Finanças

Abertura do Imposto de Renda 2022, veja as praticidades

Ainda que a Receita Federal precise atualizar com urgência a tabela do Imposto de Renda, ela inovou e muito os métodos de declaração. Então, certifique-se de que já separou os documentos necessário e evite entrar na malha fina!

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 24/02/2022

Embora a tabela do Imposto de Renda esteja totalmente defasada, a Receita Federal inova todos os anos, tornando cada vez mais fácil o processo de declaração.

Confira quando abre o IR 2022. Fonte: Pexels.
Confira quando abre o IR 2022. Fonte: Pexels.

Pois bem, a abertura do Imposto de Renda 2022 deve acontecer dia 1 de março e durar até o dia 30 de abril. Com tantos documentos e processos solicitados pela Receita Federal, o ideal é que você já esteja se preparando, juntando toda a documentação para evitar pendências na hora da declaração. Aliás, fazendo a declaração o quanto antes, você poderá ter sua restituição, se houver, logo nos primeiros lotes. Entenda.

Dentro de poucos dias deverá ocorrer a abertura do Imposto de Renda 2022. No entanto, já são 7 anos esperando que a tabela do Imposto de Renda seja de fato atualizada. Enquanto isso não acontece, os brasileiros são penalizados com mais impostos, pagando cada vez mais caro devido a uma defasagem que já chega a 134,52%. Entretanto, o Ministério da Economia segue na tentativa de atualizar e corrigir a tabela de modo que as correções entrem em vigor ainda esse ano.

A ideia é, na verdade, trabalhar através de uma Medida Provisória, já que entra em vigor imediatamente e deve ter um prazo de 120 para ter a aprovação no Congresso. No entanto, o Senado continua trabalhando para realizar uma reforma muito mais completa na tabela de Imposto de Renda, que há muito precisa ser totalmente atualizada.

Confira os principais documentos para declarar IR

Fique atento e comece a separar os documentos para declaração do IR em 2022. Confira a lista do que precisa!

Entretanto, não se pode negar que todos os anos a Receita Federal traz inovações interessantes a declaração de IR. Dessa forma, ela tenta facilitar o acesso e procedimento como um todo, simplificando cada vez mais o processo. Atualmente, com a abertura do Imposto de Renda 2022 você já poderá utilizar te aparelhos eletrônicos como tablets e celulares para fazer a sua declaração via aplicativo.

Além disso, a Receita Federal também inovou ao fazer a declarações pré-preenchidas. Assim, os declarantes usuários do aplicativo Certificado Digital já têm a maioria dos dados reunidos em um só lugar, e todos podem ser repassados facilmente para a Receita. Aliás, essa é uma fonte totalmente segura, e dificilmente deverá gerar alguma pendência.

Portanto, esteja preparado para a abertura do Imposto de Renda 2022 e comece a organizar a documentação o quanto assim. Desse modo você evitará irregularidades e cair na malha fina. Faça valer das funcionalidades e praticidades da tecnologia e seja um dos primeiros a receber a restituição.

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Superdigital ou Next: qual o cartão para você?

Superdigital ou Next? Pois essas são duas opções ótimas para quem busca conta digital e facilidades. Então, entenda mais sobre cada um aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar empréstimo online Cooperforte

Você conhece o empréstimo online Cooperforte? Ele é exclusivo para associados a cooperativa de crédito. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

Conheça a conta corrente BB

A conta corrente do BB é a mesma tanto para quem prefere acessar os serviços online quanto para quem gosta das agencias. Conheça mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão Olé consignado

Descubra se você pode solicitar um cartão consignado Olé e conheça todas as características gerais, vantagens e especificações no texto a seguir.

Continue lendo
content

Cartão Visa Gold ou Cartão Visa Signature: qual o melhor?

Conheça o cartão Visa Gold ou cartão Visa Signature e aproveite seus benefícios, como cobertura internacional e saques em moeda nacional.

Continue lendo
content

Cartão Mastercard Standard ou Cartão Visa Gold: qual o melhor?

Conheça o cartão Mastercard Standard ou cartão Visa Gold e se surpreenda com os benefícios, bem como com as principais diferenças.

Continue lendo