta de situação de benefício

Consultar o seu benefício é simples e rápido, podendo ser feito via telefone, internet ou presencialmente. Saiba mais aqui.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como abrir conta Itaú

A abertura da conta Itaú é online e sem burocracias. Quer ver só? Confira aqui o passo a passo do processo e veja como é fácil se tornar correntista.

Continue lendo
content

Projeto de Lei aprovado pelo Senado assegura o custeio da perícia do INSS pelo Poder Executivo

Com a aprovação do Projeto de Lei do senador Sérgio Petecão, o executivo deve custear a perícia do INSS até o fim de 2024. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Itaú Samsung: como funciona

O Banco Itaú em parceria com a Samsung criou o Itaú Samsung. Com ele dá para fazer pagamentos, bem como ter descontos e vantagens incríveis. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Financiamento Itaú Construshop ou Financiamento Caixa Construcard: qual o melhor?

Conheça tudo sobre o financiamento Itaú Construshop ou financiamento Caixa Construcard e escolha um deles para viabilizar sua obra!

Continue lendo
content

Dinheiro de volta no app MagaluPay: como funciona

Conheça a conta digital MagaluPay totalmente gratuita e descubra suas vantagens, como o cashback, por exemplo. Veja mais detalhes aqui!

Continue lendo
content

Qual cartão de crédito tem maior limite?

Você sabe qual cartão de crédito tem maior limite? Não? Então, confira a nossa lista com opções incríveis e transforme a sua vida financeira!

Continue lendo