Auxílio Governo

Beneficiários ou ex-beneficiários do BCP tem direito ao Auxílio Inclusão

O Benefício de Prestação Continuada atende a idosos e pessoas com deficiência. Caso você faça parte do programa ou já tenha feito nos últimos 5 anos, seu retorno para o mercado de trabalho pode resultar no Auxílio Inclusão. Entenda como funciona.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 08/02/2022

O auxílio tem valor de meio salário mínimo e tem o objetivo de incentivar o retorno de deficientes ao mercado de trabalho.

Entenda sobre o Auxílio-Inclusão e veja como pedir. Fonte: Pixabay.
Entenda sobre o Auxílio-Inclusão e veja como pedir. Fonte: Pixabay.

Se você é ou já foi beneficiário do BCP, então pode ser que você tenha direito ao Auxílio Inclusão fornecido pelo Governo Federal. Então, a ideia do auxílio é, na verdade, incentivar que pessoas com deficiência voltem a ser ativos no mercado de trabalho. Dessa forma, essas pessoas poderão ter maior autonomia de modo a exercer uma cidadania mais plena. Entenda melhor a seguir.

Mas, afinal, o que é BCP? Pois bem, a assistência chamada de Benefício de Prestação Continuada está previsto em lei e garante um valor pago a idosos com mis de 65 anos ou deficientes que comprovem renda baixa. Nesse sentido, o cálculo é feito somando os salários de todos os moradores da casa e dividindo pelo número de residentes. Caso esse valor seja menor que um quarto do salário mínimo vigente, você terá direito de receber o BCP.

No entanto, caso você seja um beneficiário ou ex-beneficiário e conseguir um emprego, você ainda terá direito ao Auxílio Inclusão. O objetivo é incentivar algumas dessas pessoas a voltarem ao mercado de trabalho, tornando-se mais autônomas e independentes. Assim, é importante ficar de olho nas regras para participar do programa.

Conheça o benefício Auxílio Mãe Solteira

Você também pode ter disponível o Auxílio Mãe Solteira, confira os pré-requisitos para pedir o benefício.

Então, se você fez ou faz parte do BCP nos últimos cinco anos, iniciar uma atividade remunerada, mas de até dois salários mínimos e ainda tem uma renda familiar menor que um quarto do salário mínimo vigente, você tem direito a receber o Auxílio Inclusão. Ademais, é importante também que você mantenha seu cadastro único atualizado para não ter seu auxílio negado.

Portanto, você pode solicitar seu benefício através do Instituto Nacional de Seguro Social, ou INSS, caso cumpra todos os pré-requisitos acima e esteja com seu CPF em situação regular. Para isso, você pode acessar seu aplicativo do Meu INSS e fazer toda o processo de solicitação online. Ou ainda, você também pode ligar para o número 135 para solicitar o Auxílio Inclusão pelo telefone.

Então, caso deseje realizar o pedido do benefício pelo app, o processo é bastante simples. Primeiramente, o aplicativo está disponível na sua loja Google Play ou App Store, e você pode baixa-lo gratuitamente. Em seguida, acesse o Meu INSS e faça login, depois clique na opção “Novo Pedido”. Dessa forma, você deverá pesquisar pelo nome do benefício no campo de pesquisa. Quando ele aparecer, selecione. Assim que as instruções aparecerem na tela, leia atentamente e preencha com os dados solicitados. Por fim, clique em “Avançar”. Vale lembrar que o INSS tem até 30 dias para responder a sua solicitação, e você pode continuar acompanhando todo o processo através do seu app.

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como cancelar conta Bradesco?

Está insatisfeito com sua conta no banco Bradesco e quer cancelar, mas não sabe como? Continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Buscador Online Negativado Caixa

Empréstimo Negativado Caixa pode ser uma boa opção para quem tem restrições no CPF mas precisa de crédito pessoal. Clique e saiba mais!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Sleep Experts

Para os clientes da rede, o cartão Sleep Experts possui condições especiais para compras. Saiba aqui como solicitá-lo de forma rápida.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Nubank ou Next: Qual banco digital escolher?

Com tanto banco digital surgindo por aí, fica difícil escolher o seu cartão de crédito, não é? Confira nosso comparativo Nubank ou Next para facilitar.

Continue lendo
content

Quais os benefícios assistenciais proporcionados pela inscrição no CadÚnico?

A inscrição no CadÚnico proporciona muito mais do que o direito ao Auxílio Brasil. Veja a seguir quais os benefícios ligados ao programa.

Continue lendo
content

Conheça cinco filmes tristes na Netflix para começar o ano de alma lavada

Conheça as nossas sugestões de filmes tristes na Netflix que vão te despertar fortes emoções nesse começo de 2022!

Continue lendo